Como combater as ondas de calor da menopausa


- Por: Redação 2

Como combater as ondas de calor da menopausa
(Foto: Imagem: iStock)

As ondas de calor são um dos sintomas mais comuns da menopausa, que surgem devido à grande alteração hormonal que está acontecendo no corpo da mulher. Esses episódios, podem surgir alguns meses antes de entrar realmente na menopausa e se manifestar repentinamente em vários momentos do dia, variando de intensidade, de acordo com cada mulher.
Para selecionar o melhor tratamento, a mulher deve consultar o seu ginecologista e, junto discutir as várias opções disponíveis, que podem variar desde o uso de remédios, até reposição hormonal ou opções mais naturais, como suplementos, alimentação ou chás, por exemplo.

Opções naturais
Além dos remédios e da terapia de reposição hormonal, existem ainda várias alternativas que ajudam a reduzir a frequência das ondas de calor e que podem, até, eliminar completamente o calor da menopausa, especialmente nos casos mais leves.
Dentro das alternativas naturais, é possível identificar algumas mudanças de hábitos de vida que podem ajudar, assim como alterações na dieta e, ainda, alguns remédios caseiros que podem ser usados durante o dia a dia:
Cuidados gerais para diminuir o calor da menopausa
•    Usar roupas leves e de algodão, para evitar o aumento da temperatura corporal;
•    Beber cerca de 2 litros de água por dia, para manter o corpo bem hidratado;
•    Evitar locais fechados e muito quentes, ou dar preferência para locais com ar condicionado;
•    Participar em atividades relaxantes, como ioga ou meditação, pois diminuem a ansiedade, reduzindo as chances de ter ondas de calor;
•    Tomar uma bebida refrescante, como água de coco ou uma limonada gelada, quando uma onda de calor estiver chegando;
•    Evitar fumar ou beber bebidas alcoólicas, pois podem estimular o surgimento do calor.


Drª. Sheila Sedicias Ginecologista 
 Fonte: Tuasaude.com

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas