Acusado de atropelar e matar jovem em Foz é condenado a 15 anos de prisão


- Por: Redação 1

Acusado de atropelar e matar jovem em Foz é condenado a 15 anos de prisão
O julgamento aconteceu no Tribunal do Júri de Foz e levou nove horas para ser concluído

O júri popular realizado na terça-feira (30), em Foz do Iguaçu, terminou com a condenação de David Fernando Schmatz pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe. O réu deve cumprir a sentença de 15 anos e 8 meses de prisão em regime fechado pela morte de Jeferson Alan Pires, de 22 anos.
O julgamento levou nove horas para ser concluído. Apesar da condenação, Schmatz deixou o Fórum de Justiça sem algemas e deve responder em liberdade, neste primeiro momento, com o uso de tornozeleira eletrônica até o trânsito em julgado da sentença.
Isso ocorreu porque a defesa do acusado se manifestou afirmando que recorrerá da sentença. Há um prazo de cinco dias para que este trâmite seja apresentando e analisado pelo juiz, que decidirá se mantém ou não a condenação na forma como foi decidida em júri. 
O crime 
Jeferson Pires trabalhava em um salão de festas, às margens da Avenida Tancredo Neves. No dia 7 de abril de 2019 ele presenciou uma briga em um ponto de ônibus, que fica do outro lado da via e decidiu intervir para apartar a situação. 
Um dos envolvidos na confusão era David Schmatz, que atropelou Pires com o carro que conduzia, acelerando em marcha ré e prensando a vítima contra uma mureta. Jeferson chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal em estado gravíssimo, mas morreu poucas horas depois.  
O carro usado por Schmatz foi encontrado pela polícia na garagem de uma residência, no bairro Cidade Nova II. O acusado foi preso no dia seguinte ao crime, em um ônibus que tinha a cidade de Itajaí (SC) como destino. Mesmo com a gravidade do caso, o homem foi solto após uma audiência de custódia e, desde então, responde o processo em liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica.

Da Redação / Foto: reprodução RPC

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas