No Bico do Corvo
Demissões & demissões
Não se fala em outra coisa que não seja a lista de “demitidos” pelo delegado Chico Sampaio, o vice na poltrona do prefeito. Mandou ver na caneta e deve ter criado calo nos dedos. O pavor tomou conta dos nomeados na tarde da segunda-feira e alguém revelou ao Corvo que outros nomes ainda não foram exonerados em razão do delegado sofrer uma artrite no punho, de tanto rabiscar decretos! Chegou a faltar tinta na caneta.
Sorrisos
Alguém ligou para o Corvo informando que havia risos atrás das portas. Alguns dos exonerados estariam na lista da reforma administrativa programada para janeiro. Ao que parece o Delegado substituto fez um favor ao titular.
As celebridades
Segundo consta, haverá uma certa dificuldade em renomear todo mundo, porque haveria entraves legais, e, se deixarem para 2024 piora, por se tratar de ano eleitoral. A vingança do vice foi igual ao do Bento Carneiro, “saramaligna”. Chico prefeito está retornando da China com um colar de alho pendurado no pescoço. O coreto estava balançando com a ameaça de exoneração de secretários. Ai…ai…ai… que lambança.
A viagem
Vamos calcular: o prefeito embarcou dia 30 de novembro, e, considerando a distância, literalmente no outro lado do mundo, é preciso voar 28.600 km, o que levaria em média 34 horas. Dependendo as condições dos locais de escala, ir e voltar da China pode levar uma semana! Chico precisou embarcar para São Paulo, voar até Xangai, Pu Dong e de lá ao aeroporto de Pequim, Beijing, Daxing. Desceu, tirou uma foto e já embarcou de novo de volta para Foz do Iguaçu. Vapth, vupth. Mas deu tempo de representar e apresentar a cidade; dizem que valeu à pena, com o incremento da nova “Rota da Seda” que promete aumentar o envio de turistas chineses ao Brasil.
Seo Moro
O Corvo detesta azedar o leite, mas segundo a opinião de alguns entendidos, Sérgio Moro poderá continuar no Senado. Se acontecer assim, acabou-se a festa eleitoral fora de época no Paraná. E convenhamos, se o senador escapar dessa, é nome fortíssimo na disputa do governo, quando o Ratinho entregar o assento.
Batman e Robin
Aliás, a dupla Sérgio Moro e Deltan Dallagnol tem tudo para ocupar o Centro Cívico de Curitiba, um no governo e o outro em frente, na prefeitura. Só depende da Justiça, um mero detalhe.
Falar em eleição
Alguém enviou uma cartinha sugestiva a este colunista: “prezado Corvo, fiquei sabendo que a Justiça Eleitoral no Paraná poderá inovar. Em caso de Sérgio Moro ser cassado, a ideia é empurrar o assunto até outubro do ano que vem e pegar carona nas eleições municipais. Que luxo isso hein? Vamos votar para prefeito, vereador e de quebra escolher um senador! Pode? (O leitor pediu para não ter o nome revelado). O Corvo responde: uma coisa é certa, economizarão um bom dinheiro porque eleição custa caro, pensa montar todo o aparato apenas para eleger um senador? Em todos os casos vamos enviar a questão para a apreciação de quem conhece.
Polêmicas
Muita gente enviou cartinha ao Corvo manifestando entendimento no caso da liberação do Paulo Mac Donald Ghisi para concorrer nas eleições do ano que vem. Ao que parece a nota expedida pelos advogados foi convincente. Por outro lado, a onda de fake news diminuiu um pouco, pode ser, alguém já tenha recebido a simpática visita de um Oficial de Justiça. A investigação contra notícias falsas anda rápida; mais do que imaginam.
General na ativa
Bom, ele está na reserva do Exército, mas em franca atividade política; foi visto um dia desses caminhando pela Avenida Brasil e cumprimentado por comerciantes. Um quase foi atropelado ao atravessar rua, sem olhar para o trânsito. “O que é aquele burburinho?”, perguntou uma pessoa ao abastecer o veículo no posto que há por lá. “É o General que está ali conversando com o povo”, respondeu o frentista. A motorista largou o carro na bomba e foi conferir de perto.
Figura simpática
Enquanto o povo se pega a pau, o General vai pavimentando a candidatura. Disse estar “bastante feliz pela acolhida e não esperava que fosse tão gratificante participar de um processo assim”, revelou Silva e Luna a um comerciante. Os concorrentes já são mais calejados, tanto Paulo como Sâmis conhecem mais o terreno e de certa forma lidaram com essas sensações.
Quase deu ruim
Todo mundo que passa pela Rua Pedro Basso imagina parar e fazer uma selfie, tão impressionante o túnel de verde que há por lá. Um casal de paraguaios posou para foto bem na hora quem galho despencou e por pouco não acertou os namorados. Que barbaridade! As árvores são lindas, mas velhas e a todo momento um galho se desprega. É preciso tomar cuidado. Houve outra discussão no local. Andam querendo pendurar adereços e luzes em todo o trajeto e muita gente não aprovou a ideia.
Voos
Atrair novos voos é uma tarefa contínua em cidade como Foz do Iguaçu. É o que espera fazer a nova diretoria do Fundo Iguaçu. Bom a diretoria é formada por especialistas, o trio Nadai, Fernando Martin e Adélio. Conhecem muito do assunto e precisarão de uma força das autoridades públicas, uma vez que é preciso mostrar força nas negociações.
Belezura
A Catedral de Foz do Iguaçu é uma obra monumental por fora e muito bonita por dentro, a começar pelos vitrais. Muita gente foi prestigiar a inauguração e isso causou uma enxurrada de fotos nas redes sociais. Dizem que o local já entrou para a lista de atrativos e com merecimento.
Pelas bandas da Câmara
Os vereadores ao que parece estão apenas no “observatório”, ou seja, na arquibancada com pipoca. Ontem havia uma pauta variada, começando pelo “bem-estar animal” com o início de tramitação do Projeto de Lei Complementar n° 25/2023, da vereadora Protetora Carol. Ela propõe normas específicas para exposição e vendas de animais de estimação em locais autorizados. Taí uma discussão que chama bastante a atenção da sociedade. Quem leva um bicho para casa assume muitas responsabilidades e precisa pensar bem antes; um Pet é quase um membro da família.
Discurso
Seo Lula deu uma aliviada no discurso sobre a guerra em Gaza, jogou farofa no pelo do Hamas, acusando a ação como “terrorista” contra israelenses, mas depois assoprou acusando a matança entre os dois lados, como acontece em todos os conflitos. A natureza humana é algo indescritível! Alô, Alô, Marciano!
Forcinha
Por sua vez, o chanceler Olaf Scholz falou da barbárie que foi a invasão dos edifícios públicos em Brasília, o fatídico 08/01. No fim as relações entre Brasil e Alemanha seguem de vento em popa, a balança comercial é favorável aos dois países. Dizem que o Lula se prepara para encarar de frente o Milei. Aí sim será bonito de ver, sem se imaginar o resultado do encontro, se é que acontecerá como andaram sussurrando.
Seu Milei
Essa pérola foi o Dr. Vilmar Cavalcante de Oliveira quem enviou ao Corvo: eis que caso das “Aerolineas Argentinas” volta à tona! Bom isso nunca deixou de ser um dos exemplos mais conturbados na gestão de empresas aéreas no mundo, por várias vezes a companhia já foi privatizada e estatizada e sempre acabou fracassando.
Nas mãos do sindicato
O sindicato dos aeronautas e aeroviários é muito forte na Argentina, como são todas as organizações sindicais. Sempre foi uma pedra no sapato dos empresários do setor, principalmente na empresa, uma estatal, tornando-a ultrapassada e com pouco poder competitivo. Pois bem, o presidente eleito Milei anunciou que irá atender os sindicalistas que foram até a porta da empresa com faixas assim: “AEROLINEAS ES NUESTRA”!
Solução
O presidente eleito encontrou uma fórmula para resolver o imbróglio, assinará um decreto doando a empresa ao sindicato, e, deixando toda a gestão nas mãos dos sindicalistas, mas irá retirar o estado do quadro societário. Ao entregar o “presentão de grego”, disse: “Não temos competência para gerir empresas aéreas, deixaremos para os especialistas, doaremos ao competente sindicato“. De imediato veio a resposta: os sindicalistas aceitarão se o estado continuar a ser o provedor, mantenedor, financiador da massa falida. Milei sugeriu que eles “fossem ao mercado buscar investidores já que eles são profundos conhecedores da atividade e gozam de muito prestígio”.