No Bico do Corvo

Boa recuperação

Diante dos números e as várias adversidades, o feriadão de Nossa Senhora é uma prova inconteste da recuperação de Foz no setor de turismo.  O PNI trabalhava uma expectativa de 30 mil visitantes e entre 12 a 15 de outubro, recebeu quase 40 mil. Exatos 38.832 visitantes brasileiros de todas as regiões e de 62 países. Leia-se “adversidades” o preço das passagens aéreas, condições das estradas, dentre outras.

 

Cidade movimentada

O feriadão também foi bom para os negócios de hospedagem e gastronomia. No eixo central havia turistas disputando mesas de bares e restaurantes, é bonito ver isso, embora os comentários sobre a abordagem de pedintes. Segundo uma informação, há muitos bolivianos e venezuelanos pedindo ajuda nas ruas e todos os dias chegam mais pessoas em busca de socorro. A situação era dramática com os brasileiros e paraguaios. Olhando para a internacionalidade de Foz, percebemos dois mundos, turistas, sem teto e ambulantes tentando a sobrevivência.

 

Truco?

Parece que o PDT quer voltar ao comando da cidade, mas sob a batuta do já conhecido Nélton Friedrich e do novato Raby. O partido vem conversando com diversos políticos da cidade, como o PSB de Arif Osman, o Cidadania de Joel de Lima e o PV do Dilson Alves, além de vereadores e expressões de outros partidos, que ameaçam migrar para a sigla brizolista.

 

Divisão

Contaram para o Corvo, que Paulo Mac Donald Ghisi confessou a sua vontade de retornar ao PDT. Isso foi em roda de amigos. O problema é que alguns membros do partido colocaram o pé na porta. “Se o Nélton acredita que conseguira vencer a eleição no ano que vem, alguém precisa sacudir o pé da cama; acorda!”; exclamou um membro do partido que pediu para não ter o nome divulgado. Por outro lado, há uma informação dando conta que Nelson e outros políticos trabalham exatamente o contrário, ou seja, pavimentam um caminho firme para convencer Paulo Mac a voltar. Vai saber o que é verdade ou mentira? Em todos os casos ainda há tempo para exercitar todas as fórmulas eleitorais possíveis.

 

O que o PDT quer?

Mas segundo uma fonte há pedetistas querendo lançar a prefeito o vereador Kalito, embora ele hoje esteja no PSD. O problema é que o parlamentar não tem lá emocionado o grupo como esperavam. Em caso de não se viabilizar com força a opção dele é continuar na Câmara. É mais confortável do que se aventurar e depois ficar chupando o dedo.

 

Kalito tem um sonho

O de ser prefeito, mas sem bajular Itaipu ou o Governo do Estado, que provavelmente apoiarão outros candidatos ou gente com mais chances. Com o que vem pela frente, no máximo conseguirá um terceiro lugar e olha lá. “Apenas com o apoio do Nélton ele não vai passar de 2%”, alfinetou um analista da cidade.

 

Apoios morninhos e cuidadosos 

Sem desmerecimento, se realizarmos um exercício matemático, a turma que está dialogando, ou seja, Nelton, Raby, Joel de Lima, Arif e o Dilson, provavelmente não seria suficiente para eleger um prefeito. Isso vai é dividir os votos da esquerda e centro e entregar a prefeitura de bandeja para o General. A eleição do ano que vem será um osso duro histórico. Ao que parece, o trabalhão será dissolver a união dos partidos de direita, aparentemente amarrados.

 

Fiel da balança

Muita gente acompanha o movimento dos deputados federais Vermelho, Giacobo e Luicano Alves. O povo está de olho também no Matheus Vermelho. Alguém disse para o Corvo que andam conversando bastante e devem se aliar em torno de uma ideia. O que faltaria é o “convencimento”. Pelo que este passarinho descobriu, está difícil alguém convencer o grupo que a ideia é boa. No geral, aguardam notícias sobre a possibilidade de Paulo disputar a eleição.

 

Postagens

Paulo apareceu em várias postagens no final de semana, ao lado das criancinhas nos Centros de Convivências e projetos sociais. Ele deu uma refrescada na memória, lembrando que fez um trabalho importante para os jovens, a exemplo das Olimpíadas dos Saber, Esporte e Cultura, evento que encerrava o ano letivo em sua gestão, envolvendo pais, alunos, diretores e professores. O que várias pessoas estranharam foi o fato de terem “patrocinado” as postagens. Quem dizer, alguém pagou para que elas acontecessem. Se fosse orgânico renderia muito mais. Erraram. Tudo o que Paulo posta repercute, logo, não precisariam gastar com isso.

 

Pegou fogo no ZAP do PT

As discussões ainda afloram, mesmo dias depois. O secretário Nilton Bobato se filiou ao PT na esperança de ser candidato a prefeito, mas está precisando usar todo o seu melhor para driblar as dificuldades no partido. Uma fonte revelou que ele pensa duas vezes para frequentar as reuniões do Diretório. Um bate-boca digital, em grupo de “zap-zap” do partido se espalhou de um jeito, que muita gente acredita que seja produto de inteligência artificial. Mas não é.

 

Antonella x Bobato

A encrenca se dá entre o Bobato e a professora Antonella, uma servidora municipal da Educação. Ela fez críticas ao governo municipal e elogiou a greve, despertando a ira do Bobato que, por sua vez, defendeu o prefeito. Bom, ninguém esperava que ele fizesse diferente. O resultado foi a prospecção de áudios e mais áudios nas redes sociais. O povo adora essas coisas, os arranca-rabos. E a dona Antonella está aparecendo na foto, ainda mais se avalia uma pré-candidatura à vereadora.

 

Fingindo que não vê?

E no meio dessa encrenca toda, insistem em dizer que deixaram o Nilton sozinho na cova dois leões, ou melhor, das leoas petistas e professoras. Acusam os colegas de secretariado, no caso André Alliana e Ian Vargas de “sumirem”, deixando o companheiro de governo apanhar sozinho. Muita gente se queixa da falta de solidariedade. Alguém falou para o Corvo que o Alliana foi profético: “Ah, o Nilton precisa se virar sozinho, assim ele domina mais facilmente a situação no PT e aprende como aparar as arestas no partido, ele não precisa de ajuda para isso”, teria confidenciado a um amigo. No fundo o Alliana tem razão, no PT chove canivete o tempo todo e quem não souber se proteger…

 

A verdade

O Corvo foi pesquisar mais a fundo e como possui trânsito, descobriu que o Nilton Bobato, André Alliana, Ian Vargas e Ângela Meira, todos pertencentes ao primeiro escalão do governo Chico, atual juntos na corrente petista denominada CNB – Construindo um Novo Brasil. Logo, se o Bobato estivesse por conta própria, não seria um dos coordenadores da CNB em Foz, onde figuram Alliana, Valentina e Maiara.

 

Filiação concreta

Segundo este Corvo pesquisou, apesar da oposição de Dilto Vitorassi, Bobato estaria na lista de recomposição do Diretório Municipal e suplente, endossada há 15 dias. A propósito, o CNB é um campo de atuação político partidária do Partido dos Trabalhadores, com expressão majoritária na direção nacional e estadual. Fazem parte da CNB as principais “estrelas” do PT a exemplo do próprio Lula, a primeira dama Janja, além da Gleisi Enio Verri e outros nomes de peso. Outra informação dá conta que Dilto Vitorassi e Fernando Duso se declarariam CNB independente.

 

Para se filiar…

Todos que se dispuserem a abandonar seus partidos e ingressarem no PT precisam levar junto um cinto de utilidades, igual ao do Batman, com figa, amuletos, galho de arruda, alho para espantar vampiro e spray espanta capeta! O PT é um teste dos mais difíceis para o exercício da política. Se Júlio Cesar tivesse estagiado no PT não seria esfaqueado na escadaria do senado romano. Bobato está aos poucos vencendo as dificuldades e mostrando habilidade. Há quem acredite que ele acabará articulando a paz no recinto.

 

Saindo do PT?

Espalharam nas redes sociais que um grupo, em Foz, estaria se articulando para deixar o PT e fortalecer o PSOL, no projeto de Guilherme Boulos. O Corvo andou ligando para alguns dos mencionados e todos refutaram a informação. “Corvo, você parece ser facilmente emprenhado por essas fak news”, disse um dos consultados em tom de pito. Acontece que o Corvo prefere checar as fontes, antes de publicar. Este colunista não faz como muita gente, antecipando fuxico, ampliando o estrago das fake news.

 

E o PSD?

Dizem que o partido passa por uma “reciclagem na cidade” e lá sim é possível que alguns políticos migrem para outras siglas. Parece que o prefeito Chico se inclui numa provável listinha de 26 partidários. E pensar que no início, o PSD era tão forte, a ponto de manter uma comissão para a análise dos atos e, dava o aval para a tomada de decisões. Isso foi para o espaço, igual foguete da Nasa. Os membros da tal comissão resolveram é ir cuidar da vida.

 

E o General?

Silva e Luna está um pouco quieto, organizando o partido Republicanos, com linha e agulha, porque há umas frestas no tecido. Sidney Prestes estaria um pouco inconformado de perder a boquinha de presidente. Uns dizem que não, mas o fato é que mesmo a interinidade lhe agradava.

 

Fichas

Outra informação dá conta que o general precisou enfiar a mão no bolso e pagar a impressão de fichas partidárias, tamanho o interesse de novos filiados. De ficha em ficha ele pode aumentar o partido e concentrar a artilharia da direita. “O homem está trabalhando em silêncio e isso está pegando muita gente de surpresa. Não gostei muito da sua aparição na propaganda partidária, o General parecia um pouco nervoso, ou foi mal dirigido”, disse um simpatizante que garante estar na fila de filiação. O Corvo também assistiu ao vídeo na TV. Nada que o tempo resolva. É só treinar para melhorar.

 

Embrulho de três cocos

A política iguaçuense por enquanto está assim, difícil de entender, mas não vai demorar muito para as coisas clarearem, dizem. Para alguns, isso deve acontecer rápido, para outros nem tanto. Tudo orbita a participação – ou não – do Paulo Mac e claro, ele joga com isso. Quando mais tempo passar, mais aumenta a ansiedade do povo e faz como que alguns nomes simplesmente desapareçam.

 

Boa semana!

O Corvo deseja a todos bons dias de chuva e Sol, como está previsto. Segundo um engenheiro é uma das piores épocas do ano, pois nunca se cabe o que vai de fato acontecer. Não havendo vendaval, tufão, furação, raios e tempestade, que venha o resto! Boa semana!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *