Caminhão itinerante da Itaipu e do PTI leva educação ambiental a municípios da região


- Por: Reciel Rocha

Caminhão itinerante da Itaipu e do PTI leva educação ambiental a municípios da região
Gestores conheceram as atividades da Expedição do Conhecimento

A partir do projeto da Expedição do Conhecimento, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional seguem em direção a uma educação ambiental mais participativa e eficaz. O convite para pegar uma carona neste rumo foi feito nesta quinta-feira, 20, a gestores públicos de municípios da área de influência da Itaipu, que poderão aderir à iniciativa.
 
Aqueles que aderirem à parceria, vão receber a visita do caminhão itinerante da Expedição do Conhecimento, de 15 metros de extensão. No veículo, é iniciado um roteiro pedagógico e interativo com uma série de atividades. A ação inclui ainda um planetário móvel e óculos de realidade virtual. 
 
Mais de 90 representantes de 48 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, participaram da apresentação do projeto nesta quinta-feira, no Ecomuseu da Itaipu.
 
O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer, explicou que a abordagem do roteiro pedagógico da Expedição do Conhecimento – com conteúdos sobre água, energia e sustentabilidade – foi pensada com base nas temáticas de atuação da usina. A iniciativa busca unir esses assuntos com o dia a dia na sociedade e na natureza.
 
A equipe que executa as atividades do projeto detalhou as 20 atividades que compõem o roteiro aos representantes dos municípios. A ideia é que, durante o dia, sejam feitas visitas guiadas com os técnicos para alunos de instituições de ensino públicas e particulares, conforme explicou o gerente da área de Ciência e Educação do Parque Tecnológico, Willbur Rogers de Souza. Nos outros períodos, o caminhão e as outras estruturas ficarão à disposição da comunidade. O tempo que o projeto ficará disponível vai depender do público de cada cidade, podendo variar entre três e cinco dias. 
 
Para receber a Expedição, a Itaipu e o Parque Tecnológico solicitam aos municípios como contrapartida alguns requisitos como segurança 24 horas, primeiros socorros, instalações elétricas e locais adequados, para garantir o pleno funcionamento de toda as estruturas do projeto.

AI PTI
Foto: Kiko Sierich.

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas