Agora, eu vou


- Por: Redação 1

Agora, eu vou

Agora, eu vou
O PL convidou e aguarda a resposta do ex-senador Osmar Dias para a disputa do Governo do Estado em 2022. Osmar ficou de pensar,

Vai com quem?
Enquanto os caciques começam a definir as candidaturas majoritárias, alianças e coligações, no varejo as maiores movimentações são sobre as dobradinhas em cada cidade ou microrregião. 

Locais
No Litoral, por exemplo, sem esquecer os prefeitos e algumas lideranças municipais, as conversas giram em torno dos “dois locais”, que representam a região na Assembleia Legislativa. De um lado, o ”nativo” Nelson Justus (DEM), que há anos mora em Guaratuba e foi o único deputado com domicílio eleitoral na região a se eleger em 2018. Do outro, Paulo Roberto da Costa “Galo” (Podemos), que se mudou para Paranaguá logo depois de eleito e tem até um programa em uma TV regional. 

Desde criancinha
Justus defendeu a candidatura ao governo de Cida Borghetti (PP) e Galo foi um rebelde que apoiou João Arruda (MDB) contra a orientação do partido. Mas ambos já estão na base do governador Ratinho Junior, onde estão procurando os candidatos a deputado federal para dobrar no Litoral, oferecendo em troca uma boa largada de votos.

Estas e outras
Nas próximas colunas, vamos contar como andam estas e outras articulações na planície. Afinal, o Litoral é uma espécie de segunda casa dos paranaenses e um colégio eleitoral de todos os candidatos. Alguns já bem instalados na região.

Olha, que eu vou
Quem anda dando entrevistas em blogs, jornais e rádios é o ex-governador Beto Richa (PSDB). O tucano é apontado como mais um postulante à Câmara dos Deputados em 2022.

Disse tudo
"Um pouco de empatia e solidariedade não faz mal a ninguém. E em nosso meio, se não dá para curar, que pelo menos se mostre preocupação com o que está acontecendo. Tomara que a recuperação da saúde e a do bem-estar venham depressa. Para tanto, mais do que nunca, é preciso vacinar. Vacina boa é a vacina no braço das pessoas. Há, portanto, que buscá-las, literalmente custe o que custar. Mas enquanto não vêm, que pelo menos os que têm autoridade falem com mais compaixão e atuem com maior discernimento", - do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em artigo publicado na imprensa neste domingo.

Tchau Querida!
Já é um best-seller, 14 mil exemplares vendidos, o livro Tchau Querida, O Diário do Impeachment, do ex-deputado Eduardo Cunha sobre os bastidores do impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff. A versão de Cunha vale a leitura. Como tomam café, almoçam e jantam esses políticos!

Sem perigo
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que o país não corre risco de corte no fornecimento de energia este ano, apesar de o país passar pela “pior crise hidrológica desde 1930”. Em nota técnica, a ONS avaliou as condições de atendimento energético do Sistema Interligado Nacional e afirma que o nível das chuvas, “significativamente abaixo da média histórica”, motivou uma série de recomendações.

Flexibilização
As medidas propostas, segundo a ONS, já foram postas em prática. “Entre as ações em curso destacam-se a flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia”.

É geral, gente
Medidas de isolamento social, como fechamento de serviços não essenciais e outras ações, ainda estão sendo adotadas por 77% das cidades brasileiras no enfrentamento à covid, aponta a Confederação Nacional de Municípios. O levantamento ocorreu entre os dias 31 de maio e 2 de junho, e ouviu 2.418 gestores municipais - quantitativo menor do que nas semanas anteriores em decorrência do feriado.

Graças a Deus!
Só de pensar, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) fica emocionado. E não é para menos. seu filho, Moisés Pessuti, especialista em legislação eleitoral, pegou covid. Foram sete dias de tratamento em casa, foi internado e ficou nove dias na UTI. "Agradeço a todos que oraram, rezaram, mandaram mensagens de apoio, carinho e energias positivas. Feliz por liberar uma vaga na UTI para aqueles que estejam precisando", disse Moisés.

Bloqueio de celular
O deputado Paulo Martins (PSC) sugere às autoridades penitenciárias brasileiras o contato com a empresa que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas -SP) para replicar nos presídios o que se utiliza no aeroporto para bloquear o sinal de celular.


Arquivado
A deputada Aline Sleutjs (PSL) comemora à sua maneira o pedido de arquivamento do processo movido contra ela por participar das manifestações consideradas antidemocráticas. "Depois de ser exposta, humilhada, acusada e perseguida pelos meus opositores, a PGR pede arquivamento do processo, por não encontrarem nada contra mim. Que a verdade e a justiça sempre prevaleçam!", disse no twitter.

Consenso
ICMBio e defensores do acesso aos lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu parecem que chegaram a um consenso sobre o preço do ingresso ao parque. Deve custar R$ 24 (incluído o transporte) aos moradores das 14 cidades da região.

Agora, não precisa
Autoridades sanitárias estaduais avaliam que pode não ser mais necessária a compra de vacinas pelos consórcios municipais e estados. A proposta é agilizar a entrega dos imunizantes já contratados nos laboratórios internacionais.

Calendário
A pandemia deve acelerar o calendário eleitoral a partir do último trimestre deste ano. Os atores da política apostam no arrefecimento da doença para as reuniões e conversas mais próximas com eleitores. A campanha será cada vez mais pelas redes sociais.

Palavra Livre
Zé Beto Maciel
Com Adilson Borges, Francisco Vitelli, Gustavo Aquino e Thayna Pavarotti

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas