Complexo Turístico Itaipu apresenta projeto para tornar passeios 100% inclusivos


- Por: Redação 1

Complexo Turístico Itaipu apresenta projeto para tornar passeios 100% inclusivos
Mudanças visam transformar Itaipu em referência em turismo acessível

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai tornar todos os passeios à usina binacional mais acessíveis e inclusivos, com a adoção de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal para receber pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. As ações contemplam deficiências de natureza física ou sensorial (visão e audição).
O projeto e o cronograma de intervenções foram apresentados no final de janeiro à área de Comunicação Social de Itaipu, gestora do contrato junto ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI-Brasil). A implantação será gradativa, até 2024, com investimento estimado em R$ 406 mil.
Entre as mudanças, está a adoção de um intérprete virtual de libras, a língua brasileira dos sinais, na página do turismo de Itaipu na internet – conforme prevê a lei 13.146/2015. O sistema poderá ter acessado por dispositivo móvel ou desktop e dará maior autonomia a deficientes auditivos (alfabetizados apenas em libras) para obter informações e comprar passeios no site.
Outra novidade será a implantação de audioguias descritivos para deficientes visuais, com detalhamento de toda a visita, incluindo o filme institucional (que também terá intérprete de libras, além de legendas em português e espanhol). O aplicativo do audioguia está em desenvolvimento pela equipe do PTI e poderá ser baixado no smartphone pelos visitantes.
O PTI também pretende espalhar em áreas de grande circulação de visitantes mapas táteis (para deficientes visuais) e totens com vídeos em libras, contendo informações sobre compra de ingresso, procedimento de segurança, embarque, dados de produção de energia e até curiosidades sobre a história da usina.

Imprensa de Itaipu /  Foto: SkyTakes/Árvore Filmes.

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas