Animais silvestres são resgatados de cativeiro em Foz do Iguaçu


- Por: Redação 1

Animais silvestres são resgatados de cativeiro em Foz do Iguaçu
Do cativeiro foram resgatados três jabutis, dois quero-queros, um lagarto teiú e uma coruja-orelhuda

Sete animais silvestres foram resgatados de um cativeiro em Foz do Iguaçu, em uma ação do Batalhão de Polícia Militar Força Verde. O local foi descoberto após a apuração de uma denúncia anônima e resultou na prisão de uma pessoa por crime ambiental. 

Do cativeiro foram retirados três jabutis, dois quero-queros, um lagarto teiú e uma coruja-orelhuda. Os pássaros estavam com as penas cortadas e precisam de cuidados veterinários. Todos os animais foram retirados de forma clandestina da natureza, o que é ilegal. 

De acordo com a PM Ambiental a criação de bichos silvestres sem permissão dos órgãos responsáveis é um crime grave. Os infratores podem ser multados com valores que variam entre R$ 500 a R$ 5mil. A pena é maior quando o animal está na lista de espécies em extinção. 

“Animal silvestre não é um pet qualquer. É importante saber que nem todos os bichinhos podem ser levados para o lar como cães e gatos. Os animais silvestres têm especial importância no meio ambiente onde vivem, pois exercem funções que equilibram a fauna e a flora locais”, alerta a polícia. 

A Força Verde esclarece ainda que os animais silvestres podem ser mantidos apenas em criadouros credenciados para fins de venda legal. Mesmo assim, não são todas as espécies que recebem autorização para serem criadas em ambientes domésticos. Os animais apreendidos na operação em Foz foram entregues ao Parque das Aves, que fará a reabilitação deles. 

“Agora eles estão sob os nossos cuidados e nas próximas semanas atualizaremos vocês sobre como eles estão.É importante lembrar que quando se decide ter um animal silvestre como pet, é uma responsabilidade muito grande. Animais como o jabuti, por exemplo, podem viver até 80 anos” disse o parque em nota. 

Qualquer pessoa pode denunciar a existência de cativeiros de animais silvestres, de forma anônima, pelo telefone 181. A orientação para a população é que essas espécies nunca sejam retiradas do seu habitat natural.
Combater o tráfico também é dever dos cidadãos. Não compre animais do comércio ilegal e procure o órgão ambiental da sua cidade para denunciar essa atividade. Denúncias sobre esse tipo de crime podem ser feitas através da Linha Verde do Ibama: 0800 61 80 80.

Da redação
Fotos: PM Ambiental 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas