No Bico do Corvo
Ai, as pesquisas…
Foi amanhecer a terça-feira e alguém já quis saber: “Corvo, como é que sai uma pesquisa e você não deu bola, não escreveu uma linha?”. Se este colunista for repicar cada pesquisa enviada, quase todos os dias, não sobrará espaço para mais nada. E qual a novidade? Sâmis aparece na frente em todos os apontamentos onde não está o ex-prefeito Paulo Mac Lanche Feliz! O General se mantém na segunda posição e em terceiro eis que surge o deputado federal Vermelho. No mais, a corrida segue igual aos cavalinhos dos Fantástico.
Fenômeno Silva
É meus amigos, a onda de simpatia nunca abandonou o Sâmis da Silva e ele mantém um ritmo crescente no seu projeto de retorno à política. Não será surpresa caso muitas pessoas e partidos embarquem em sua canoa, gente da esquerda, direita, centro, de todos os credos e etnias. Dizem que a colônia árabe vai em peso. Bom, o Corvo está em cima da ponte, analisando a divisão das águas e canta: … Like a bridge over troubled water; I will lay me down…
Deu no Corvo, resolveram
Depois de alguns comentários nesta coluna sobre o drama e o sofrimento das pessoas que moram e passam pela Rua Jorge Sanwais, no trecho entre a Avenida JK e a Rua Tarobá, finalmente a prefeitura resolveu o problema e acabou com a mão dupla em uma das quadras. “Só alegria agora”, comentou uma moradora. Antes aconteciam acidentes o tempo todo. Vamos ver se agora resolve.
Bobeira
Mas também, esse povo atrás do volante parece brincadeira de circo e parque de diversão, igual raia de carrinhos bate-bate. “Se houvesse um pouco mais de atenção e cuidados por parte dos motoristas 80% dos sinistros não ocorreriam”, disse um especialista. Mas quem já se envolveu em acidentes sabe que um segundo de bobeira é o suficiente para se envolver em trombada. Por isso, sinalização eficiente e lucidez é tudo.
“Te pego na saída”
A velha frase dos piás brigões, na porta das escolas, agora serve também para as professoras municipais de Foz do Iguaçu. Na noite de segunda-feira, dezenas fizeram plantão na porta do condomínio onde mora o prefeito Chico Brasileiro e lá ficaram esperando ele sair, na esperança de realizar protesto.
Pautas
A pauta de reivindicações das professoras municipais é longa, inclui aumento do vale-alimentação e melhorais na carreira. E parece que está difícil chegarem a um acordo com a prefeitura. Uma situação aparentemente bem mais difícil que em pleitos anteriores.
Nas fitas
Ontem enviaram uma porção de gravações registrando embates entre as professoras e autoridades municipais, como é o caso do Nilton Bobato. Há uma imagem em que uma professora fala em gestão daqui, dali, e pronuncia até errado o nome de ex-prefeitos. Ela repetia “Paulo Mec Donald’s” o tempo todo. Faltou pedir um “x-salada”. Impressionante a facilidade com que algumas pessoas analisam o termo “gestão”.
E havia até vereador…
Pelo menos um vereador foi identificado no protesto em frente ao condomínio onde o Chico reside. “Ele estava muito eufórico com aquilo tudo que acontecia”, relatou um “informante”. “Parece que foi o primeiro protesto da vida dele, parecia até uma criança: dava um grito, morria de rir, mas parece que não colou.” Uma conhecida servidora da área da Educação que também estava por lá descreveu a cena para o Corvo e disse que muitas professoras se sentem desconfortáveis com a presença de vereadores, porque não querem que o movimento ganhe “ares de política”. Esperam apenas que a prefeitura atenda as reivindicações.
Explicando melhor
A servidora disse que o a participação “não colou” porque, segundo ela, o vereador fazia muita cena. “Poxa, até uns dias atrás ele estava abraçado com o prefeito, agora mudou? Além disso, nunca vi ele defender a educação”, disse outra servidora.
Fernando Duso no jogo
O ex-presidente da Câmara Fernando Duso parece que voltou de vez para a política e foi aclamado novo vice-presidente do PT de Foz do Iguaçu. Além disso, segundo consta, estará à frente do partido no diálogo com a Federação formada por PCdoB, PV e PT e também garantiu presença no grupo de trabalho que deverá montar a chapa de vereadores petistas.
“Agora vai”
Foi o que disse um filiado que participou da recente reunião do Diretório do PT. Segundo ele, há anos um encontro não era tão resolutivo e objetivo, mostrando que o partido parece ter acordado para a difícil disputa de 2024. A tendência, segundo o pessoal que faz contas eleitorais, é que a sigla volte a Câmara com pelo menos dois nomes.
A executiva
Os dirigentes do PT em Foz somam todas as querências do partido. Maristela Viana é a “presidenta”; Duso é o vice; Valentina Rocha é a Secretária de Comunicação; Jihad Abu Ali é o carinha das Finanças e Planejamento; Paulo Henrique Zucho trabalhará a Formação Política; Rejane Kruczewisk, a Organização e por fim o Dilto Vitorassi é o responsável pelos Movimentos Populares. Após alguns dias de deliberações ainda não se pegaram às unhas. Vamos ver se quebram o próprio recorde.
E o Nilton?
Sobre os áudios da professora Antonella, espalhados à torto e direito, o Corvo bem que tentou ouvir o Bobato mas não conseguiu. Segundo disse um amigo, foi a única vez que o Nilton resolveu se defender da encrenca e deu naquilo. A fonte assegura que ele já defendeu muito a professora em outras situações e que não valeria à pena ficar de bate-boca.
Nilton e Vitorassi
Uma coisa é certa, o Bobato também não respondeu ao Vitorassi, pelo menos verbalmente nas encrencas no PT. O Corvo é testemunha que em várias ocasiões o Dilto se referia ao Bobato como “companheiro”. É fato que a entrada ou reentrada de alguém como o Nilton no PT provocaria alguma espécie de rodamoinho nos projetos de algumas pessoas. Com a nova Executiva parece que as coisas acalmaram. No fechamento da edição o Corvo conseguiu uma frase do Bobato: “a minha intenção é ajudar a construir um projeto político para a esquerda local, onde todos e todas, que estejam cansados desse jogo de bravatas, onde só a direita cresce, são bem-vindos”.
Café
Contaram para o Corvo que há um encontro marcado entre as duas figuraças, Nilton Bobato e Dilto Vitorassi. Tomarão um, café acompanhado de chipa e pão de queijo, lá pelas bandas do Jardim São Paulo. Vai que do encontro resolvem lançar uma dobradinha de prefeito e vice. O Corvo sempre repete: “a política é a arte do improvável”. Uma frase genuína e registrada pelo colunista.
Novo Alemão
O PCdoB, que arrancou risadas da população em 2020 lançando o candidato a prefeito “Alemão”, inovou e lançou como pré-candidato o presidente da Fundação Cultural Juca Rodrigues, conhecido pelo seu característico chapéu. Se a candidatura se concretizar, o partido, que já abrigou Nilton Bobato e o atual prefeito Chico Brasileiro, confirma sua participação em mais um pleito.
Lindo de ver
Os alunos da Escola Olavo Bilac criam um baita projeto com foco na inclusão e no respeito à diversidade cultural. É inédito e desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu. A escola, na região de Três Lagoas, trabalhou os últimos sete meses no projeto “Conexões Urbanas – Planejamento de Espaços Públicos para Comunidades Inclusivas”. Mais de 70 alunos das turmas de 5º anos se envolveram diretamente na ação! Vamos tirar o chapéu!
Grande anfitrião
O Corvo faz um social: Gilson e Gisele Tomelin vieram de Curitiba para conhecer os atrativos de Foz do Iguaçu; visitaram as Cataratas do Iguaçu, o grandioso Parque das Aves, o Marco das Fronteiras e sempre ao lado de um amigo do peito e de longa data, ninguém menos que o fotógrafo Abel Da Banca! Conhecer Foz já é muito bom e ao lado do Abel é melhor ainda!
Mais café
O Corvo sempre dá uma força para os novos estabelecimentos e vale a pena a narrativa: no final da tarde da segunda-feira, este colunista e a esposa estavam babando de vontade de tomar um cafezinho e ficaram lembrando os locais onde poderiam ir. Do nada, na Rua Marechal Deodoro, na fila do semáforo com a República Argentina, olharam para o lado e alguém estava abrindo a porta de um estabelecimento; uma nova cafeteria. Foi estacionar e “inaugurar a casa”, pensa! Corvo e Corva foram os primeiros clientes da Tríplice Tour Café!
Vale a pena
Todo mundo sabe que este colunista não se aproveita de situações do tipo “boca-livre” e, paga o que consome. O local é muito ajeitado e com uma bela máquina de café expresso italiana, o que de cara impõe um certo respeito. A surpresa foi saber que lá fazem empanadas saltenhas de primeira grandeza, massa bem macia e recheio profissional. Aqui vai a dica deste humilde apreciador do bom gosto e esforço das pessoas para melhorarem a oferta da qualidade gastronômica da cidade! Sorte aos novos amigos, em especial ao Fabiano Marquetti. A Tríplice Tour Café fica Rua Marechal Deodoro 1937. Confira o Instagran @triplicetourcafe