No Bico do Corvo

Ai, as obras

A duplicação da BR 469 é uma antiga reivindicação dos igueçuenses. É inconcebível imaginar uma rodovia assim de pista única, estreita, sem retornos, com o mato tapando a visualização, utilizada por visitantes de todas as partes do mundo, ávidos para ver de perto uma das maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu. Pois bem, iniciaram a obra e naturalmente, junto com ela, as anomalias, o que até é normal de entender. O que “não dá para compreender” são as reclamações indevidas, fora de contexto e a condução imbecil de alguns motoristas. Se o trecho está em obras e muito bem sinalizado, as pessoas deveriam prestar mais a atenção.

Acidentes

A todo o momento ocorrem acidentes, pois além das obras, a pista é muito escorregadia. Foram registradas ocorrências de trânsito em quase todos os trechos, em especial entre o viaduto da Perimetral e o Golf Clube. Mas todo o percurso requer muita calma ao volante. Ontem um ônibus carregando turistas precisou desviar de um veículo, e, acabou no meio do barro. O condutor do veículo menor morreu no local. Até o fechamento desta coluna não se sabia ainda as condições do motorista, mas o SIAT precisou ser chamado para tirá-lo do local onde ficou prensado.

 

Trabalhadores

Os mais expostos aos acidentes são os trabalhadores do setor de transporte e turismo, bem como os motoristas de taxis e aplicativos. Vários relatos de guias dão conta do perigo e imprudência de usuários da pista, a começar por motoqueiros e o pessoal da entrega. O Corvo mesmo se deparou com uma cena impressionante, de um rapaz empinando a moto na faixa contrária. Vai que ela desliza e atravessa a pista? Inacreditável, havia uma criança agarrada ao “piloto” e sem capacete.

 

Épocas de chuva

É inevitável conter o barro quando chove e isso atrapalha bastante a execução da obra. Todos sofrem. Há pessoas muito estressadas ocupando as redes sociais e escrevendo besteira. Obra é assim mesmo. Depois de pronta todos desfrutarão com mais segurança e conforto; é preciso ter paciência. Ontem a população dos bairros mais afetados ensaiava fechar a pista por meia hora. Será que isso resolve? Estava marcada uma concentração para as 18h30. O acidente, por si, deve gerar providências por parte dos empreiteiros, DER, DNIT e autoridades.

 

Velocidade

Muitos leitores reclamam do Corvo toda a vez que ele menciona o cruzamento de BR 469 com a Rua Carmem Gatti. Uma pessoa disse que isso é uma “fixação”. Só quem mora no local e precisa fazer a travessia todos os dias sabe do perigo e o drama. Antes o DNIT colocou um redutor de velocidade que não serviu para absolutamente nada e nesta semana os motoristas foram surpreendidos com uma lombada, como se alguém fosse respeitá-la. O que se necessita no trecho é um semáforo, ou a abertura de uma via alternativa, seja pelos fundos do Hotel Carimã, na Rua Indianópolis, ou pela Rua Tigre, onde falta uma ponte para realizar a ligação do Buenos Aires com o Jardim Cataratas. Do jeito que está, não pode ficar.

 

Errou na contagem

Corvo, me desculpe, mas fazendo justiça aos nossos confrades palestinos, você errou na contagem de pessoas, havia, portanto, bem mais de 600 participantes no ato de domingo, basta olhar as fotos. E há um outro dado que eu contestaria, existem mais de 200 pessoas de origem palestina, oriundas da Faixa de Gaza. Mas tudo bem, sabemos que as intenções de vocês são boas e solidárias.

Janete H. R. Ribeiro

O Corvo responde: prezada, os dados são fornecidos por terceiros, com certa oficialidade. Se houver uma contagem atual ou exata, o espaço está aberto para a reparação. Importa sim informar corretamente e mais ainda, quando se trata de um assunto tão sério, ao que são submetidos os nossos irmãos palestinos. Na segunda-feira, os Estados Unidos trabalharam para Israel não ultrapassar as fronteiras, portanto sem avançar sobre o território, o que geraria um conflito sem precedentes. Tudo o que o mundo não precisa é mais uma zona de guerra e matança. 

 

A política

Corvo, pelo que vejo novembro e dezembro pegarão fogo na corrida eleitoral pela prefeitura. Como será que isso vai ficar hein? Não seria normal o Chico Brasileiro indicar um sucessor, ou o partido dele se definir, uma vez que o governador é quem manda? O tempo corre e os eleitores precisam começar a escolher, não acha?

Pedro L. F. Braz

O Corvo responde: prezado ainda temos um ano pela frente, as eleições só acontecerão em outubro de 2024. Em verdade menos de um ano, porque o cronômetro parece que foi ativado. Essa indefinição é normal em final de segundo mandato. Dificilmente o governador, ainda mais em se tratando do Ratinho, vai intervir em terreno local. O PSD está realizando reuniões, mas o partido está dividido ideologicamente na cidade, uns querem a união com a direita e outros obedecem a esquerda, tanto que pode haver uma migração para várias siglas como PT, MDB, PSol e até PSDB. Possivelmente as coisas vão clarear para valer depois de fevereiro, terminado o Carnaval que acontece de 10 a 13/02.

 

Seu Bakri

Contaram para o Corvo que o deputado Hussein Bakri foi escalado para acalmar os ânimos em Foz. Ele deve aparecer pelo final de semana e irá avaliar prós e os contras no PSD. Bom, pelo menos é uma providência, do contrário o partido ruma para a implosão, uma vez que tanta gente ameaça “sartar” de banda.

 

No PDT

Alguém contou para o Corvo que o cadarço partidário de Paulo Mac pode ser amarrado com o seu retorno ao PDT. O fato é que ele saiu do partido, mas a sigla nunca saiu dele. Muita gente ainda associa a imagem do ex-prefeito ao saudoso Leonel Brizola. Mas no frigir da terça-feira aguacenta, alguém disse que o deputado Bakri teria conversado com Paulo Mac, tentando aproximá-lo do PSD. É aí que o Chico vai de vez para o PT.

 

Improvável

Conhecendo bem o Paulo, ele vai se manter no duvidoso, para não trocar pelo certo. A esta altura, quanto mais confusão na cabeça dos políticos, melhor. Paulo joga bem em ambientes assim. Faz a regra Chacrinha, prefere confundir ao explicar. Mas alguém disse a este colunista que há 100% de chance de o ex-prefeito não permanecer no Podemos. Andaram até trabalhando o nome dele para concorrer ao senado, caso Sérgio Moro encare a guilhotina.

 

Só se for doido

Então vamos imaginar: Gleisi, Zeca, Paulo Martins, Requião, todo esse povo se matando para disputar a vaga e o Paulo vai deixar a zona de conforto para entrar na saia justa? Difícil. Ele quer mesmo é ser prefeito de Foz. Como este corvo escreveu recentemente, assinou até uma cartinha para o Papai Noel.

 

Tá chegando…

Tudo para o Paulo depende de uma decisão que deve acontecer antes do Dia das Bruxas. Saberemos ou pelo silêncio ou pelo foguetório. Nada vai acontecer antes desse “Dia D”, que dependendo, pode marcar o destino na cidade.

 

Todo mundo de olho

Todas as correntes políticas devem reservar lugar de gente para a transmissão da audiência, até mesmo os adversários. Com Paulo a briga pela prefeitura é uma, sem ele, corre risco de virar em grande confusão, tipo trombada de banda de música com caminhão de galinhas! Será o baile do “fura zóio”.

 

Não vai não

O Corvo publicou uma notinha inofensiva sobre a provável disputa para ser vice do Paulo Mac. Confidenciaram que ele está pensando em coordenar uma espécie de olimpíada entre os políticos que disputam a vaga. Haverá competições de “pernada”, “amarelinha”, “escalação de árvore” e tudo pode ser decidido na “corrida de saco”. Brinquem à vontade, mas ao que tudo se encaminha, apenas uma pessoa não terá a chance de emplacar: o Sidney Prestes. Outra hora o Corvo explica o motivo.

 

Qual é a dele?

Andaram perguntando ao Corvo qual é a do Paulo, se ele é “centro”, “direita” ou “esquerda”? Ele é os três, e além do mais, está também “encima”, “no meio” e “embaixo”. Alguém quer mais? E o pior é que o eleitor desse homem não está nem aí para o partido que ele entrar. O Corvo avisa: todos os políticos são analisados na coluna. Não precisam ficar enciumados.

 

Ai a fila…

Se há algo que tira a paciência do povo é fila em aduana. E não é que deram um jeito de aporrinhar os transeuntes fronteiriços mais do que já fazem os argentinos? Por favor hein?

 

Boa notícia

O deputado federal Vermelho disse que vai conversar com as autoridades para resolver o impasse. Os novos protocolos da Polícia Federal, impondo fiscalização estão gerando muito desconforto. Quem suporta duas horas de fila. Muitos veículos acabaram ficando sem combustível, sem contar os motores que acabaram fervendo, porque quem aguenta permanecer parado, sem ar-condicionado?

 

Sofrimento

Devemos ter em mente que isso prejudica e muito o setor de turismo, considerando que muitos visitantes são idosos e não merece exposição ao calor, sobretudo sem poder ir ao banheiro? Como as pessoas vão caminhar em sol forte até a estrutura da aduana? Tudo bem, a PF informou que a mudança se deve a padronização de procedimentos de fiscalização e migração, atendendo as normativas vigentes no Brasil, mas tudo pode ser adaptado e alterado em acordo com as regiões. Em tempos de tecnologia, uma lentidão dessas? Que saudade da Gendarmeria! Vermelho disse que em breve espera ter uma resposta das autoridades.

Vamos virar sapos!

E lá vem chuva! Viveremos isso nos próximos dez dias. O povo das construtoras anda de cabeça quente, porque água do céu empaçoca a obra e vira um lamaçal. Paciência é a entrada da Primavera. Logo firma e teremos o “solão” de novo, derretendo o miolo. Boa quarta a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *