Começam os preparativos para o Dia de Finados em Foz do Iguaçu


- Por: Reciel Rocha

Começam os preparativos para o Dia de Finados em Foz do Iguaçu

Faltando 25 dias, já começaram os preparativos dos cemitérios para as celebrações de Dia de Finados (2 de novembro) em Foz do Iguaçu. A Camis Assessoria e Serviços Funerários, empresa responsável pela administração das estruturas, já definiu algumas datas importantes para quem deseja dar uma atenção especial a um ente querido que já partiu. A limpeza de túmulos está prevista até o dia 20 de outubro.
O Dia dos Finados é parte de uma celebração de três dias, que inclui o Dia de Todos os Santos (1º de novembro), a Noite de Todos os Santos (All Hallow Eve celebrada no dia 31 de outubro também conhecida como Halloween) e o Dia dos Finados, dedicado à lembrança dos mortos. As três datas de celebração são conhecidas como um tridum, ou uma celebração que dura por um período de três dias. 
De acordo com o Felipe de Souza Santos, gerente operacional da Camis, a partir do dia 20 (domingo), a empresa irá executar algumas benfeitoria nos cemitérios de Foz do Iguaçu. Este trabalho, ainda segundo ele, não terá custo aos familiares dos mortos. "Pinturas e a manutenção da capela ou jazigo não terá custo", disse.
"Entretanto, pedimos aos usuários que destinem corretamente os resíduos", alertou Felipe Santos. De acordo com ele, é preciso muito cuidado onde forem depositados materiais como latas de tintas, panos, esfregões, entre outros. 
"Esta preocupação é um dos motivos de determinarmos data limite para limpeza", ressaltou. Apesar do prazo para executar reformas nos túmulos, a limpeza dos mesmos será permitida até na tarde do dia 1º de novembro.

Ronildo Pimentel
Foto: Roger Meireles 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas