Codefoz enfocou retomada econômica, avalia Felipe Gonzalez, em balanço da gestão


- Por: Redação 1

Codefoz enfocou retomada econômica, avalia Felipe Gonzalez, em balanço da gestão
Felipe Gonzalez um balanço da sua gestão, exercida no período de março de 2021 a junho de 2022

Ações que contribuíram para a retomada econômica de Foz do Iguaçu, no contexto pandêmico, foram o foco do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), analisa Felipe Gonzalez. O empresário apresentou à plenária do órgão um balanço da sua gestão, exercida no período de março de 2021 a junho de 2022. 
Primeiro representante do setor do turismo a presidir o conselho, que é formado por 37 representantes de instituições públicas e privadas, Felipe Gonzalez passou a condução da mesa diretora a Fernando Castro Alves, que foi eleito nesta semana. A nova diretoria inclui o almirante Luiz Carlos Faria Vieira, vice-presidente, e Carlos Silva, secretário. 
O esforço pela retomada contemplou um olhar integrado sobre os principais indutores econômicos da cidade, como turismo, comércio, logística, indústria e demais ramos dos serviços. Mas, na avaliação de Felipe, foi imprescindível a condução do Codefoz por integrante do segmento turístico, um dos setores mais afetados pela crise sanitária.
“Trouxemos para debate, no conselho, discussões sobre a reabertura dos serviços na pandemia, a campanha de promoção turística custeada pela Itaipu Binacional, o novo Natal – que também pretendeu atrair visitantes – e o reforço da malha de voos”, elencou. “O Codefoz ter sido presidido por representante do turismo fez toda a diferença”, refletiu Felipe Gonzalez.
“Concluímos nossa tarefa na mesa diretora e, agora, continuaremos apoiando o Codefoz em seu Conselho Consultivo e com os ex-presidentes”, reforçou. “Trabalharemos fortemente no marketing, promoção e captação de eventos para o destino iguaçuense, o que será facilitado pela minha presidência do Visit Iguassu”, concluiu Gonzalez. 

Foz do Iguaçu cada vez maior
Na análise da sua gestão à frente do Codefoz, que teve início com a eleição ainda sob sérias restrições sanitárias, o desafio foi manter na pauta para deliberação os grandes temas e ações prioritárias. “Buscamos contribuir para que a cidade seja cada vez mais turística e, consequentemente, mais desenvolvida para seus moradores”, pontuou.  
Nessa frente, segundo Felipe Gonzalez, o Codefoz exerceu a coordenação estratégica do programa Acelera Foz, que reúne instituições como Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e organizações da sociedade civil.  Essa ação, por exemplo, concentra as obras estruturantes, entre elas a segunda ponte Brasil–Paraguai e a duplicação da Rodovia das Cataratas, bem como programas de crédito. 
“Coube a nós a coordenação dessa importante ação. Assim, medidas relacionadas à execução de obras, como a Perimetral Leste, tiveram deliberações no Codefoz”, enumerou. “E a visão integral da cidade nos levou a ampliar o escopo do Acelera Foz, incluindo iniciativas empresariais que pretendem transformar a Avenida Brasil e o Porto Meira”, sublinhou. 

Principais pautas debatidas no Codefoz na gestão 2021–2022:
- Coordenação estratégica do Acelera Foz. 
- Apreciação da Campanha Vem Pra Foz, custeada e executada pela Itaipu Binacional. 
- Demanda para o fortalecimento da malha aérea de Foz do Iguaçu, com dirigentes da CCR Aeroportos. 
- Pautas da cidade no Congresso Nacional, durante reunião com o deputado federal Nelsi Coguetto Maria – “Vermelho” (com ênfase no desenvolvimento do turismo e da logística, além da construção de arena multiuso). 
- Perimetral Leste: discussão sobre melhorias e ajustes no projeto, apresentados pela Itaipu Binacional, DNIT e DER-PR.
- Mobilização das cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco em defesa do nome de Ponte da Integração Brasil–Paraguai. 
- Discussão e encaminhamentos para a implantação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu.
- Apoio a ações de inovação com editais e iniciativas mantidas pelo Parque Tecnológico Itaipu. 
- Natal de Luzes de Foz do Iguaçu, com detalhamento do projeto para 2021, prevendo atender a comunidade e atrair visitantes. 
- Eleição das mesas diretoras da Câmara Técnica de Saúde e da Câmara Técnica de Segurança Pública. 
- Criação do Fórum Multidisciplinar Permanente de Estudos e Orientação em Saúde do Codefoz. 

AI Codefpz

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas