No Bico do Corvo
O caso Do Val
Quer barbaridade hein? Esse tal Daniel Silveira não é mesmo fácil. Se bem que terá um bom tempo para pensar como será a vida, olhando os ipês florirem pelo quadradinho. Mas o que estranha é o senador renunciar em razão do caso, sobretudo quando lhe é assegurada a imunidade. Essas denúncias vão e voltam. Mas aqui entre nós, os detalhes são escabrosos. Se é verdade que há mais pessoas dispostas a narrar fatos similares, a coisa vai mesmo ficar bem feia para o lado do Bolsonaro.
Portas abertas para o Turismo
É o que dizem todos os ministros quando assumem a parta. Mas passa o tempo e pouco acontece. Isso só vai mudar, de fato, quando incrementarem um orçamento robusto no setor, discutido amplamente com a sociedade, afinal de contas milhões sobrevivem das atividades.
Negócios volumosos
Faz bastante tempo escutamos que o Turismo é a atividade mais rentável no Planeta e isso vive saindo da boca das autoridades inclusive. Bolsonaro mesmo repetiu várias e várias vezes, como fizeram Lula e Dilma em seus governos, mas cadê os investimentos?
Bancada de Foz
Como Foz do Iguaçu é uma cidade que pretende se tornar “turística” na plenitude, há vários projetos em desenvolvimento e nas mãos dos deputados, como é o caso do Vermelho que trabalha a implantação de cassinos. Parece que há uma boa vontade do atual governo em levar isso adiante, o único problema é as partes conversarem, ou seja, Vermelho pertence ao PL, partido de Bolsonaro, mas pode ser, tenha embarcado na canoa do Centrão. Prover o desenvolvimento é o discurso do deputado, independentemente da ideologia. Mas a bancada também possui o Giacobo e em breve contará com Luciano Alves. Foz tem tudo para encher a prateleira do Turismo de novos projetos.
Audiência
Se cada cidade organizar audiências públicas, envolvendo o setor público e privado, envolvidos com a causa do Turismo, não vai demorar para surgir um novo documento. Aliás, a Secretaria de Turismo está para lançar o resultado das últimas reuniões. Vamos ficar de olho. Possivelmente, nenhuma cidade no país mantém tantas frentes ativas no segmento, com novos parques temáticos e ampliações, hotéis, empreendimentos de lazer e entretenimento, é muita coisa, convenhamos, a nova ministra deveria passar uns dias na cidade, como certa ocasião fez o Walfrido Mares Guia.
Rumo ao Senado!
Não é novidade que as vereadoras Yasmin Hachem e Anice Gazzaoui têm atuado juntas e bem unidas na Câmara. São as “gêmeas siamesas” do Legislativo. Elas se dão bem nas vitórias e nas derrotas, mas na última sessão a situação descambou de vez. Após a fala da Yasmin na tribuna, Anice teceu elogios e comentou: “o discurso da Yasmin foi de uma Senadora”. Quem sabe daqui uns tempos Foz poderá ampliar a bancada em Brasília? Quem sabe não sai da cidade uma nova “presidente” da República!
Sessão morna
Quem esperava uma sessão cheia de emoções, tipo “trem fantasma” ou “montanha russa”, ficou só na vontade. O único momento mais “animado” foi quando votaram um requerimento do vereador Márcio Rosa, em que o Alex Mayer, que é o Líder do Governo se manifestou. Mas, mesmo assim a fala foi do tipo mamão com mel. Uma vereadora da base chegou a sussurrar “tamo bem de líder, hein?”
Chico de olho
Contaram para o Corvo que o prefeito Chico está com um olho no gato e outro na Câmara. Pediu uma avaliação completa dos gastos em todos os setores, secretarias, autarquias e fundações e ao lado, quer um relatório da atuação de todos os vereadores aliados. Tá certo ele, afinal de contas entrou nos dois últimos anos de administração.
Comunicadores
Em Foz, os movimentos eleitorais já começaram faz tempo. Há gente de todos os partidos tentando beliscar indicação para disputar a prefeitura, mas há dois nomes que podem surpreender e são de comunicadores: um é o do suplente e quase deputado Luciano Alves. A votação o qualificou para encarar a disputa na cidade e de certa forma a suplência não o amarra tanto em Brasília, sabendo que se der algo errado na relação entre o governador e o dono da vaga, ele terá que voltar para Foz. O outro nome é o do advogado e multimídia Airton José de Jesus. Ele diz textualmente que não quer saber do assunto, mas o povo alimenta a esperança de que em alguma ocasião, Airton resolva arregaçar as mangas.
E o que vai acontecer?
Possivelmente os novos nomes levem alguma vantagem no cenário uma vez que a política está em transformação. Por onde se vai, ouve-se a palavra “renovação”. Isso deve ser um ponto analisado pelo prefeito Chico Brasileiro, porque logo ele precisará decidir para quem “emprestará” a máquina municipal, que faz muito votos se for bem usada.
O vencedor é…
Nas lides políticas, mesmo depois de muitos exercícios, apenas um nome aparece com firmeza para a substituição de Chico: é o amigo, fiel escudeiro e vereador Ney Patrício. Ele contaria com o apoio da maioria dos secretários, assessores, aliados e também da dona Rosa. Só um ou outro vereador não concorda e os motivos são óbvios: a cobiça pelo cargo e em entrar na disputa. Pois o Corvo escreve: dependendo o nome, isso será um tiro no pé. Tem gente que mal assume a vaga de vereador e o sangue véio sobe na cabeça; entra no comboio e já quer sentar na janelinha.
Falar na janelinha…
Um nome que corre por fora e que leva alguma vantagem é o do vereador Adnan El Sayed e o Corvo explica: apesar de bicudo com o governo municipal, ele é energizado pelo deputado e patrício Hussein Bakri, “o” braço direito número 1 de Ratinho Júnior. Esse diálogo com Bakri e Adnan encafifa a cabeça de muita gente na prefeitura, pois aponta que mais na frente, pode acontecer uma ruptura com o governo estadual. Ou o Bacri estaria apostando no Adnan apenas pela ligação das origens? “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”. Foi a diarista que trabalha na casa do Corvo que usou a frase esses dias, para um outro assunto. O Corvo espantado quis saber mais e, segundo ela foi a filha quem ensinou. “Quem escreveu isso foi um tal de “Cuiquispire”, e as sábias palavras foram proferidas por outro tal de Omelete”.
Shakespeare e “Hamlet”
Bom, muitas coisas que acontecem em Foz do Iguaçu dificilmente seriam explicadas pelo autor e menos pelo personagem, apesar do pleito filosófico. Alguém vai também perguntar: “existe braço direito número um? Se é braço direito, quer dizer que já é o preferido, não acha Corvo?” Depende, se o cabra for canhoto, por exemplo, as coisas mudam de figura. No mais, um governo como o atual, no Paraná, é visto como uma espécie de divindade indiana, cheia de braços. Ratinho possui uma meia dúzia de braços direitos.
Quem ouviu o Adnan
Alguém disse ao Corvo que estava em um determinado local e o vereador Adnan apareceu, sozinho. Quando começou a falar, deu uma aula de economia e falando uma língua que todos entendiam. “As pessoas ficam muito impressionadas”, disse o amigo do Corvo. Mas o vereador sabe que só falar bem e ser simpático não é o suficiente para ingressar na savana iguaçuense, repleta de velhas hienas sorridentes, leões desdentados e cobras cegas, as que modem até os aliados e depois dão a desculpa. Para sobreviver na política local é necessário ter disposição, discernimento e um saco maior que de Papai Noel.
E a Itaipu?
O Corvo já nem olha mais a mensagens, de tantas pessoas perguntando quando é que o Enio Verri vai assumir a Binacional, se com ou sem Lula, e se o deputado já deixou a Câmara e essas coisas. Bom, se passaram apenas dois dias da nova legislatura, vai ver ele quer acentuar um gostinho na atividade parlamentar, antes de deixar Brasília. Em verdade, segundo informações, o deputado precisa aguardar os trâmites da nomeação. Mas logo teremos notícias.
Com o Lula
É possível que o presidente Lula marque mesmo presença, afinal, sempre batia cartão na fronteira. Passar por Itaipu, mais uma vez, é uma maneira de demonstrar o interesse nas negociações do Anexo C. Como publicado recentemente, o caldo anda um pouco fervente na questão da venda da energia do lado paraguaio, com a ANDE errando os números desde 2018, pensa? É um prejuízo que vai para o bolso dos brasileiros e que segundo um relatório, está beirando os 10 bilhões. A posse de um novo DGB é oportuna para estender o tapete das boas relações, acertar os ponteiros e colocar essa fatura em dia.
Belíssima homenagem
A morte da jornalista Glória Maria impactou a todos, não apenas quem milita na área da comunicação. A salva de aplausos ao final do Jornal Nacional causou um contágio em toda a população brasileira. Gloria merece todas as nossas homenagens.
Para variar
O “contraditório” faz parte da vida, afinal escorregamos aqui e ali, porque a estrada é longa e cheia de encruzilhadas, becos escuros e surpresas. Mas, até alguém aparecer, esculhambando e tentando comprometer, com grosserias e asneiras a imagem daquele que merece apenas elogios, isso a gente não tolera. É fazendo esse tipo de coisa que a face maledicente se revela e nos mostra a qualidade, mesquinhez e imbecilidade do crítico. O pior é que essas ofensas surgem de pessoas que mal sabem escrever ou completar uma frase sem que tenha erro grave da língua portuguesa, trocando “ç” por “s”, com acentuação ridícula e expressão lamentável do pensamento. Francamente. E isso acontece o tempo todo.
Terra sem Lei
A Internet não é isso, um lugar onde podem expressar o que bem entendem. Há um marco legal e eles está sendo a cada dia aperfeiçoado. Não se trada de “enquadrar” os usuários, limitá-los de expressar livremente o que querem, mas de educar civilizadamente, por meio do comportamental social e correto. É perfeitamente possível utilizar os meios eletrônicos sem a prática de crimes contra a honra, ou por meio de racismo, homofobia e outras atrocidades. É certo que a sociedade vai identificando quem faz isso, há denúncias todos os dias, mas é um processo lento. Há pessoas que se expressam equivocadamente por falta de conhecimento, mas os que fazem isso propositalmente precisam pagar perante a Justiça. Taí um assunto para pensar no final de semana.
Fim de semana
Parece que a chuva dará uma trégua nos próximos dez dias e com calor. As temperaturas alcançarão o pico do verão, ocasionando aquele mormaço bom de aumentar a conta de luz! Quem vive sem o ar-condicionado? Mas a boa notícia é que este ano, o ar fresco deve chegar um pouco antes, lá por meados de março. Tomara. A todos um bom fim de semana!