Síndrome Visual associada ao uso de Notebook


- Por: Redação 2

Síndrome Visual associada ao uso de Notebook

Síndrome Visual associada ao uso do computador

A exposição prolongada exige cuidados e apresenta riscos aos olhos

A Síndrome Visual associada ao uso do computador é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição prolongada dos olhos às telas dos computadores. Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador apresenta o risco de desenvolver a Síndrome.

Os principais sintomas são: olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes; coceira, fadiga, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade em conseguir foco e enxaquecas.

Algumas dicas para evitar problemas com a visão:

- Controle de Iluminação. Ficar exposto a um ambiente de trabalho excessivamente iluminado é tão prejudicial quanto olhar diretamente para a luz do sol através da janela. Quando o computador estiver em uso, o ideal é reduzir pela metade as lâmpadas do ambiente e procure controlar a entrada de luz natural com cortinas ou filmes. Além disso, posicione a estação de trabalho de modo que a luz entre lateralmente no ambiente.

- Redução do Brilho. O brilho produzido pelas superfícies planas e pela tela do computador pode provocar bastante cansaço nos olhos. Instale, de preferência, uma tela antirreflexo no monitor e procure substituir o branco brilhante das paredes por tons pastel com acabamento fosco.

- Uso de monitores com tecnologia mais recente. Os monitores mais novos já vêm com superfície antirreflexo e melhor definição de imagens. O tamanho da tela, as visualmente confortáveis são as de 19 polegadas em diante.

- Ajuste do Monitor. A melhor opção seria fazer os ajustes de modo personalizado, procurando deixar o fundo da tela nem tão claro, nem tão escuro, ajustando o tamanho das letras e optando por um contraste que seja confortável aos olhos.

- Piscar com mais frequência. O simples ato de piscar lubrifica os olhos e previne a irritação ocular. Ao trabalhar ou estudar diante do computador, recomenda-se que sejam feitas pausas várias vezes ao dia, parar piscar várias vezes seguidas, olhar para longe e só depois voltar ao trabalho.

- Pausas mais longas. Ficar concentrado por muitas horas diante do computador não faz bem nem aos olhos nem ao resto do corpo. Adotar pausas mais longas a cada duas horas de uso de computador. Assim, é possível descansar a vista, relaxar o pescoço, alongar o corpo, esticar as pernas, caminhar, tomar água e retomar as atividades com mais disposição mental e olhos descansados.

- Princípios de Ergonomia na mesa de trabalho. Um dos exercícios mais cansativos para os olhos é ficar diante do computador copiando um texto impresso em papel. Quando isso for necessário, o ideal é acomodar o texto ao lado do monitor, direcionando uma luminária para as páginas de modo que não reflitam muito brilho de volta para seus olhos.

- Óculos apropriados para usar computador. Mesmo tomando todas as precauções e fazendo pausas constantes, é cansativo passar um dia atrás do outro trabalhando em frente ao monitor do computador.

- Check-Up Ocular Anual. Visitar o oftalmologista uma vez por ano é indicado para quem tem mais de 40 anos ou problemas de visão que exigem acompanhamento periódico.

DR. RENATO TOLAZZI

CRM/PR 16005 RQE 11042

Diretor Clínico

Membro da ABCCR - Associação Brasileira de cirurgia de catarata e refrativa;

Membro da SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas