Biocosméticos: O que são?


- Por: Redação 2

Biocosméticos: O que são?
(Foto: Imagem: Divulgação)

Você sabia que o mercado dos cosméticos naturais ou “Biocosméticos” é um dos que mais vem crescendo nos últimos anos?

Uma pesquisa realizada em 2018 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades de São Paulo, revelou que 35,1% das pessoas já compravam e faziam uso regular de cosméticos naturais, orgânicos ou veganos. Os principais motivos respondidos pelos entrevistados seriam estes produtos estarem ligados à: SUSTENTABILIDADE (fato que estes causam menor impacto ambiental em relação aos cosméticos convencionais), DEFESA ANIMAL (por não serem testados e não serem de origem animal)e SAÚDE (pois não utilizam em suas fórmulas e embalagens ingredientes como o petróleo, cloreto de alumínio, parabenos, sulfatos, triclosan, entre outros elementos tóxicos e prejudiciais a saúde humana).

 
Que Tal rever seus conceitos ? 
Idéias com produtos Naturais e Caseiros para cabelo, unha e pele. 

Hidratação caseira para o cabelo
- 1/2 abacate maduro (pode ser mamão)
- Gel de 2 folhas de babosa
- 1 colheres de chá de óleo de alecrim
* No liquidificador bata os três ingredientes até atingir o ponto de creme. Passe nos cabelos e deixe agir por 30 minutos, depois enxágue.


Hidratação e fortalecimento de unhas:
- 4 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 ramo de cavalinha (seca)
- 2 cravos da índia
* Em um frasco de esmalte de base vazio e limpo, coloque no frasco com auxílio de um conta-gotas o óleo de coco, um raminho de cavalinha, e os cravos e deixe curtir. No dia seguinte passe nas unhas e nas cutículas, esfregue e até que seja absorvido completamente. Repita o processo de 2 a 4 vezes por semana para melhores resultados.


Hidratante caseiro para pele ressecada (rosto e corpo):
-2 colheres de sopa de manteiga de Karité
-2 colheres de chá de óleo de amêndoas/ ou algum outro óleo essencial de sua preferência: lavanda, semente de uva...
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de óleo de rosa mosqueta

* Em um frasco de vidro, coloque a manteiga de Karité e o óleo de coco para derreterem em banho-maria, feito isso, misture os demais óleos. Utilize nas áreas mais ressecadas do corpo e rosto.


"Com estas dicas associdas de uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo variedade de vitaminas e minerais, sua pele, cabelos e unhas sempre estarão bonitas,  saudáveis, com brilho e aspecto natural".


Juliana Cigerce
Nutricionista
CRN8 13461

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas