No Bico do Corvo

Burrice escancarada

Nada, absolutamente nada, ajudou mais o Lula em sua terceira empreitada do que Jair Bolsonaro e sua trupe da algazarra. Se o petista trouxesse ao mundo a Liga da Justiça, formada por uma penca de super-heróis, não conseguiria tanto sucesso. Que barbaridade. Olha no que a besteira de quebrar Brasília está se convertendo: a união de todos os poderes e o apodrecimento da direita. Não vai demorar, haverá pessoas se escondendo da ideologia.

 

Habilidade e jogo de corpo

Nem se precisaria de tanta habilidade no cenário político, para emplacar vitórias seguidas; a maioria repudia veementemente a brutalidade e a depredação. Chega a ser difícil acreditar que Bolsonaro seria tão infantil em apoiar a bagunça. Tem gato na tuba. Bom, bem feito. Perdeu as estribeiras e o controle. A cada dia longe do país, mais complicado será reorganizar a direita. O resultado das eleições nas casas legislativas é um reflexo disso.

 

O resultado

Na Câmara, direita, esquerda e centro apoiaram o Lira, não se pode atribuir a isso uma derrota ao Bolsonaro, até porque não havia outra saída. Mas no Senado, o placar foi consternador. Havia sim um vento de vitória, mas que mudou de direção em razão das articulações do governo. A palavra “traição” é a que mais se destaca no vocabulário político dos senadores radicais de direita. Como o voto foi secreto, os fantasmas só se revelarão com o tempo.

 

Sempre as promessas

Impressionante como os discursos nunca mudam. Certamente quem trabalha na redação disso, pesquisa falas antigas. Lira repetiu várias frases de Ulysses, ao entoar a vitória da democracia. Haja exaltação em tantas falas.

 

A tristeza do Bolsonaro

As notícias da terrinha não são em nada favoráveis ao Bolsonaro. É uma paulada na moleira a todo momento, uma atrás da outra. Não há um dia que um fato novo não mexa com o ânimo do seo Jair. Valdemar Costa Neto disse, ao visita-lo nos EUA, que estava na capa da gaita, como dizia o saudoso gauchinho Adair Leandro.

 

Vai sobrar

Um escândalo sonda o ambiente da revolta, o senador Marcos do Val, do Espírito Santo renunciou e disse com todas as letras que foi coagido por Daniel Silveira, na presença de Bolsonaro a aplicar um golpe na Democracia. O problema é que outros políticos ameaçam seguir na mesma linha. Isso sim pode mover uma onda bem difícil do ex-presidente surfar.

 

Daniel volta à cova

O ex-deputado Daniel Silveira voltou a ser preso pela PF e por ordem de seu maior algoz, o ministro Alexandre Moraes. Não será fácil para ele, porque é acusado de uma porção de ações suspeitas aos ocorridos em Brasília. Depois do que disse o senador Do Val, então… É o que dizem também alguns endereços eletrônicos, que pasmem, antes o elogiavam. Ruim é o Corvo elogiar o massaranduba.

 

O ódio dos outros

Os envolvidos nos atos de depredação e vandalismo no mínimo devem se preocupar com o que virá, porque deputados, senadores, ministros do STF, todos bateram duro na tecla de que os acusados pagarão caro, os baderneiros e seus financiadores. Isso vai longe.

 

Quantos?

Segundo a análise de quem acompanha os processos, é certo que cerca de 500 pessoas sejam responsabilizadas pela confusão, umas mais que as outras. Fazendo uma média, a cana será de no mínimo 5 anos, até pelo bom comportamento. A brincadeira vai custar caro.

 

Brincadeira?

É o que testemunham alguns vândalos. Dizem que foram para Brasília para uma coisa e acabaram fazendo outra. O modus operandi dos organizadores do movimento de 8 de janeiro demonstra isso: enganaram brutalmente a massa de manobra. Depois que o povo se converte em turba, fica complicado segurar.

 

O tal George Santos

Que barbaridade hien? O carinha elegeu-se deputado nos Estados Unidos, mas contaram para o Corvo, que ele ensaiou tentar vaga na Câmara, em Brasília. Isso foi nos tempos que viveu alguns anos no Brasil. O George está dando a maior dor de cabeça nos Republicanos de lá, querem expulsá-lo do partido. Os Democratas, por sua vez, se deliciam. A novidade é que o deputado está tentando encontrar Bolsonaro, que ainda está na casa do lutador, na Flórida.

 

Alagamentos

A gente reclama de Foz do Iguaçu quando chove, mas um amigo do Corvo disse que ficou preso mais de seis horas na Regis Bittencourt, por causa de um acidente e alagamento, bem próximo de São Paulo. Viajar com chuva e nesta época do ano, é bucha pura, quando não cai barranco, a pista submerge.

 

Ato Solene

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu teve um dia de festa com o início da nova gestão da Casa, depois da vitória do grupo que levou João Morales à Presidência. Muitas autoridades, inclusive da Prefeitura, estiveram presentes. Segundo uma confidência, algumas pessoas que aparecerem foram de fato uma surpresa. Isso está causando uma releitura nas tratativas.

 

Desfile de celebridades

Secretários, diretores, presidentes de entidades e representantes de diversas religiões foram prestigiar a nova Mesa. Só faltou o Prefeito. Aqui entre nós, ele deve ter optado por não acalorar muito o clima, é bem o estilo “Chico de ser”. O coronel Jahnke fez as vezes de representante.

 

Pediu união

O representante da Prefeitura pediu paz e união entre o governo e o Legislativo, mesmo sabendo que alguns vereadores não querem lá saber de amizade, aperto de mão, beijo e abraço no Chico. Mas o tempo pode mudar isso. Pelo menos é o que o Chico deve esperar.

 

Reformas

Chico, segundo disseram ao Corvo, parece um Big Brother no “quarto do líder”, olhando para as fotos das pessoas que o cercam, no poder, e quem poderão assumir determinadas funções. A reforma tem essa cara.

 

Piá pançudo

Alguém pode perder o cargo e fez pose de piá contrariado, de braços cruzados, com o umbigo aparecendo. Que tristeza hein? Acha que é nomeado apenas para receber salário? Precisa desempenhar, do contrário a fila anda. Se há uma coisa que o povo não tolera, é indicado político se jogar nas cordas, bancar o presunçoso, sem honrar o dinheiro do contribuinte.

 

Cadeia de primeiro mundo

El Salvador constrói um complexo penitenciário gigantesco, capaz de deter 40 mil anjinhos de uma vez. A novidade é a tecnologia, limpeza, ordem e atividades de todos os tipos para os hóspedes. A unidade atende vagas de outros países, a começar pela segurança máxima. Há ajuda internacional para a construção de mais presídios assim. O Brasil, cuja população carcerária supera os limites, pensa em testar a prisão salvadorenha. Será que é para lá que irão os revoltosos bolsonaristas?

 

Ai, a Coréia d Norte

Era o que faltava, o líder falastrão coreano aparecer, ameaçando o ocidente de novo. Para ele, os E.U.A e aliados ultrapassaram a “linha vermelha”. Uma coisa é certa, norte-americanos e europeus tem lá um certo medinho da Rússia, mas a Coréia do Norte não assusta em absolutamente nada. Essas provocações servem para as potências demonstrar força, fora do foco da guerra entre russos e ucranianos. Um perigo.

 

Sem Glória

O jornalismo perde uma das suas principais figuras. Glória Maria teve uma carreira brilhante, sempre lutando contra preconceitos, uma luta diária para uma mulher negra e de origem humilde. Batalhou muito para conquistar os degraus da fama. Uma guerreira brilhante, um ícone que inspirou muita gente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *