Apagados


- Por: Redação 1

Apagados

Os registros de acesso às câmeras de segurança do salão de festas em que o agente penal Jorge Guaranho matou o guarda municipal Marcelo Arruda foram apagados dois dias após o crime. Segundo laudo dos peritos, juntado à ação penal nesta no dia 11 de julho, os dados que indicariam quem teve acesso às imagens do circuito interno foram deletados. Com isso, não é possível confirmar que Guaranho viu imagens da festa que era realizada no local antes de se dirigir para lá. 

Lula no Paraná
O presidente estadual do PT, deputado estadual Arilson Chiorato, afirma que no dia 27 de agosto, o ex-presidente Lula (PT) tem agenda marcada Curitiba. Lula vira com Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice. O PT pretende um grande ato para fortalecer a campanha do ex-governador Roberto Requião ao Palácio Iguaçu.

Em breve
Chiorato afirma que, em breve, o partido vai anunciar o nome do candidato ao Senado, que sairá dos partidos que apoiam Requião. Há nomes do PT, PV e da federação Rede/Psol.

Sintomático
Foi muito observada a ausência do governador Ratinho Junior (PSD) na convenção estadual do União Brasil. Apesar do começar pelas 10h desta terça-feira, 2, Ratinho Junior foi representado pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. Em seu discurso, Moro devolveu e afirmou que o União Brasil não precisa de governador para ser grande.

Aí tem
Pode ter algumas explicações para ausência de Ratinho Junior na convenção da União Brasil. O governador apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) desafeto de Moro e não quer qualquer refrega com outros pré-candidatos ao Senado: Paulo Martins (PL) - seu preferido, Guto Silva (PP), Orlando Pessuti (MDB) e até Aline Sleutjes (Pros) e Alvaro Dias (Podemos).

Não foi só um
Candidatos a deputado estadual e federal não divulgaram em notas à imprensa, o lançamento da candidatura do ex-juiz Sérgio Moro ao Senado.

Em tempo
O União Brasil apoia a reeleição a reeleição de Ratinho Junior que já tem apoio do MDB, Republicanos, Cidadania, Pros, PP e fechou ontem com o PL. Terá o maior tempo de rádio e TV.

Vai Álvaro
Depois de recusar convite da cúpula nacional do Podemos para ser o candidato à Presidência, o senador Álvaro Dias, teve que declinar de mais uma investida neste início de semana. Em reunião, neste início de semana, em São Paulo, o Podemos da deputada Renata Abreu e o União Brasil, de Luciano Bivar, tentaram convencer o senador para que aceitasse o convite para se candidatar ao Governo do Estado. Na proposta, o União Brasil se descolaria do candidato ao Palácio Iguaçu, Ratinho Junior (PSD), que apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Vou na minha
Álvaro Dias preferiu manter sua posição e se candidatar à reeleição ao Senado. Ele  lidera as pesquisas e, a partir do dia 5 de agosto, quando seu nome será homologado, na convenção estadual, vai se dedicar à campanha.

Jantar caro
"Hoje, vocês vão comer o frango com polenta mais caro do país", brincou o governador Ratinho Junior (PSD) no jantar que reuniu mais de dois mil apoiadores no Restaurante Madalosso em Santa Felicidade (Curitiba). Cada convite custou R$ 5 mil.

Milagre
O economista Paulo Rabelo de Castro falou antes do repasto. Resumindo, disse que a conjuntura econômica do país está numa fase muito difícil, mas que o Paraná está operando um verdadeiro milagre e pode dobrar as metas.

Devolve, aí
A Secretaria Estadual da Saúde pediu ao Ministério da Saúde o ressarcimento de R$ 160 milhões em remédios pagos aos paranaenses e que estão fora da lista dos medicamentos oferecidos pelo SUS.

Inelegíveis?
O TCU deve retomar nos próximos dias o julgamento que envolve os ex-procuradores Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot em gastos da força-tarefa da Operação Lava Jato com passagens aéreas e diárias. Uma condenação pode torná-los inelegíveis —ambos já manifestaram o desejo de concorrer a uma vaga de deputado federal em outubro pelo Podemos. 

Menos, MBL
A abordagem do líder do Movimento Brasil Livre e pré-candidato a deputado estadual, João Bettega (Novo), à deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) terminou em confusão e troca de empurrões em Curitiba. Durante a convenção do Republicanos que confirmou o apoio à reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD), Bettega abordou Mara Lima questionando-a sobre gastos de seu gabinete com combustíveis. A forma agressiva da abordagem foi mals.

Dominado
O deputado federal Paulo Martins (PL) avisa que o palanque Ratinho/Bolsonaro terá apenas um candidato ao Senado. “Quanto ao palanque, o governador já declarou quem é o candidato dele. Acredito que o Moro terá bom senso de buscar os próprios palanques”, avisou.

Quero crer
“Sempre acreditei na viabilidade da candidatura ao Senado, tanto que me propus a isso e trabalhei para construi-la. Assim recebi o apoio do presidente Bolsonaro. O apoio do governador consolida ainda mais a minha posição, já que Ratinho faz um bom governo e é bem avaliado. Além do mais, é um apoio natural, pois além de longa amizade, participo do grupo do governador desde os seus primeiros passos. É um apoio com legitimidade histórica”, afirmou.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez e Bruna Paz

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas