Bairros da região Leste terão controles de acesso a partir desta segunda-feira


- Por: Redação 1

Bairros da região Leste terão controles de acesso a partir desta segunda-feira
Prefeitura inicia nesta segunda o controle de acessos a terceira microrregião de Foz do Iguaçu

A semana começa com a implantação de novas estratégias para conter o avanço do novo Coronavírus em Foz do Iguaçu. A partir desta segunda-feira (29), a Prefeitura vai instalar bloqueios de acesso em 14 ruas de quatro bairros da região Leste com grande concentração de pessoas com Covid-19 ativo. Os estabelecimentos de gastronomia, comércio e serviços passarão a funcionar com novo horário de atendimento.

O bloqueio em trechos de bairros que integram o distrito Leste é o terceiro encaminhado pela Prefeitura. Na última semana, a estratégia foi adotada em áreas dos jardins Ipê e Jasmim e no Cidade Nova, na região Norte de Foz do Iguaçu. Nesta etapa, serão bloqueados os acessos ao Portal da Foz, Jardim Europa, Jardim Liberdade e Morumbi, uma região de 28 mil moradores no leste da cidade. 

As barreiras sanitárias que serão instaladas no entorno dos bairros (ver box) são de prevenção e fortalecimento no combate ao coronavírus. A medida foi adotada após o distrito registrar um aumento no número de casos da Covid-19. 

Distanciamento social
A orientação aos moradores dessas localidades é manter o distanciamento social ampliado, sendo proibida a circulação de pessoas. A medida não será adotada nos casos de força maior justificada para compras de itens essenciais (alimentação, medicamentos, produtos de limpeza e higiene) e comparecimento em consultas ou acompanhamentos médicos.

Também serão permitidas as saídas para realizar operações ou saques bancários e realização de trabalhos em atividades classificadas como essenciais. As necessidades, segundo o decreto municipal, devem ser comprovadas. 

As atividades comerciais, gastronômicas e demais serviços serão encerrados às 19 horas. E a partir das 21 horas tem início o toque de recolher, ou seja, não é permitida a circulação nas vias. As restrições têm duração de até 14 dias, podendo ser encerradas antes caso o ocorra alteração no cenário epidemiológico que é monitorado diariamente. 

Maior bloqueio
O boletim epidemiológico mostra que naquela região, há 190 casos de covid-19 por 100 mil habitantes. Na região Norte, área de maior incidência, esse indicador é de 373. "Vamos iniciar o maior bloqueio até agora. São quase 28 mil pessoas. Essa é a grande região que teremos bloqueio a partir de segunda-feira (29)", disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).
Que completou: "Só vai funcionar comércio essencial para diminuir a circulação e monitorar as pessoas. Temos que controlar a doença  na região que é muito grande". Segundo o prefeito, o bloqueio realizado no Jardim Ipê apresentou resultados positivos, pois reduziu de 17 casos ativos na última sexta-feira (19), para apenas seis casos. No período de bloqueio não foram confirmados casos novos no bairro.


Ronildo Pimentel

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas