A adoção é um verdadeiro ato de amor

A adoção é um verdadeiro ato de amor


- Por: Redação 2

A adoção é um verdadeiro ato de amor

Acolher um cãozinho abandonado pode mudar tanto a vida dele, que ganhará uma família, quanto a sua, que terá um amigo para todas as horas. Ainda assim, é preciso ter em mente que adotar requer uma série de responsabilidades e você precisa estar preparado para todas elas. 
O que fazer ao encontrar um cachorro na rua
Tenha calma ao se aproximar: 
É preciso lembrar que ele pode se assustar com você e, consequentemente, se afastar. Por isso, antes de levá-lo para casa, o primeiro passo é conquistar a sua confiança. Comece aproximando-se do cão com calma e, assim que estiver perto, deixe que ele faça o contato final. Ofereça comida, chame-o usando uma voz suave e aguarde até o momento em que o cachorro esteja confortável com você.
Depois de se aproximar do animal, o segundo passo é verificar se ele possui alguma coleira com plaquinha de identificação. Muitas vezes, um cachorro vagando pelas ruas não está abandonado, mas sim perdido. Por isso, antes de adotá-lo, é importante certificar-se de que o cão não possui uma família.
Leve-o ao veterinário: 
Ao resgatar um cachorro abandonado, é fundamental levá-lo a um veterinário para que o profissional faça um check-up. Dessa forma, é possível verificar se ele possui alguma doença ou ferimento que precise ser tratado antes de entrar em contato com outros animais saudáveis ou com a sua família. 
Adaptação
É comum que nos primeiros dias e semanas o seu cachorrinho passe por um período de adaptação, e isso pode causar alguns sintomas de ansiedade, como: falta de apetite ou hábitos inesperados, como se esconder dos membros da família. Mas, não se preocupe, isso é normal! Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com mudanças repentinas. Seja paciente e tente mostrar a ele todo o carinho e amor que puder. 
 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas