ANDE e ELETROBRAS voltam à mesa de negociação hoje em Brasília


- Por: Reciel Rocha

ANDE e ELETROBRAS voltam à  mesa de negociação hoje em Brasília
Eugênia Barthelmess, ex-diretora do Departamento América do Sul do Itamaraty

A nova rodada de negociações entre a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) do Paraguai e a brasileira Eletrobras, começam às 11h de hoje (19) em Brasília. É a retomada das conversas para chegar a um acordo sobre a quantidade de energia que as duas empresas contratarão em 2019. Foi anunciado no final de semana que o novo presidente da ANDE, Luis Villordo estará hoje em Brasília junto com o gerente técnico da empresa, Ubaldo Fernández. 
Eles disseram a meios de comunicação do Paraguai, que a reunião de hoje será o ponto de partida para a retomada das negociações. A pequena comitiva paraguaia não quis dar detalhes sobre a estratégia a ser utilizada. Mas os especialistas de plantão, já avisam que estão atentos às palavras do novo presidente da ANDE quando assumiu o cargo, no sentido de exigir que o acordo de 2007 continue até 2023. Assim o Paraguai espera segurar o que puder do acordo.    
A posição da Eletrobras parece ser a que estava no Acordo de 24 de maio que provocou a crise entre as duas empresas deixando respingar dúvidas sobre as atitudes dos dois países e colocando o pescoço do presidente paraguaio Marito Benítez no alvo de um pedido de “impeachment” conhecido no país vizinho como “juízo político”. 

Jackson Lima / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/AB

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas