Cirurgia robótica para Câncer de Próstata


- Por: Reciel Rocha

Cirurgia robótica para Câncer de Próstata

A cirurgia pode ser o tratamento de escolha quando o câncer de próstata está localizado e é considerado "clinicamente significativo". A prostatectomia radical também pode fazer parte de um tratamento chamado de "multi-modal", quando o tumor é mais agressivo e geralmente requer a realização de radioterapia e tratamento medicamentoso, além da cirurgia. 
O sistema robótico proporciona ampliação da imagem e uma visão 3D dos campos operatórios, o que permite total controle do procedimento. Desta forma ela pode facilitar a preservação dos vasos sanguíneos e nervos essenciais para as funções do organismo, como o controle da urina e a ereção", explica o médico urologista Dr. Gustavo Cruz. 
Apesar da visível melhora técnica que o robô permite, muitos estudos científicos identificaram que é possível obter resultados de continência e potência sexual semelhantes com a cirurgia convencional (aberta).

Dr. Gustavo Zepka Cruz
Médico Urologista graduado pela Fundação UFRS, Residência médica em cirurgia geral no hospital São Vicente de Paulo/RS e Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Também foi Preceptor da Residência Médica de Urologia do Hospital Central da Aeronáutica. Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e Membro da Sociedade Europeia de Urologia.
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas