No Bico do Corvo

Decoração

O Corvo tem recebido muitas “cartinhas” de pessoas reclamando a falta de decoração natalina em alguns pontos da cidade. Mas dando um giro na noite da segunda-feira, deu para ver que há muitos enfeites espalhados pela cidade, inclusive na Avenida Brasil, com trechos bastante iluminados e simpáticos.

 

Empenho

Faz quantos anos escutamos essa discussão sobre enfeitar a cidade e realizar eventos? Pode ser, isso não esteja na vocação da cidade e nem na vontade da população. Foz precisa discutir o seu espírito natalino e o que pode fazer para encontrar um modelo satisfatório. É procurar e encontrar. Um dia acha.

 

Reforma administrativa

Contaram para este colunista que o prefeito Chico Brasileiro anda com uma lista de CCs de um lado ao outro. Tem, segundo informações, conversado bastante com os secretários. Final de ano, indo para o último exercício de mandato, em ano eleitoral? Não é surpresa imaginar uma reforma, até porque não será candidato, mas precisará compor com alguém. Em condições assim alguns pacotes se adiantam. Se não reformar, a ameaça já resulta em eficiência, porque o povo pula miudinho. Mas como o Chico não é de ameaçar, ainda mais em período de festas de final de ano, qualquer surpresa ocorrerá só pela metade de janeiro, e olha lá.

 

Conversa reservada

Parece que a situação deu uma acalmada entre a prefeitura e o PT, que do nada, surgiu com a iniciativa de fazer oposição. Segundo parece, Francisco Lacerda andou conversando com alguém importante no Partido dos Trabalhadores, e, foi daí que jogaram uma água morninha nas tratativas. A máquina está se azeitando para as eleições.

 

E como fica?

Chico Brasileiro pertence ao PSD e deve permanecer na sigla até 31 de dezembro de 2024. Vai entregar a faixa no partido do Ratinho, garantem. Mas isso não quer dizer que concordará com a escolha do governador. Poderá usar a máquina e o povo da sua confiança na empreitada eleitoral. Difícil é saber em favor de quem. Em condições assim é que imaginam uma reforma, ou permanência dos aliados. Há uma aposta (quase) certeira: Chico deve apoiar candidato da esquerda. Dizem que já faz até parte dos planos do presidente Lula, que está para dar um telefonema por esses dias. Considerando que o Lula precisa conversar com 5.500 prefeitos, tomara não envie uma gravação…

 

Os 41

Dos cinco mil e quinhentos municípios brasileiros, 41 possuem mais de 500 mil habitantes e são encarados como um fiel da balança. No mapa da polarização, a direita controla boa parte das maiores cidades, mas os pequenos, se somados, fazem a diferença e é por aí que o PT e os aliados já estão trabalhando. Dizem que o seo Bolsonaro anda muito acomodado ultimamente e só quer saber de festa e andar de moto.

 

Encrencas

O que se sabe e muito é especulação, é sobre os arranca-rabos entre dona Michele e os bambinos do ex-presidente. Estariam brigando feio pela escolha de candidatos em várias cidades. Calma, Foz do Iguaçu não está na lista dos litígios. Segundo disseram, Bolsonaro já tem o seu candidato na terrinha.

 

Quem é o cabra?

O Bolsonaro já tem candidato em Foz, mas os candidatos não sabem ainda se terão o Bolsonaro, taí um pequeno detalhe no meio do caminho, mais ou menos igual a uma pedra. Explica-se: a direita parece estar lançando mais proponentes que a esquerda e o centro. Considerando um segundo turno, a eleição em Foz se condiciona a uma caixinha de surpresas. Até Paulo Mac Donald Ghisi deve pensar assim.

 

Vai que cansa…

Falaram tanto em Paulo, Sâmis e outros nomes das antigas, que isso meio que cansou o eleitorado. Fizeram pesquisa. Os “antigos” ainda lideram, mas outros nomes estão escalando o paredão, o que seria suficiente para uma incógnita divisão dos votos. É daí que verte o silêncio nos últimos dias.

 

Eliminatórias

É Corvo, você tem razão, os políticos de Foz estão igual patinho na barraca de tiro ao alvo… a cada instante a rolha acerta um. Você já fez uma busca no T.R.E para saber quem está apto na disputa eleitoral seo Corvo?

Luiz H. M. Marinho

 

O Corvo responde: prezado, é muito empenho fazer uma coisa assim, não é? Puxa vida, precisar investigar a vida de políticos? O Corvo tem preguiça e não é muito chegado nisso. Além do mais, haja tempo para apurar uma coisa assim. Além do mais, pode aparecer uma coisa, mas em verdade é outra, até porque muita gente deixa para limpar o nome mais perto da eleição. Às vezes uma certidão resolve facilmente o problema. O melhor é não especular muito e deixar o assunto para depois de junho do ano que vem.

 

Qual será o próximo?

A guerra de acusações e em acusar a inelegibilidade está superando todos os limites. Então por que o Corvo vai se preocupar em ficar olhando a vida dos outros, quando eles mesmos já fazem esse serviço, uns contra os outros? É até divertido de ver uma coisa dessas. Atiram para todos os lados e acabam acertando o pé.

 

Complicação

Se para a escolha de prefeitos há esse tanto de gente pendurada na Justiça, imagina quando saírem as listas de vereadores? Aí sim o povo terá trabalho em apurar a ficha de cada um. Por sorte o processo é eletrônico e as luzes vermelhas e verdes piscam imediatamente.

 

Para variar…

De certa forma, sem agredir a democracia, é preciso paciência para aturar algumas figuras em período pré-eleitoral. É quando os políticos saem para as ruas como estivessem em blocos carnavalescos, mostrando mais uma vez a velha cara de perdedor, sabendo que não conseguirá chegar lá novamente. Há quem não se conforme com isso e fica enviando mensagem para o Corvo, com fotos inclusive. A coluna infelizmente não desafia a Lei e sendo assim, prefere não publicar. Vamos deixar o vexame acontecer mediante o resultado. Insistir é uma fórmula de um dia chegar lá. Mas tem gente que não chega nunquinha, nem por milagre.

 

Olha o Datafolha aí gente!

Segundo recente levantamento, “90% afirmam não se arrepender do voto em Lula ou Bolsonaro no 2º turno”. Isso tem nome: “polarização”. Bom, nem seria preciso fazer pesquisa para imaginar um resultado assim.

 

Sem indulto

Há um grande mexerico em torno da decisão do presidente Lula em excluir o povo de 08/01 do indulto de Natal. Ao que parece os destruidores do patrimônio vão aguardar o Papai Noel na cadeia.

 

Igual ao horário de verão

Dizem que o Lula vai empurrar o assunto com a barriga até o Natal passar, como fez com a mudança de horário. Quem conhece do setor energético garante que não faria diferença a alteração. As fortes ondas de calor estão bagunçando o fluxo, nem se sabe mais qual o horário de pico. As pessoas não ligam o chuveiro quente, porém não desligam o aparelho de ar condicionado. Preparem-se para receber a conta. O Corvo já arrepiou com isso.

 

E como é que faz?

Sim, boa pergunta… como o peão vive no meio de um calorão desses? Ventilador não segura, tampouco toalha molhada, balde de gelo no quarto? Tem gente arrastando a geladeira ao lado da cama e passa calor do mesmo jeito. Faz lembrar o filme “O pecado mora ao lado”, com a Marilyn Monroe guardando a calcinha no congelador.

 

Calor mata

Idosos e crianças são os que mais sofrem. Dizem que dica para quem possui um aparelho de ar-condicionado é ligar fora dos horários de pico, esperar o ambiente resfriar e depois de uma hora desligar. Segura peão! Bom, não perguntem qual é esse tal horário de pico. Uns dizem que a faixa está entre 18 e 21 horas, outros garantem que alargou até 23 horas. Ligar fora do pico é uma maneira de economizar na conta.

 

Revolta da natureza

Como o Corvo anunciou o vendaval da tarde de segunda-feira deu uma sacudida em várias localidades de Foz. O que se via era gente correndo das telhas que estavam voando e em alguns casos, acertando até as redes elétricas. Uma barbaridade. Teremos mais surpresas assim até a virada do ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *