“Chefe do contrabando” é preso no Paraguai e entregue à PF em Foz


- Por: Redação 1

“Chefe do contrabando” é preso no Paraguai e entregue à PF em Foz
Pingo foi entregue à Polícia Federal em Foz do Iguaçu sob forte escolta 

O ex-policial militar Fábio Costa, conhecido como “Pingo”, um dos criminosos mais procurados do Brasil, foi expulso do Paraguai nessa quinta-feira (15). Uma operação realizada por autoridades brasileiras e paraguaias transferiu o preso pela Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu. Ele foi entregue à Polícia Federal sob forte escolta. 

Costa era procurado internacionalmente e foi preso no domingo (11) em uma casa de um condomínio de luxo em Salto Del Guairá, no Paraguai. Ele estava escondido em um cômodo do imóvel. Esse quarto fica na área social da residência e o único modo de acesso é por uma escada que fica dentro de uma chaminé.

A prisão foi feita em uma operação de cooperação internacional, que envolveu a Unidade Especializada em Crime Organizado do Ministério Público do Paraguai, a polícia paraguaia e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Segundo o Ministério Público paraguaio, as investigações para a localização de Fábio Costa começaram em 2019. A Justiça Federal do Brasil expediu um mandado de prisão internacional contra ele pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e contrabando.
Segundo a lista dos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, “Pingo” é suspeito de corromper agentes públicos para facilitarem a passagem de cargas de contrabando de cigarro.

Neste esquema, o criminoso foi preso em 2011, pela Polícia Federal, na operação Marco 334, deflagrada para desarticular justamente uma quadrilha de contrabandistas de cigarro.

Pingo é suspeito ainda de ter participado de um ataque à casa de um inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul, em 2017, após a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 14 milhões.

Da Redação com inf do G1/Foto: Jornal Última Hora
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas