Capitania Fluvial do Rio Paraná completa 80 anos de atividades


- Por: Redação 1

Capitania Fluvial do Rio Paraná completa 80 anos de atividades
Solenidade marcou os 80 anos da Capitania da Portos do Rio Paraná

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) celebrou na última sexta-feira (20), seu 80º  aniversário de criação. A capitania tem atuado diuturnamente para que o desenvolvimento da região oeste do Paraná ocorra atado à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos rios e lagos e à prevenção da poluição hídrica, por intermédio de uma intensa capacitação de pessoal e buscando sempre a inovação.

Atualmente, a CFRP é responsável pelo Ensino Profissional Marítimo na região, com 2.192 aquaviários registrados; pelo gerenciamento de 15.591 embarcações inscritas e 21.229 Amadores e pela formação de Reservistas Navais.
No que diz respeito ao combate à pandemia de COVID-19, foram empregados todos os recursos necessários, executando-se ações previstas nos protocolos específicos, permitindo que não fossem interrompidas as atividades de atendimento da comunidade, propiciando que as tarefas voltadas à segurança do tráfego aquaviário continuassem a ser executadas.

Segurança
A interação com as demais Forças e Agências ao longo desses anos permitiu, também, a atuação coordenada na repressão aos crimes e delitos transfronteiriços e ambientais, tanto em operações conjuntas, como a Operação Ágata, quanto nas operações interagências específicas, contando para isso com o importante apoio do Exército Brasileiro, por intermédio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada; da Força Aérea Brasileira, por meio do Destacamento de Controle do Tráfego Aéreo de Foz do Iguaçu; Polícia Federal e seu Núcleo de Polícia Náutica; Polícia Rodoviária Federal; Receita Federal; INFRAERO; Polícia Militar do Paraná; o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná; Guarda Municipal de Foz do Iguaçu; e Foztrans.
A Capitania, localizada à Rua Barão do Rio Branco, número 170 no centro de Foz do Iguaçu, conta atualmente com um efetivo de 124 militares. Mais informações sobre as atividades da Capitania podem ser obtidas na página www.marinha.mil.br/cfrp

Da redação
Foto: Abel Andreghetti

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas