Árvores frutíferas: espécies, cuidados e motivos para cultivá-la em casa

Árvores frutíferas: espécies, cuidados e motivos para cultivá-la em casa


- Por: Eliane Luiza Schaefer

Árvores frutíferas: espécies, cuidados e motivos para cultivá-la em casa

 

Paisagismo - As árvores frutíferas formam  um belo complemento ao projeto paisagístico: quando elas não estão cheia de frutos, estão floridas. Portanto, não perca a oportunidade de apostar no seu projeto.

Cuidados antes e depois do plantio

A melhor época do ano para planta-las é na primavera. A estação de clima ameno é ideal para que a planta se desenvolva adequadamente e se fortaleça contra o ataque de pragas e insetos. O plantio no inverno ou no verão pode enfraquecer a espécie, uma vez que tanto as altas temperaturas, quanto as baixas temperaturas, tornam a planta vulnerável e menos resistente.

Luz e sombra

Cada espécie de frutífera possui uma necessidade diferenciada de luz e sombra. Algumas necessitam de sol pleno por pelo menos seis horas por dia, enquanto para outras, apenas a luminosidade direta já é o suficiente. Por isso é sempre importante conhecer as condições de luz do local .

Regas

A grande maioria das árvores precisam de um solo bem irrigado e com ótima drenagem. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que se deve oferecer água, também é importante garantir o escoamento do excesso de umidade, assim as raízes se mantem saudáveis e não correm o risco de apodrecer.

Poda

Faça podas regulares  de modo a garantir o formato estético, mas também fortalecer os galhos da planta.

 

Confira  algumas  espécies de árvores frutíferas  recomendadas para o plantio em casas e apartamentos

Limoeiro Siciliano (Citrus Limon)

O limão siciliano é uma das melhores opções de limões para plantio em vasos ou canteiros pequenos. Escolha um local que receba pelo menos 4 horas de sol para plantá-lo.

 Amoreira (Morus Insignis)

A amoreira é uma das espécies frutíferas mais fácies de plantar e cultivar. Além do mais, ela também oferece frutos em pouco tempo.

Espécie muito comum de ser vista em bonsais.

 Jabuticabeira (Myrciaria Cauliflora)

Opção para quem deseja cultivar frutíferas em espaços pequenos. A dica aqui é manter o solo sempre úmido, mas bem drenado.

Laranjeira Kikan

Decora e presenteia os moradores com frutos.

Cerejeira (Cerasus)

Árvore que encanta não só pelos frutos, mas pela linda e intensa floração.

 

Mini bananeiras no vaso

Além dos frutos, a bananeira é uma linda espécie decorativa.

 

Fonte: Decorfacil

Imagem: Divulgação

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas