Carnaval continua neste sábado com “Meninas Veneno” na Praça da Paz


- Por: Reciel Rocha

Carnaval continua neste sábado com “Meninas Veneno” na Praça da Paz
O tradicional Meninas Veneno se apresenta neste sábado a partir das 17 horas

Aberto ontem (21) à noite (21) na Praça da Paz, o carnaval de Foz do Iguaçu prossegue hoje com o  tradicional bloco “Meninas Veneno” no mesmo local. O concurso Meninas Veneno é parte de uma programação extensa que inclui a realização especial da Feirinha na Praça da Paz. 
Às 17h começa “Carnaval – O baile da década”. Logo em seguida, às 17h30 a apresentação do flash mob com o grupo Young Dance. A partir das 18h, Jeba O Pretto anima a noite dos foliões. ÀS 19h30 apresenta-se a bateria da Mocidade Unida e às 20 horas acontece o Concurso Meninas
Veneno. A organização garante que o programa elaborado pela Fundação Cultural tem atrações para todas as idades e gostos. 
O desfile de homens trajados de mulheres é sucesso na cidade há 40 anos. O bloco começou como uma festa familiar e ganha hoje participantes de toda a região. O tradicional Meninas Veneno começou em 1980 e hoje faz parte do calendário oficial do Município.
“O bloco nasceu dentro da minha casa. Eu, meus dois irmãos e cinco primos. A primeira vez que fomos pra rua fomos chamados de “Bloco dos Bananas”. Um tempo depois, com a música Menina Veneno, do cantor Ritchie (1983), eu decidi batizá-lo com esse nome”, recorda o idealizador do concurso, Álvaro Martins.
 
Carnaval da Saudade
O Carnaval da Saudade contará com o concurso dos blocos, do folião mais animado e o tradicional concurso de fantasia infantil. Os carnavais dos bairros, assim como no centro, serão animados com bandas e artistas locais. “A contratação dos artistas foi realizada com o lançamento de edital por meio de concurso lançado ano passado seguindo todos os ritos”, disse Juca Rodrigues, diretor presidente da Fundação Cultural.
O Carnaval da Saudade será realizado na Rua Marechal Deodoro no Centro de Fo e será promovido nos dias 23 e 25, a partir das 17h30.
Ao longo da rua, grupos de amigos, famílias e turistas se divertem cantando e dançando ao som de tradicionais marchinhas carnavalescas e grandes sucessos das paradas musicais.

Os foliões mirins vestidos de pequena sereia, homem-aranha, unicórnio, entre outras caracterizações, capricham na originalidade para disputar o concurso de fantasias nas categorias infantil e infanto-juvenil. A adesão é tanta que, em 2019, foram mais de 70 crianças inscritas.
Já o Centro de Convivência de Idosos (CCI) recebe a folia no dia 24, mesma data em que a Avenida 7 de Setembro na região do Morumbi. Ainda no dia 24, haverá folia na Praça da Bíblia.

Neste domingo
A visita à feirinha, na manhã de domingo, 23, ganha um atrativo a mais com a Roda de Samba a partir das 9 horas. À tarde, na Marechal Deodoro, o primeiro dia do Carnaval da Saudade inicia às 15 horas, com a participação do DJ Yuri e da Banda Ultravioleta, que segue até as 19 horas. Às 18 horas começam os concursos de fantasias, nas categorias Infantil e infanto-juvenil. A animação da festa até às 22 horas fica por conta da Banda Sabanna. 

Canja
A programação no Carnaval da Saudade inclui mais uma edição da Canja do Galo Inácio, que será servida na terça-feira, a partir das 17h30 com ajuda de voluntários. A vigésima edição da Canja reverterá à renda para a Casa de Proteção Temporária Acolher, que acolhe crianças e adolescentes. 

Da redação
Fotos: Roger Meireles

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas