Câmara pede quarentena a passageiro que desembarcar no aeroporto de Foz


- Por: Reciel Rocha

Câmara pede quarentena a passageiro que desembarcar no aeroporto de Foz
Vereadores pedem ao prefeito um acompanhamento e quarentena aos passageiros que chegam no Aeroporto de Foz do Iguaçu

A Câmara de Vereadores encaminhou ao prefeito Chico Brasileiro, nesta terça-feira (24), um ofício solicitando medidas sanitárias e preventivas no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A intenção é garantir o monitoramento em um período de quarentena aos passageiros do desembarque. O terminal é o único acesso ao Destino Iguaçu sem um controle mais rígido de acordo com protocolos internacionais.

O Aeroporto de Foz do Iguaçu é administrado pela Infraero e apenas o Governo Federal tem a prerrogativa para fechar, como já cobrado pelas autoridades e sociedade local. Os vereadores informam estarem cientes da situação, porém defendem a quarentena como medida possível de ser adotada pelo município e que pode coibir a expansão da pandemia de Coronavírus na cidade. 

A Prefeitura já declarou situação de emergência no município e definiu várias medidas de enfrentamento do Covid-19, lembram os parlamentares da Comissão de Saúde da Câmara. Há um apelo da população, dos vereadores e entidades sociais para que o governo federal determine fechamento temporário do Aeroporto, pedido que até o momento não foi atendido. 

O pedido é assinado pelos vereadores Inês Weizemann, Anice Gazzaoui, Beni Rodrigues, Jeferson Brayner, Celino Fertrin, Luiz Queiroga, Rudinei de Moura, Elizeu Liberato, João Miranda, Edson Narizão e Nanci Rafain.

Porta de entrada
O terminal aeroportuário é o último acesso com poucas restrições ao Destino Iguaçu. Até o momento só está sendo feita a triagem e verificação de temperatura. Também há recomendação e não determinação que fiquem em quarentena. No início da semana, o prefeito Chico Brasileiro determinou o fechamento da Rodoviária Internacional. 

As pontes da Amizade e Tancredo Neves, na fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, respectivamente, foram fechadas na última semana por iniciativa dos governos dos países vizinhos. O município, de acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica, tem quatro casos confirmados de Coronavírus. 

Todos os pacientes, após períodos na Europa e em São Paulo, onde tiveram contatos com pessoas infectadas e retornaram em voos da carreira. O Aeroporto é também porta de entrada do Coronavírus na região Oeste. Os dois pacientes confirmados em Cascavel, informaram que passaram pelo terminal vindos de conexões internacionais feitas no Rio de Janeiro.
BR-277


Ronildo Pimentel
Foto: Infraero

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas