No Bico do Corvo
Guarda Municipal
O clima desde já anda tenso na Câmara de Vereadores em razão da sessão que acontecerá na próxima terça-feira, quando será votada a Reforma da Previdência. Diretores do Legislativo já estão correndo para pedir reforço da Guarda Municipal de forma “preventiva”. Os ânimos ameaçam esquentar.
Voto a voto
O governo vem contando os votos e ainda vê risco da proposta da tal reforma parar na Câmara. A pressão por parte dos servidores certamente vai aumentar nos próximos dias e os vereadores já estão sendo marcados um a um, sendo cercados pelo caminho dizem. Para a prefeitura, cada voto conta.
Economista e Professor
Uma das contradições a ser resolvida é a do vereador Adnan El Sayed, que tem defendido com unhas e dentes a educação pública, mas como economista sabe que uma reforma deve ser feita para sanear as contas públicas. Como será que vai votar?
Nos bastidores
Alguns vereadores da base também são servidores públicos, como o caso do Kalito, que provavelmente vai acompanhar o voto do governo. Mas ele tem meio que se escondido da pressão por parte dos colegas. A política é a arte de vencer as contradições…
Itaipu novamente
Todo mundo quer saber quem serão os outros diretores da Usina. As atenções estão voltadas para os cargos de Administração e Finanças, por onde passam as contratações e os recursos. Um grupo defende técnicos importados e outro, políticos paranaenses em cada uma das posições.
Porto Seco
Outro imbróglio tem sido a implantação do Porto Seco em Foz. Muita gente quer o entreposto na cidade, pois gera empregos e dinamiza a logística, mas ninguém quer a estrutura no quintal de casa, porque caminhões chegando e partindo o dia todo geram algum nível de incômodo. E quando há greve? Pensa a bagunça. Bom, difícil é saber quando “não” há greve dos alfandegários.
Um ano depois…
Muita loucura imaginar que neste mundo em que vivemos, tão cheio de tecnologia e avanços, um país pode simplesmente invadir o outro e tomar territórios para si, como o restante do planeta não se importasse e nada fizesse. Isso precisa acabar. Não há mais lugar para essa prepotência.
Não dá para entender
Lembrando um ano de guerra ou de invasão dos russos em território ucraniano, muita gente ainda nem sonha entender a razão. E o pior é que é mesmo difícil entender. A Rússia é o maior pais do mundo; tudo o que há na Ucrânia, em matéria de riquezas naturais, existe em dobro em várias regiões russas; é um conflito imbecil.
Brasil se metendo
Por incrível que pareça, a proposta de paz que mais seguiu em frente foi a brasileira, arquitetada à pedido do presidente Lula. O reconhecimento dos lados conflitantes surgiu justamente pela neutralidade do Brasil, em não deixar a balança pender para um lado ou outro. Nosso país atua muito no campo humanitário e abriu as portas para cidadãos ucranianos. Isso aconteceu de um jeito, que muitos não querem mais saber de voltar. Pelo contrário, estão pensando e trazer parentes e amigos. O Brasil possui mesmo essa vocação me mãezona, abraçando a todos que surgirem.
Terras indígenas
Se alguém acredita que o garimpo e garimpeiros vão deixar barato a duralex do governo se engana. Aliás, se não usarem pulso firme nas ações, correm um sério risco de enfrentar ações de guerrilha, coisa que faz muito tempo não se escuta falar no país. Quem viveu os anos 70 e andava informado, sabe a dificuldade que foi o governo dominar a região do Araguaia. A diferença é que as terras Yanomami, em Roraima, configuram um terreno muito difícil para um conflito armado. Os recentes atentados às bases de operações colocaram os militares em alerta.
Dona Zambelli
A entrevista da deputada ao jornal Folha de São Paulo bateu recordes de leitura. Para os bolsonaristas ela é a “traíra” da vez; do outro lado, dizem que não é absolutamente nada. Está isolada na Câmara e dependendo, corre até o risco de perder o mandato.
Pose
Segundo dizem, Jair Bolsonaro não leu a entrevista e disse que também não está interessado em ler. Pudera, ele ainda deve sentir o perfume da deputada, sua papagaia de pirata mais conhecida, sempre no ombro do ex-presidente, aonde ele fosse. Há quem garanta que isso foi o máximo que ela conseguiu fazer, além de agitar e causar tumulto, como no episódio em que correu atrás de um jornalista, de arma em punho, numa das áreas mais nobres da capital paulista. Muita gente assegura que aquilo marcará o fim de carreira da deputada.
E vai chover
O Corvo deu uma espiada nas previsões do tempo e se depender disso, não haverá um raio de Sol firme nos próximos 8 dias. Março vai chegar mandando água e pesada dependendo o local. Infelizmente a faixa litorânea não escapará dos temporais. Um drama para moradores e pessoas que pensavam viajar depois do Carnaval.
ChatGPT
Falaram tanto na ferramenta e as maravilhas que ela pode criar, que o Corvo resolveu testar. O resultado é que a “inteligência artificial” apenas resultará, se a cabeça humana for boa. O segredo está em quem faz a pergunta e não apenas na resposta do computador. É sim uma baita revolução, mas ainda não é capaz de fazer tudo sozinha, sem as chaves e comandos humanos.
Maravilhas
Os “chat’s”, por exemplo, serão facilmente detectados por pessoas que analisam textos e que decifram o DNA dos autores. No teste, o Corvo precisou modificar várias íntegras, trocar verbos e substantivos. Mas isso vai mudar, porque a inteligência artificial se arruma, ou seja, vai se aperfeiçoando por meio das informações que passa a receber dos usuários. Pelo momento não passa de uma boa ferramenta de pesquisa, bem mais avançada que o Google e muito fácil de usar. É bem fácil de baixar também e pelo momento é gratuita. Quem gostou pode ir preparando o bolso, porque o acesso será cobrado.
Peixes
Corvo dos céus, ontem fiquei com água na boca só de olhar a capa do jornal, com aquele peixão bonito, aparentemente fresco. Olha, faz muito tempo que não vejo sair nada assim dos nossos rios Iguaçu e Paraná. Na última vez que fui procurar um dourado para assar, desisti, porque custava uma fortuna. E a notícia de que haverá um aumento nos pescados mexe com quem pretende mudar o cardápio na quaresma. Percebo que a á sardinha em lata ou lambari frito.
Marcos V. J. Castilho
O Corvo responde: prezado, o peixe fotografado e impresso na capa do GDia é um salmão, espécie que aprecia a água gelada e é importada do Chile ou Canadá. O preço também não anda em nada barato. O problema do Corvo é outro, uma vez que é chegado em bacalhau. Está cada vez mais difícil encontrar a iguaria salgada, aos moldes de antigamente. Há o produto em caixas, mas elas estão fechadas e no momento em que são abertas vem a surpresa: um pedaço é razoável e os restante não vale absolutamente nada. Quem gosta de rabo de bacalhau é o gato.
Carne baixou
Muitos, mesmo sendo religiosos e levando as regras cristãs à sério, deixam as carnes bovinas de lado apenas na Semana Santa. Acontece que alguns cortes estão bem mais acessíveis e isso se dá à demanda, uma vez que muitos mudam o cardápio para pescados. O Corvo já garantiu a picanha de amanhã, estava a preço convidativo. Todos os açougues e supermercados estão trabalhando promoções e descontos.
O que é caro
Quem for aos supermercados e levar crianças precisa cuidar antes de passar pelos túneis de chocolate. Em algumas redes os preços estão exorbitantes, muito caros mesmo. Olhando para isso, não foi surpresa saber que aumentará a quantidade de fábricas artesanais. O povo compra o chocolate em barra, implementa com outros produtos e técnicas e sai vendendo. É uma opção para ganhar um dinheirinho.
Bivalente
A vacina começará a ser aplicada e mais uma vez surge o choro de quem não acredita na imunização. Uma barbaridade! Não basta o número dos óbitos e pessoas sequeladas ao contraírem a doença? É difícil lutar contra a ignorância.
Iluminação Solar
Corvo o que você escreveu é verdade. A energia captada das placas solares é mesmo eficiente e reduz um monte a conta de luz, mas para dar um bom resultado, é necessário contratar uma empresa responsável e que garanta o serviço. Como sabemos, há muitos profissionais capazes, mas sempre surge uma ovelha negra no rebanho. Te garanto que paguei duas vezes pelo serviço.
Paulo Cesar A. Rodrigues
O Corvo responde: fica um pouco chato a gente informar aqui quais são as empresas mais qualificadas, mas isso não é difícil descobrir. Para começo de conversa, o serviço precisará ser habilitado pela Copel e deve haver um credenciamento para isso. Pesquisar é tudo.
Perturbação
A vizinhança do Corvo trava uma guerra nos grupos de bairro. Há uma espécie de condomínio para estudantes e o som é alto, incomodando o povo do lado de fora das quitinetes. Essa meninada precisa prender o conceito de “república” onde a regra número um é não arranjar encrenca. A Lei é clara, perturbação é crime e dá multa e até cadeia.