No Bico do Corvo

Penúltimo feriadão

O movimento foi intenso em Foz, nos atrativos e também na cidade. Segundo os especialistas em Turismo a visitação poderia ser até bem melhor, caso as chuvas não dessem uma ré nos planos de muita gente. O anúncio de estradas bloqueadas apavorou geral. O Corvo sabe de amigos que tinham até passagem aérea em mãos e que cancelaram na última hora.

 

Curtindo o feriadão

E o mandato? Quem resolveu esticar o feriadão foi o gabinete da vereadora Yasmin. Num ato pró-Palestina, ocorrido no sábado (04/11) em Foz, notaram a falta da parlamentar e de seus quatro assessores. Mas a vereadora teve o cuidado de indicar uma representante. Ao fazer a fala disse a palavra “a pedido” e isso “pegou mal”, segundo uma das organizadoras do evento e que também trabalha na prefeitura.

 

Histórico de Atleta

Para tentar justificar a ausência da vereadora, a mãe fez um malabarismo de oratória e justificou: “ela é atleta e não pode faltar aos jogos”. Não foi lá um argumento dos melhores, sobretudo quando a parlamentar é de origem árabe.

 

Modalidade

Quando espalharam pela manifestação que a vereadora Yasmin é atleta, deram de perguntar qual a modalidade. Até o Corvo ficou curioso. Na base dos sarrinhos, uns diziam que era “jogo de amarelinha”, outros brincavam que era “peteca”. O Corvo foi pesquisar e também não descobriu, mas disseram que Yasmin pratica vários esportes, entre eles o vôlei. Em seu story há fotos em quadra.

 

Vitorassi abandonando o páreo?

Será isso verdade? Pelo menos é o que circula em grupos nas redes sociais. O zap-zap pegou fogo no final de semana. Dizem que o pré-candidato a Prefeito anunciado pelo PT, Dito Vitorassi, já está prestes a joga a toalha e disputar uma cadeira no Legislativo. Se essa for a decisão, realmente ele possui muitas chances. Dilto já ocupou algumas vezes uma cadeira de vereador e presidiu a Casa.

 

Caminho meio aberto

Se acontecer assim, o Nilton Bobato terá um caminho mais fácil na disputa pela vaga como o candidato petista. Em razão dos embates com o Dilto, Bobato na disputa ainda é uma condição que desagrada parte da militância, mas a empreitada vem ganhando força nos últimos dias.

 

Tranquilidade

Eita que os adversários não dão mesmo folga ao Paulo Mac. Se depender das redes sociais ele já foi novamente condenado e as penas serão as mais duras. Não é de estranhar se alguém disser que enfrentará o pelotão de fuzilamento. Tudo isso acontece em razão de uma confusão com as datas do provável julgamento, marcado inicialmente para 27 de novembro. Os apressadinhos e interessados em prejudicar o ex-prefeito espalharam que isso já aconteceu em final de outubro. Ao que o Corvo pesquisou, não há nada de novo no front da Justiça. Paulo inclusive está aparentemente tranquilo e confiante com um bom resultado.

 

No Porto Meira

Contaram para o Corvo que moradores de várias localidades no Porto Meira estão organizando um evento para receber o General Silva e Luna. Ao pesquisar, este colunista descobriu que ele nem sabia dos preparativos. Bom, se há um lugar frequentado pelo pré-candidato é justamente o Porto Meira, onde ele sempre aparece para comprar frango assado aos domingos. Já se tornou freguês inclusive, confessou um comerciante.

 

Nos bastidores

O vereador João Morales, ao que parece, montou uma base bem consistente de apoio e está trabalhando várias ações em territórios diferentes. Parece até que tem um sósia, ou se desloca com helicóptero, tamanha a rapidez entre os locais em que aparece. Outro dia disseram que estava pelas bandas do Ouro Verde e minutos depois chegou em Três Lagoas. Morales é o atual The Flash da política local.

 

Operação

Depois das várias operações que acabaram em cadeia, qualquer movimento estranho tira o sono de uns e outros. Espalharam que havia uma operação da polícia na madrugada da segunda-feira e a movimentação acabou intensa em estacionamentos de edifícios e condomínios; alguém foi tomar café da manhã em Puerto Iguazú. O detalhe é que nem as cafeterias ainda estavam abertas. Bom, quem não deve não teme, dizia a vovó Corva. Mas o que será anda acontecendo hein?

 

Pesquisa

Milagrosamente, alguém bateu palmas na casa do Corvo informando que iria fazer perguntas para uma pesquisa. O Corvo se beliscou para saber se era verdade, porque nunca, em momento algum, foi abordado por órgão de tomada de opiniões. Segundo consta o levantamento foi encomendado pela iniciativa privada e não abordava as eleições. A mulher abriu um questionário e quis saber sobre preços de produtos, qualidade de vida, se o Corvo sai de férias, quando, e mais detalhes, alguns até invasivos, o que deixou o passarinho com coceira atrás da orelha. Rui do Corvo dizer quando vai viajar.

 

Voltinha

Como esta coluna já anunciou na semana passada, haveria um bloqueio total da BR 469 por toda a segunda-feira e na terça, obrigando os motoristas darem uma volta no caixa-prego, para chegar ao aeroporto. Moradores dos bairros Carimã, Buenos Aires e Novo Horizonte entraram em desespero, pois não conseguiram imaginar qual acesso usar para ir trabalhar ou ir até a cidade. Acontece que boa parte da população naqueles locais trabalha em Turismo ou nos hotéis que ficam no trecho interditado.

 

Velho Belvedere

Quem lembra do Hotel Belvedere, que ficava nas proximidades do Carimã? A estrutura foi toda demolida e o local se confunde com os escombros de uma área bombardeada. Faz dias que a situação é feia de ver e isso está incomodando pessoas que levam os visitantes ao aeroporto. “Quem adquiriu a área bem que poderia pelo menos colocar tapumes para esconder a demolição” disse um guia. E o pior de tudo é que ao lado há uma ótima estrutura para eventos e que é muito solicitada nos finais de ano.

 

Avenida Safira

O Corvo deu umas voltas pela cidade no final de semana e conferiu de perto algumas obras. A junção da Avenida Safira está bem adiantada, apesar das chuvas. Quem passar por perto já terá uma dimensão de como será o trajeto. Ele unirá a General Meira à Avenida das Cataratas. Diga-se, uma via importante e que aliviará muito o trânsito na Avenida Morenitas.

 

Caminhada

Parece que o contorno no futuro Parque Ambiental da Vila A, onde está o CTG Charrua, tornou-se um dos locais preferidos da população aos finais de tarde. Há quem esteja pensando em realizar até competições esportivas por lá. O único problema é o trecho da BR 277, onde se respira muita fumaça de caminhão.

 

O povo quer saber

Como o Corvo vive escrevendo sobre as obras estruturantes da área sul da cidade, muita gente dá que fazer perguntas. O questionamento da vez é sobre as armações de ferro que estão ao lado da pista, quase em frente ao Hotel Carimã. As pessoas querem saber se a pista será elevada no local. O Corvo vai pesquisar e depois saciará as dúvidas.

 

Movimentação

As obras do viaduto da Perimetral leste, bem como as suas alças estão ganhando um novo ritmo de trabalho. Pelo menos havia um grande número de máquinas no local na segunda-feira pela manhã. “É um trecho de complexidade” disse um engenheiro ao Corvo. Segundo consta, há um atraso medonho no trecho e isso deixa muita gente apreensiva, a começar pelo movimento, desvios, e aguaceiro em dias de muita chuva.

 

Vertimento

Muita gente fez a pergunta: “se Itaipu fica no Rio Paraná, porque diminuiu a água dos vertedouros para não impactar ainda mais o Rio Iguaçu?”. Para saberem, o Rio Paraná possui um volume de água muitas vezes maior que o Iguaçu. Somando o que passa pelo vertedouro e em cada uma das turbinas, seria possível multiplicar a vazão por dez, disseram ao Corvo. Isso mesmo com o aguaceiro recente nas Cataratas.

 

Força contrária

A água do Rio Paraná e tanta, que entra pelo canal do Rio Iguaçu e aumenta o volume rapidinho, afetando residências e tudo o que há nas margens dos dois grandes rios. Antes de Itaipu as cheias cobriam até os clubes de pesca se é para ter ideia. Segurar a água exige operações complexas. O Corvo aborda de maneira tosca, mas é um assunto dos mais técnicos.

 

Saudade do Sol

E pensar que o final de semana foi de cinema! Sol, ar fresco, temperaturas amenas… e isso em pleno novembro! Mas é bom as pessoas irem acostumando com a ideia que lá vem chuva de novo e depois o calor. Não há o que segure isso. Frio mesmo só se for no hemisfério Norte, onde mora o Papai Noel. Bom, é possível que as coisas mudem, tamanha a confusão que o homem anda aprontando com a Natureza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *