Assinatura
Obra pública

Lançamento da pedra fundamental da nova sede da Câmara de Foz será em 4 de dezembro

O Legislativo de Foz planeja construir a nova sede em terreno da União, próximo à BR-277, entre a Polícia Federal e o Porto Seco

29/10/2026 23h07
Por: Reciel Rocha
Fonte: Da redação com CMFI
A nova sede da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu será construída em terreno de 9 mil metros quadrados cedido pela União, próximo à BR-277.
A nova sede da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu será construída em terreno de 9 mil metros quadrados cedido pela União, próximo à BR-277.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu marcou para 4 de dezembro, às 10h, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede do Legislativo. O empreendimento será construído em um terreno de 9 mil metros quadrados cedido pela União, nas proximidades da BR-277, entre a sede da Polícia Federal e o Porto Seco, área destinada à implantação do futuro centro cívico do município.

O projeto está na fase de desenvolvimento técnico. A licitação para contratar a empresa responsável pela execução da obra deverá ocorrer após a conclusão e a entrega dos projetos complementares. A nova estrutura pretende oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Debrito (PL), destacou o avanço do planejamento. “Estamos trabalhando de forma ágil para assim que recebermos os projetos complementares a gente consiga tão logo fazer a licitação da empresa vencedora para execução da obra. O lançamento da pedra fundamental é mais um avanço nesse processo. A estrutura atual da Câmara não dá condições adequadas de trabalho para os servidores e também para o acesso da população”.

A solenidade será organizada pela empresa OE Eventos, contratada por meio de licitação. A cerimônia marcará simbolicamente uma nova etapa do empreendimento, que ainda depende da conclusão dos projetos técnicos e dos procedimentos necessários à contratação da execução.

 

Projeto básico está em desenvolvimento

A elaboração da proposta arquitetônica começou com o Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Arquitetura, que selecionou projetos para orientar o desenvolvimento das soluções arquitetônicas, urbanísticas, paisagísticas e de engenharia.

A empresa Porfiro Echel Serviços de Arquitetura, de Porto Alegre (RS), ficou em primeiro lugar no concurso e trabalha no projeto básico da futura sede. Essa etapa detalha as soluções técnicas que servirão de referência para o planejamento e para as fases seguintes da obra.

 

Tecnologia BIM deve ampliar controle

A Câmara também adotou o Caderno BIM, iniciativa que estabelece o uso da metodologia de Modelagem da Informação da Construção no planejamento do empreendimento.

A tecnologia permite reunir em um modelo digital integrado as informações de arquitetura, engenharia e demais disciplinas envolvidas. Com isso, é possível identificar incompatibilidades entre projetos, antecipar problemas técnicos e reduzir retrabalho e desperdício de materiais e recursos.

O sistema também pode facilitar o acompanhamento das decisões e das alterações feitas durante o desenvolvimento do projeto. A organização das informações contribui para a fiscalização pelos órgãos de controle e pela sociedade, além de favorecer o monitoramento dos custos e das etapas da construção.

Com a cerimônia prevista para dezembro, a nova sede avança no planejamento. A execução, contudo, ainda depende da conclusão dos projetos complementares e da licitação que definirá a empresa responsável pela obra.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Foz do Iguaçu, PR
Atualizado às 05h01
18°
Neblina Máxima: 28° - Mínima: 18°
18°

Sensação

3.71 km/h

Vento

100%

Umidade

GDia-assinatura
Vet Vila C
Cemildo Farma
Blogs e colunas
Assinatura
Últimas notícias
Teste ADS/ GDia
Mais lidas
Anúncio
Anúncio