Campanha de vacinação em Foz deve vacinar 100 mil pessoas contra gripe H1N1


- Por: Redação 1

Campanha de vacinação em Foz deve vacinar 100 mil pessoas contra gripe H1N1
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no próximo dia 12

A secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, adiantou nesta quarta-feira, 7, que Foz do Iguaçu já está preparada para a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) afirmou que a vacinação começa na próxima segunda-feira, 12, porém a 9ª Regional de Saúde, que atende nove cidades do extremo oeste, deve receber as doses até este final de semana
A equipe de imunização da saúde municipal já está tratando do assunto com a Sesa sobre as orientações do Ministério da Saúde, como o escalonamento na vacinação dos grupos prioritários, fases da campanha e cuidados que devem ser redobrados devido ao período pandêmico. 
"Há estudos que apontam que pelo menos 24% das pessoas vacinadas contra a gripe aumentaram a imunidade contra outros tipos de doenças, principalmente as respiratórias. Neste momento de pandemia, isso é importante porque diminuem os casos comuns no outono e inverno", disse Rosa Jeronymo.
Logística - Em 2020, Foz do Iguaçu vacinou mais de 100 mil pessoas, a expectativa é de vacinar um número de pessoas próximo ao ano passado. A secretaria já está organizando a logística e descentralização da vacinação mais adequada para o momento. A saúde deve anunciar logo como se dará a vacinação, a princípio é preciso decidir se as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão vacinando contra a covid-19 também serão pontos de aplicação do imunizante contra a gripe.
Rosa Jeronymo pontuou que equipes de saúde e os equipamentos como geladeiras, caixas térmicas e espaço físico estão preparados para receberem o lote de vacinas e iniciar a campanha de vacinação contra a gripe. No último ano, a vacinação no grupo de idosos foi organizada a partir da busca ativa e do agendamento, a possibilidade é de este ano expandir esse agendamento para todos os grupos a serem vacinados, podendo também disponibilizar o sistema drive-thru. 

Da redação com AEN / Foto: AEN

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas