Celósia -Planta anual pertencente à família Amaranthaceae

Celósia -Planta anual pertencente à família Amaranthaceae


- Por: Eliane Luiza Schaefer

 Celósia -Planta anual pertencente à família Amaranthaceae

Celósia Plumosa Sortida / Rabo-de-Galo

O porte da planta é de 30 a 60 cm de altura, com um aspecto bastante interessante. Suas inflorescências plumosas e de coloração variada, sendo muito comum nas cores amarela, vermelha e violácea são muito vistosas e coloridas.

Esta é uma planta de grande resistência ao sol, não apresentando problemas quanto a queimaduras em suas folhas e flores, assim sendo, aconselha-se o plantio em local bem ensolarado, para que a planta faça muita fotossíntese e cresça forte.

Não é aconselhável o plantio desta planta em locais muito frios, uma vez que o frio atrapalha sua floração, porem ela dificilmente morre durante os invernos, voltando a florescer no verão.

Prefere solos ricos em matéria orgânica, com boa drenagem. O cultivo se dá preferencialmente a pleno sol.

As regas devem ser frequentes, com intervalos de no máximo 3 dias, conforme o clima. Como é planta de rápido crescimento, a semeadura é feita normalmente na primavera, tendo vista o florescimento durante o verão.

Para realizar o plantio geralmente utiliza-se mudas compradas prontas ou saquinhos de sementes enterradas a poucos centímetros de profundidade. Após você já ter algumas destas plantas, obter novas sementes é bem fácil, uma vez que ela produz várias centenas após cada floração.

Reforce a adubação sempre antes das primaveras e realize podas de limpeza sempre que a planta encontrar-se coberta por flores ou ramos mortos.

Além do uso paisagístico, para compor jardineiras e forrações, é utilizada como flor de corte, devido a durabilidade das flores que, a maneira das perpétuas do gênero Gomphrena, têm atrativo ornamental mesmo após  desfalecerem. O cultivo através de sementes é facílimo, podendo as mesma germinarem ao pé da planta mãe.

Embora seja bastante utilizada como forração, ficam muito bonitas usadas em jardineiras, dando colorido especial principalmente se fixadas em janelas, ou na amparo de sacadas.

 

Fonte: plantasonya.com.br

Imagem: Divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas