No Bico do Corvo

Na Copa

Corvo, li seus prognósticos futebolísticos eu arriscaria o palpite de que o Brasil deve enfrentar Gana nas oitavas de final. Será uma pedreira das mais terríveis. Eles jogam um futebol compassado, com um toque de bola que está chamando a atenção do mundo. Francamente, era bem melhor encarar o Uruguai.

Francisco M. B. Silva

O Corvo responde: prezado nunca, em hipótese alguma, é melhor encarar o Uruguai. Eles voam em campo, e isso daria ao Brasil outro ritmo de jogo, o que ainda não vimos na Copa. Contra uma equipe como Gana, a camisa canarinho pesa e muito nos adversários. Em todos os casos está bem difícil acertar quem será o adversário da Seleção Brasileira.

Mais na frente

Prezado Corvo, em todas as copas eu brinco de exercitar o futuro. Dei uma seguida no caminho da nossa seleção e, tudo indica que se passarmos pelas oitavas, poderemos encarar ninguém menos que a Espanha, que anda comendo a bola. Se a gente passar, teremos virtualmente a Holanda, de novo, ou na pior das hipóteses a Polônia ou Argentina (tudo depende do resultado dos jogos de ontem, que não deu para esperar). Ainda nesse otimismo, se chegarmos na final, corremos o risco de encarar França ou Portugal! É mole? 

Fábio B. Noronha

O Corvo responde: eita o exercício foi bom, mas o leitor jogou com as possibilidades do mais bem colocados nos grupos. O que sabemos é que acidentes sempre acontecem no percurso e as zebras estão soltas. As bolsas de aposta internacionais avaliam uma equipe africana prosperando. É onde o futebol aparentemente inovou. Mas vamos continuar torcendo. Teremos um belo caminho pela frente. Se forem esses os adversários, que venham! 

Quem é o craque?

Será difícil a escola do melhor jogador do Mundial. São tantos nomes e figuras emergindo no futebol, que não dá muito para arriscar palpite. Para o Corvo, Cristiano Ronaldo é o que mais se destaca e sabendo que esta será a sua última Copa do Mundo, está vestindo a lusa como nunca. Impressionante a velocidade do atleta, beirando os 40 anos.

Longevidade

O Corvo lembra muito bem a Copa de 70. O técnico João Saldanha foi demitido em razão de encrenca com alguns jogadores, entre eles Dada Maravilha e Pelé. Bom, o presidente Emilio Garrastazu Médici, um fanático do futebol não quis saber de conversa e escalou o Zagalo na última hora. Pelé ainda não tinha completado 30 anos e já era considerado velho para entrar em campo. Hoje a média de idade é bem mais avançada. O Alfredo Talavera do México está em campo aos 40 anos e jogando muita bola. Não vamos longe, o nosso Daniel Alves está por completar a mesma idade. 

Desvio de atenção

Pois então sei Corvo, o povo está de olho na Copa e está deixando um pouco a coisa correr solta em Brasília. Você tem acompanhado as notícias de lá? A coisa não está tão tranquila, com os militares insubordinando e o Lula conversando até com Bolsonaristas. É bom não perder os assuntos de vista. Novidades podem acontecer.

G.L.L (O leitor pediu para não ter o nome revelado

O Corvo responde: prezado, as novidades, pelo visto, acontecerão no plano da normalidade. Olhando para o ritmo normal haverá a diplomação e a posse. O que chama a atenção é a encrenca com o mercado, isso sim é um problemão, com o dólar subindo e as bolsas vivendo a gangorra, com muitas empresas perdendo dinheiro.

Carta apócrifa

Como pode, até isso andam criando: documentos apócrifos, golpistas e nome de militares. Claro que se quiserem, descobrem rapidinho o autor da carta que sacudiu os bastidores. Tem muita gente pedindo a cabeça do “artista”, dentro e fora das salas da transição. Até mesmo nos anais do governo há quem não tenha gostado da brincadeira. Ela pode custar caro.

Haddad na Economia

Prezado Corvo, porque será o presidente eleito não vai buscar um nome mais na área, alguém com bagagem, conhecimento e respeitado pelo mercado? Será que os economistas de primeira linha estão tremendo na base? Muita gente está fazendo essa leitura. Até o Haddad conversar com os banqueiros, empresários, sindicatos, etc… tudo bem,  mas segurar a batuta da economia, olha, isso chega a dar arrepios. O que será, o Fernando Haddad entende de economia?

João L. C. Vasconcelos

O Corvo responde: prezado, quando surgem essas dúvidas, o Corvo consulta o oráculo chamado Google. E pesquisando, sabemos que ele não é um zero à esquerda no assunto. É professor de Ciência Política da USP, é graduado em direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia. Foi analista financeiro de organizações bancárias, assumiu o cargo de secretário de finanças na maior cidade do país, São Paulo. Como ele exerceu o Cargo de Ministro da Educação, muitos acreditam que a praia dele é outra. Esse assunto ainda vai render.

Seo Valdemar

O presidente do PL continua derramando gasolina em volta da fogueira. Atiçar os bolsonaristas contra o sistema parece ser o que ele mais gosta de fazer. Isso ainda não vai acabar bem. Muitos aliados do presidente Bolsonaro não concordam com as manifestações golpistas e querem a todo o custo afastá-lo da zona de atrito. Vamos pensar: Bolsonaro será sempre um nome forte de oposição ao governo de Lula. Se atuar nas linhas democráticas pode ter sucesso. Apoio popular não lhe falta.   

Questões de popularidade

Ontem foi manchete: “popularidade digital de Lula dispara e Bolsonaro despenca”. E há algum segredo nisso? Bolsonaro simplesmente desapareceu das redes e o que surge em seu favor são ameaças e baboseiras agressivas. Isso não ajuda em absolutamente nada, apenas aumenta a onda de repulsa de cidadãos que esperam viver na normalidade.

Tragédia na estrada

Impressionantes as imagens do morro que desabou sobre a estrada no caminho para Santa Catarina. Caminhões e automóveis foram pegos subitamente e é até complicado imaginar tantos veículos num mesmo local, no exato momento do deslizamento; 21 veículos foram atingidos. Uma barbaridade! Pensa, o motorista faz a curva em velocidade e dá de cara com uma montanha derretendo na sua frente? 

Cúpula do Mercosul

O prefeito Chico deve viajar para o evento que acontece no Uruguai. Dentre outras ele quer trazer a próxima cúpula param Foz. O senhor Barakat, uma das pessoas que mais batalhou pelo Mercosul, defendendo Foz, defende a construção de uma sede permanente na fronteira. Francamente, melhor lugar não há. O Parlamento Europeu possui sede fixa, está na hora dos países da América definirem um local para as deliberações.

Novidades à vista

O Corvo precisa cuidar muito na hora de publicar as notícias, porque dependendo isso acaba atrapalhando, sobretudo quando se trata de furo, que faz a terra-tremer. Há algo em curso que pode fazer a alegria dos iguaçuenses. Não deve acontecer neste período, mas com certeza 2023 será repleto de bons presságios.

Movimentações políticas

O Corvo ficou sabendo de algumas reuniões que foram “causadas” para antecipar os movimentos em busca da eleição municipal. Ai, ai, ai, é muito pra cabeça da gente. Vamos respirar um pouco e pelo menos esperar passar o final de ano. Quem aguenta essa pressão dos políticos com faniquito?

Gente de fora

O pior foi saber que para discutir a eleição em Foz, chamaram vários deputados eleitos de fora, de cidades até distantes da fronteira. No dia que Foz se debruçar para analisar o futuro, deveria começar com gente que vive a realidade da cidade. “Importar” esses mancebos só atrapalham.

Travessia

Corvo, peguei a estrada e por pouco, muito pouco escapei do deslizamento. Estava perto de Joinville quando vi aquele monte de luzes piscando do outro lado da pista. Ao tentar retornar para o Paraná, precisei seguir o caminho pelo litoral e vi outra tragédia de anunciando: as balsas em Guaratuba apinhadas de caminhões, veículos muito pesados diga-se. Algumas chegavam a inclinar. Será que sai mesmo essa ponte? E outra coisa, demorou até para acontecer o desbarrancamento, porque isso estava sendo anunciado. O povo desmata, agride a natureza e depois essas coisas acontecem.

Zairo J. M. Leandro

O Corvo responde: prezado leitor, nesta época do ano, quando as chuvas começam a se intensificarem na serra, acontecem os deslizamentos. São lições antigas, mas difíceis de serem aprendidas pelas pessoas que ocupam as áreas. Serra do Mar não deveria ser comercializada e nem ocupada nunca! Sobre as balsas, o Corvo recebeu outras notícias dando conta do mesmo problema.

Abel da Banca

 Obrigado Amigos do 14º da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal ( na ponte da amizade ) e todos os amigos que se manifestaram de alguma maneira para encontrar a minha Moto. Deixo aqui, meus sinceros agradecimentos a cada um de vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *