Canalização


- Por: Redação 1

Canalização

O DER entrou na Justiça Federal com pedidos de liminar para que as concessionárias de pedágio implantem a canalização do tráfego e reforço de sinalização nas praças nas rodovias do Anel de Integração. A finalidade é evitar que o motorista se envolva em acidentes com outros veículos ou com a própria estrutura da praça de pedágio. 

Cronograma
O DER apresentou um modelo padrão de travessia. Apenas a Econorte, firmou acordo judicial com o Estado e vai prestar o atendimento nas rodovias por mais um ano, concordou com o acordo. “Por tratar-se de grande quantidade de bens que serão incorporados ao patrimônio do Estado, o DER requer um cronograma de recebimento, tendo em vista a necessidade de que eles sejam devidamente vistoriados e recebidos”, argumenta o Estado.

Sem carnaval
O deputado Cobra Repórter (PSD) solicitou ao governador Ratinho Junior e ao secretário Beto Preto (Saúde) o cancelamento do carnaval de 2022. Ele argumenta que o carnaval 2020 foi responsável por ampliar a proliferação do coronavírus no país. “Estamos vivendo um momento muito importante para a manutenção da queda da taxa de mortalidade e de contaminação no Paraná, que não pode ser interrompida”, justificou. 

Paciência
Com o aumento de casos na Europa, Ásia e África, e volta de medidas restritivas/lockdown, se faz necessário uma campanha de conscientização da população. “Peço um pouco mais de paciência, para que continuemos com o distanciamento social, intensificando o uso de máscaras e demais medidas sanitárias até que nossa população esteja totalmente imunizada com três doses", destacou. "Conscientização e responsabilidade são os objetivos do meu requerimento”.

Prende e solta
Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que 68,9% dos policiais têm opinião negativa do judiciário e MP. Para 46,8%, o judiciário costuma atuar “com insensibilidade ou indiferença quanto às dificuldades do trabalho policial, apenas cobrando, mas sem colaborar”. E para 22,1%, o judiciário “atua como uma instância que se opõe ao trabalho policial”. Em relação ao MP, 48% disseram que a instituição atua “com insensibilidade ou indiferença quanto às dificuldades do trabalho policial”. Para 17,7%, o órgão se opõe à atuação policial e outros 23,4% aprovam o trabalho do MP. 

Eu quero ver
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que quer ver o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) "em um carro de som falando com o povo". "Ficou comigo (no Ministério da Justiça) um ano e pouco aí. Só isso e mais nada. Não vou criticar ninguém, não", disse. Moro deve disputar com Bolsonaro o Palácio do Planalto em 2022. 

Paraná inglês
O vice-governador, Darci Piana (PSD), assinou convênio com o governo britânico para implantar o programa UK-Brazil Skills for Prosperity que prevê o ensino de inglês nas escolas públicas do Paraná. O estado junto com Amapá, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.

Foz inglês
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) já adiantou que vai implantar o ensino do inglês a partir do 4º ano do ensino municipal. Depois do inglês, a meta é colocar o espanhol na grade do ensino fundamental.

Sustentabilidade
A diretora-geral da Sedest, Fabiana Campos, afirmou que o Paraná será o primeiro estado a criar um comitê público-privado sobre ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “Empresas de vários segmentos integram o grupo e estão comprometidas com ações voltadas para a promoção da sustentabilidade, como a neutralidade na emissão de carbono, por exemplo”. 

Programas
Fabiana Campos ainda comentou os programas Paraná Mais Verde, que distribui gratuitamente mudas de árvores nativas; Saúde Única, que prevê a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente; a reconstituição do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas; entre outros.

Caravana
O ex-deputado André Vargas (PT) está convocando para caravana que o ex-senador Roberto Requião faz nesta quinta-feira, 25, em Londrina. "Esta mais que na hora de sairmos da zona de conforto e participarmos ativamente da luta política. É importante a nossa presença neste evento de mobilização para as campanhas Lula presidente e Requião governador", diz nas redes sociais. 

Rua XV
"Hoje pudemos vivenciar o magnífico presente de O Boticário para o Natal de Curitiba. A experiência sensorial, com luzes, aromas e cores fez com que transbordasse gratidão e alegria no coração de todos os presentes. Está em nossa Rua XV de Novembro mais esta atração natalina" - do prefeito Rafael Greca (DEM). 

Parceria
O deputado Adelino Ribeiro (Patriotas) evidencia forte parceria com o prefeito Paranhos (PSC) de Cascavel. "No Palácio Iguaçu, ao lado do governador Ratinho Junior, do vice-governador Darci Piana e do prefeito Paranhos, assinamos a ordem de serviço para a construção de 946 novas residências para famílias de baixa renda em Cascavel, com investimento de R$ 162 milhões. O Estado dará ainda um auxílio emergencial de R$ 600 por mês para as famílias que tiveram suas residências atingidas por um incêndio no bairro Esmeralda". 

Precioso
A prefeitura de Mandaguari fez uma boa campanha nas redes sociais para incentivar os homens a fazer o exame de próstata, usando o personagem Gollun do filme Senhor dos Anéis. 

Ciência no Parque
O Parque Nacional do Iguaçu promove hoje e amanhã um webinar  de divulgação científica na redes sociais, facebook e youtube da unidade de conservação. Serão compartilhados resultados e ideias dos projetos realizados no parque. 

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Francisco Vitelli
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas