No Bico do Corvo

Tocou terror

O ministro Alexandre de Moraes quer acabar definitivamente com os atos e manifestações que inspiram o golpismo. A PF realizou megaoperação na quinta-feira, mas segundo uma informação, as investigações seguem normalmente e o trabalho de inteligência também. Isso identifica os “financiadores” dos movimentos, logo, quem investiu no fechamento de rodovias e depredação, pode se se preparar; o camburão vai chegar.

No Batalhão

Na tarde da quinta-feira o Corvo passou pela concentração de bolsonaristas e estavam todos em frente ao quartel, apreciando o que acontecia no lado de dentro, com os soldados em formação de frente para a Bandeira. No lado oposto tudo seguia igual, sem esboçarem preocupação com as determinações do ministro do STF. Até os mais radicais andam um pouco quietos nos últimos dias, vai ver é em razão das denúncias de agressão a transeuntes.

Até quando?

Um manifestante disse a este colunista, naturalmente pedindo para não ser identificado, que o movimento seguirá ocupando a área indefinidamente, mas muita gente pensa em “debandar” depois do dia 1, “se o Lula for empossado normalmente”, disse. Mas como é que não seria? Os dias vão passando e as chances de um golpe diminuindo. Ontem, por exemplo, os caminhões de mudança estavam entrando no Palácio do Planalto.

O que fazer com os presentes

Dizem que o presidente Jair Bolsonaro está coçando a cabeça para lidar com todos os presentes que ganhou ao longo do mandato. Alguns são muito bizarros e do tipo “tranca-canto”. Há um protocolo que diz que nada é pessoal e por isso, deve ser guardado, pois foi entregue à figura constitucional do Presidente da República. Entre os mimos há a Harley Mito, uma escultura de motocicleta em madeira, maciça, que chega a pesar quase meia tonelada. “Não vai caber na casa que o seo Valdemar alugou”, disse um apoiador.

É um dilema

Todos os presidentes enfrentam situação assim. As pessoas entregam presentes com imenso carinho e depois de aceitos, são guardados em depósito. Se Bolsonaro deixar a moto feira de troncos, certamente vai virar lenha de churrasco. 

Na Câmara

É, as coisas mudam. Disseram ao Corvo, que a situação estava tão sob controle, que a situação nem conversava mais com os vereadores, acreditando que não haveria chances de mudanças no Legislativo iguaçuense. O problema é que do outro lado o povo não parava de articular. O recém chegado Marcio Rosa, por exemplo, mal teve tempo de entrar no gabinete que era do Maninho, ficou o tempo todo mexendo os pauzinhos para formar uma chapa contra a reeleição de Ney Patrício, por sua vez, apoiada pelo governo. E deu o João Morales.

Nos bastidores

Há muitas interpretações sobre essa eleição na Câmara, umas podem ser descartadas, outras nem tanto. O fato é que houve articulação pesada por fora. Ontem diziam que o Ney Patrício se mostrava tranquilo, e de certa forma expressava alívio, falando que pensava mesmo em mudar de ares. Mas ele não vai tirar o olho da disputa municipal; é ainda (asseguram) o principal nome na lista de Chico Brasileiro para a sucessão. 

Pânico na madrugada

Alguém fez um relato de apavorar acerca do bang-bang ocorrido no Jardim São Paulo. Pensa dois caras correndo pelas ruas, um atirando no outro? Claro, as balas foram resvalar nas residências e por sorte os moradores não foram atingidos. Dizem que foi um horror.

Para o alto

Eita mania que esse povo tem de dar tiros para o alto para festejar eventos ou jogos de futebol. A bala é de chumbo, pesa, sai do cano incandescente e lá pelas tantas perde força e cai. E vai cair em no mato, no telhado de alguém e pode sim acabar causando vítimas. Assim são as “balas perdidas”, que em geral encontram um alvo inocente. Em finais de ano, a gente precisa arranjar guarda-chuva de aço.  

Crimes em Foz

Corvo, a Polícia Civil orienta a população sobre a importância em representar os crimes. O que você acha disso, no fim das contas não vai acabar sendo mais perigoso? Porque uma vez denunciei um cara que batia na mulher e quase acabei apanhando também. É importante representar, a gente sabe, mas na prática não é bem assim.

L.H.B (A leitora pediu para não ter o nome publicado)

O Corvo responde: prezada, o cidadão precisa confiar na Lei e na Justiça. Não representar dá no mesmo que consentir. Pessoa que vê a vizinha apanhando ou presencia um crime e não faz nada, prevarica e pode até ser responsabilizado por isso. Crimes devem ser denunciados. As autoridades pedem a representação após o B.O., para a instauração de inquérito e isso é muito importante.

Camboriú imprópria

Fazem de tudo para comportar os banhistas em Balneário, alargam a praia, as avenidas, as calçadas, criam estacionamentos e de tudo um pouco, para a temporada de verão. Só não cuidam bem do esgoto. Quem entrar no mar, em Camboriú, corre sério risco de contaminação, pois o índice de coliformes fecais é enorme. Não adianta usar roupa de borracha; o marzão está infestado de micróbios. Como sabemos, centenas de famílias iguaçuenses se mudam para lá na temporada e não custa reforçar os avisos.

Mão de obra

Corvo é um sufoco conseguir gente para alguns tipos de serviço em Foz do Iguaçu. Roçar lote então, é coisa de deixar a gente maluco. E o povo se queixa de não ter serviço. Veja, eu tinha um rapaz que fazia a limpeza, mas ele envaretou e caiu na cachaça. Daí fui atrás de uma empresa, pediram para eu contratar uma caçamba, porque não teriam como carregar o mato. A caçamba chegou e o povo da limpeza não. Um terror isso, aí disseram que não podiam mais e coisa e tal. Esse setor de serviços em Foz é bem irregular.

Natya Fernandez

O Corvo responde: prezada, é complicado isso. Não pense que o Corvo não enfrenta essas situações. Mão de obras sempre foi um problemão na cidade e em finais de ano é bem pior, porque todo mundo pensa em limpar os terrenos e os jardins ao mesmo tempo. O Corvo resolveu o problema: comprou uma foice, uma enxada e bora carpir o lote. No começo é um pouco desanimador, por causa do calor, mas a gente acaba acostumando. É só pensar que está fazendo um crossfit.

…no futebol…

Os palmeirenses estão tristes, o craque Endrick foi vendido ao Real Madrid por quase meio bilhão de reais. O valor se aproxima, porque além do passe, de 70 milhões de euros, há impostos, taxas, comissões e encargos. O futebol se renova assim atualmente, os talentos vão jogar na Europa.

…e na Copa…

…e quem diria, Messi e Mbappé são empregados da família real do Qatar, que é dona do Barcelona. A seleção do país não avançou para as oitavas, mas a disputa pela final é protagonizada pelo investimento do emir, ou seja, o negócio de bancar a Copa foi bom até nesse sentido, de supervalorizar a negociação de atletas.

É amanhã

A final da Copa possui vários aspectos e provavelmente seja a maior transmissão esportiva de todos os tempos. Além do caneco, saberemos quem foi o melhor jogador, medalha disputada justamente entre os camisas 10 da Argentina e França. O Corvo conversou com vários amigos no intuito de medir a temperatura, e é impressionante a mudança de espírito com relação à seleção argentina, quase que totalmente apoiada por brasileiros. Não faz muito tempo, acontecia o contrário, como a rivalidade entre palmeirenses e corintianos, se chance de acerto. Isso mudou. Tomara um dia, nossos vizinhos torçam para os canarinhos. Aí já é pedir muito.

Cardápio

O que será teremos amanhã para o almoço, uma parrilhada típica, ou um ratatouille? O Corvo vai improvisar um pouco dos dois, colocará umas tiras de carne na grelha, rodeadas de legumes. Com o preço dos produtos, o jeito é apelar para a criatividade. Bom, podem comparar, em alguns locais o carvão é mais caro que a carne, proporcionalmente. Então vamos curtir o jogo e o final de semana, sabendo que o Natal já é no outro domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *