Com o uso de gases e fungos, vegetais avisam que estão doentes ou a chegada de predadores


- Por: Redação 1

Com o uso de gases e fungos, vegetais avisam que estão doentes ou a chegada de predadores
Uma série de pesquisas botânicas encerradas no início da década revelou que plantas emitem gases no ar para enviar mensagens para outros exemplares de sua espécie e até de outras

Além de se comunicarem pelo ar, plantas utilizam teias de fios de fungos (chamadas micélio) para se comunicar através da terra. É como uma rede neural vegetal, uma espécie de internet utilizada pelas plantas. Além de avisarem sobre predadores, as redes neurais também avisam sobre o próprio estado de saúde.

Plantas podem avisar sobre propriedades ruins na terra, o que faz a vizinha dela acionar medidas químicas antidoença.
Uma pesquisa chinesa de 2010 colocou dois tomates lado a lado e deixou crescer uma rede de micélios entre eles. Logo após, deixou um dos pés de tomate doente propositalmente e logo depois comprovou como a segunda planta tomou uma série de precauções para se curar.

Existem outras técnicas que as plantas utilizam para evitar serem devoradas por predadores. Ao serem atacadas por lagartas, um pé de milho lança uma série de gases no ar que não servem para repelir a lagarta, mas para atrair insetos que a devoram.
Segundo botânicos da Universidade de Utah, "diversas outras plantas" utilizam técnicas similares para se comunicar. De fato, apesar das descobertas recentes, os cientistas concordam que ainda existe muita coisa para descobrir sobre comunicação entre elas.

Fonte: paisagismobrasil.com.br
Imagem:  http://timewheel.net/

 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas