Ato de conscientização marca um ano de enfrentamento à Covid-19 em Santa Terezinha


- Por: Redação 1

Ato de conscientização marca um ano de enfrentamento à Covid-19 em Santa Terezinha

Há exatos, 365 dias, Santa Terezinha de Itaipu enfrenta à pandemia o novo coronavírus. Para lembrar a data, os profissionais da saúde e forças de segurança realizaram um ato de conscientização e de homenagem às vítimas da doença, na tarde desta quinta-feira, 17, em frente à Praça Silvino Dal Bó. 
Ao lado de 48 cruzes, que simbolizam as mortes por coronavírus no município, os profissionais demonstraram solidariedade as famílias e chamaram a atenção da população sobre a necessidade do isolamento social. 
“Esse é um ato de conscientização coletiva. Afinal, sabemos que o isolamento é fundamental para salvar vidas. Mesmo com todos os esforços do poder público para enfrentamento do vírus, por meio de medidas e ações, precisamos mais do que nunca da colaboração todos, principalmente nesse momento da pandemia”, destacou o secretário de Saúde, Fabio de Mello. 
Um ano de pandemia 
No dia 17 de março de 2020, o município decretava as primeiras medidas de combate ao coronavírus.  A suspensão de eventos, shows e demais atividades públicas, acenderam o alerta na população itaipuense do que estava por vir. 
Mesmo com todos os esforços do poder público, a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município, bem como o primeiro óbito pela doença foram questão de tempo. No dia 17 abril, a secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de transmissão comunitária pela Covid-19. No mesmo mês, o município decretou estado de calamidade pública e as ações de enfrentamento à pandemia foram intensificadas. Em 4 de maio, Santa Terezinha de Itaipu confirma o primeiro óbito por Covid-19. Nos meses seguintes, o número de casos continuou aumentando. Com isso, o município encerrou o ano de 2020, com 1.003 casos confirmados e 23 óbitos em nove meses de pandemia. Em menos de 3 meses DE 2021, o município registrou um total de 911 casos, o que equivale a 90,82% dos casos confirmados em 2020. 
“Todas as medidas adotadas até o momento, tem um único objetivo, salvar vidas. A população pode ter certeza de que estamos fazemos tudo que é possível para garantir a saúde de todos. Essa é uma das maiores crises sanitárias do mundo, mas se cada itaipuense fizer a sua parte, venceremos essa guerra contra o coronavírus  juntos”, disse a prefeita Karla Galende. 

AI PMSTI


 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas