Cobertura vacinal de menores de 1 ano fecha 2019 com superação de metas


- Por: Reciel Rocha

Cobertura vacinal de menores de 1 ano fecha 2019 com superação de metas
Secretaria Municipal de Saúde alcançou as  metas de cobertura das principais vacinas no calendário da primeira infância (zero a 01 ano) em 2019

As metas de cobertura das principais vacinas no calendário da primeira infância (zero a 01 ano) foram alcançadas em 2019. A notícia foi dada pelo secretário de Saúde, Nilton Bobato, esta semana após divulgação do balanço anual realizado pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde. 
O alcance dos números foi possível devido a investimentos realizados ainda em 2018, quando as salas de vacinação nas unidades de saúde, foram equipadas com novos aparelhos, incluindo geladeiras especiais com controle autônomo de temperatura, dentre outras melhorias estruturais. “A contratação de novos servidores para atuarem nas salas de vacinas também potencializou nosso atendimento à comunidade” comentou Bobato. 
Vacinas como a BCG, rotavírus, poliomielite, meningocócica C e pneumocócica 10, atingiram mais de 100% de cobertura. A febre amarela ficou com 90% e a pentavalente, com 88%, que mesmo estando abaixo, atingiu a melhor marca de cobertura dos últimos quatro anos. “A exceção ficou a Penta devido a falta de fornecimento da vacina pelo Ministério da Saúde”, explicou. 
Para o secretário, os resultados são reflexos de um trabalho em equipe realizado pela Saúde. “O resultado da cobertura vacinal é mais um do trabalho coletivo da gestão da Saúde e a equipe de servidores, que não mediram esforços para alcançarem as metas, com campanhas em finais de semana e busca ativa”.

AMN / Foto: Divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas