Oxigenoterapia Hiperbárica pode tratar a fibromialgia


- Por: Reciel Rocha

Oxigenoterapia Hiperbárica pode tratar a fibromialgia

        A FIBROMIALGIA  é uma importante causa de dores generalizadas que acomete até 4% da população mundial. Causa além do sofrimento físico também afastamento social e diminuição dos índices de qualidade de vida. A Oxigenoterapia Hiperbárica surgiu como um tratamento alternativo para a doença e tem comprovado a sua eficácia cada vez mais.  
         A doença afeta seis vezes mais as mulheres do que os homens, entre 80 a 90% dos casos são mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos. O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor crônica, em várias partes do corpo. A doença pode causar, além das dores, cansaço, insônia, problemas intestinais e depressão entre outros sintomas. Os pacientes são submetidos habitualmente a tratamentos comportamentais, medicamentosos e fisioterapia, muitas vezes com pouco sucesso, o que gera frustração e angústia em grande parte dos doentes. 
              Um estudo internacional*, em especial, publicado no ano 2015, causou forte impacto na comunidade de saúde que trata esses doentes, ele  avaliou a efetividade da Oxigenoterapia Hiperbárica em pacientes com fibromialgia. Para isso os pesquisadores selecionaram 60 pacientes com diagnóstico prévio de Fibromialgia e que já vinham recebendo tratamento adequado. Metade dos pacientes foram submetidos ao tratamento que consistiu no emprego de 5 sessões de 90 minutos de oxigenoterapia hiperbárica por semana durante dois meses enquanto a outra metade foi tratada sem essa técnica e depois de um período também a receberam, sendo que a maioria apresentou melhora, a qual foi confirmada com a análise do exame objetivo de Tomografia Computadorizada por Emissão de Positrons realizada antes do início do tratamento e após.
         Os pesquisadores concluíram que os pacientes que foram tratados com Oxigênio Hiperbárico obtiveram alívio significativo da dor e aumento da qualidade de vida após o tratamento. 

*Referência:
PLoS One. 2015; 10(5): e0127012.
Published online 2015 May 26. doi:  10.1371/journal.pone.0127012
Hyperbaric Oxygen Therapy Can Diminish Fibromyalgia Syndrome – Prospective Clinical Trial


GUSTAVO FERST
 KLEINIIBING ANESTESIOLOGIA
CRM/PR 18906 | RQE 13058 

Leia mais na edição impressa.

Relacionadas