Aumenta a variedade e a quantidade de borboletas no Parque das Aves


- Por: Reciel Rocha

Aumenta a variedade e a quantidade de borboletas no Parque das Aves
Borboleta coletando néctar de uma flor no Borboletário do Parque das Aves

O Borboletário do Parque fica ainda mais repleto de cor e beleza nas estações mais quentes do ano

A primavera e o verão são as estações mais coloridas no Parque das Aves, e o Borboletário do atrativo fica ainda mais cheio de vida. Esse é um dos recintos que mais encanta os visitantes no local e nessas estações em que a luminosidade é maior e as flores e frutos surgem, a quantidade de borboletas aumenta muito. 

Localizado dentro do atrativo, vale muito a pena dar uma pausa na trilha e passar algum tempo no Borboletário se divertindo e aprendendo sobre seus habitantes. A bióloga Juliana Moretti conta que essa é a melhor época para ver as borboletas, pois durante o inverno elas passam mais tempo na forma de pupa e lagarta. Isso porque o processo de transformação é mais lento com as baixas temperaturas.

“No Parque das Aves chegamos a trabalhar com 41 espécies de borboletas durante todo o ano. Atualmente estamos com 24 espécies de borboletas aqui no Borboletário”, diz.

Na região em que o Parque está inserido existem mais de 800 tipos de borboletas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Todas desempenham um importante papel nos ecossistemas, atuando como polinizadoras, fonte de alimento para animais maiores e indicadoras do bem-estar dos biomas.

Puro encantamento
John Leggatt, fundador e idealizador do Borboletário, conta que  todos os anos os turistas ficam admirados com o quão colorido o Borboletário pode ser na primavera. 

Da assessoria
Foto: Parque das Aves

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas