Comunidade católica vive  momento histórico em Foz 


- Por: Redação 2

Comunidade católica vive  momento histórico em Foz 
São João Batista, padroeiro de Foz, foi colocado na torre principal da igreja. Foram entronizadas ainda Nossa Senhora da Aparecida e Nossa Senhora de Caacupé.   

A comunidade católica como um todo, em especial os fiéis que vivenciam sua fé na primeira igreja de Foz do Iguaçu a São João 6, viveu neste domingo, um momento histórico. O pároco Carlos Humberto, carinhosamente chamado de padre Carlão, fez a cerimônia de entronização de três santos, após a primeira santa missa dominical, das 8 horas.
São João Batista, padroeiro de Foz e que dá nome à atual paróquia, foi colocado na torre principal da igreja. Já a imagem de Nossa Senhora da Aparecida está para Nossa Senhora da Foz do Iguaçu, enquanto Nossa Senhora da Aparecida, padro do Paraguai, está de frente para o país vizinho. 
Para a entronização das imagens (colocação), o padre contorno com a ajuda da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. As imagens foram compradas com doações da própria comunidade católica. Desde que padre Carlão retornou à cidade para administrar a matriz, há quase cinco meses, depois de um longo tempo - lembrando que o pároco iniciou sua carreira religiosa em Foz -, ele vem fazendo uma revolução na forma de evangelizar e cuidar da igreja.
Para uma colocação das imagens na parte superior e na matriz, os militares e em frente a todos os protocolos, como o uso de luvas especiais. Como o espaço era bastante estreito, tudo era médio antes, que as imagens eram passadas lateralmente por uma pequena porta, sem riscos.
A procissão da saída das imagens a parte superior da igreja foi acompanhada por muitas aplausos, músicas em homenagem a cada santo, alegria e emoção. Na sequência, os verdadeiros foram para a frente da estrutura reverenciar o ato, tão importante para a igreja.
Padre Carlão lembrado, durante a pandemia da missa, ou quanto à pandemia, que caminha para uma doença endêmica querida, tem atrapalhando a vida das pessoas, com muito sofrimento causado pela perda de pessoas, amigos e familiares.
Para o próximo, é hora de seguir em frente, enfrentar a covid-19 com fé, empatia e disposição de cuidar sempre dos mais necessitados e, acima de tudo, lembrar de viver com alegria, como Jesus nos ensinou na sua forma de evangelizar. "A tristeza nos coloca para baixo. É preciso coragem".

A PRIMEIRA
A igreja São João Batista é o primeiro templo católico erguido no município. Localizada numa área privilegiada, na parte central elevada da cidade, é bastante frequente por moradores e turistas. 
Entusiasta e conhecido como construtor pelo seu perfil de empreendedor, padre Carlão de também como sua grande missão restaurar a igreja paroquial. "Uma força-tarefa que vai precisar de muitas mãos", afirma o padre. Algumas pessoas já estão trabalhando na proposta e logo se anunciam como novidades sobre o tema.


Da redação com assessoria

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas