No Bico do Corvo
Entrevistas com pré-candidatos
A cada entrevista com pessoas que disponibilizaram o nome à corrida eleitoral do ano que vem, despencam mensagens, elogios e críticas. Isso nos faz mensurar como a disputa será movimentada. O interessante é o cuidado de cada entrevistado em não “repetir” ou “copiar” a fala do oponente.
Contas do seo Reni
Várias pessoas enviaram notas questionando o trabalho da Câmara em apurar somente agora, as contas do governo Reni Pereira. Segundo um leitor, “isso é perca de tempo”. Não é “perda” de tempo coisa nenhuma, aliás, é necessário aclarar no Município o uso do dinheiro público, e não esperar apenas pelo Tribunal de Contas e a Justiça, por meio das denúncias.
A Câmara expediu nota
O presidente do Legislativo, João Morales, convocou sessões extraordinárias para julgamento das contas do ex-prefeito. Isso é relativo ao exercício de 2016. Acontece que um parecer da Comissão Mista deliberou pela “reprovação” das contas e o documento foi inclusive lido na sessão extraordinária de ontem, 1º de setembro. A votação do decreto reprovando as contas será agendada.
Como é isso?
Há um delongado trâmite no Tribunal de Contas do Estado que analisa previamente as contas de todos os municípios do Estado. Quando não encontram irregularidades, tampouco ressalvas, o processo acelera, anda rápido, porém, quando surgem anomalias o tempo é outro, demora e em alguns casos segue em passo de jabuti. Há prazos para as defesas previas, recursos, revisões e uma porção de ritos. É por esse motivo que o petardo voltou a estourar. É mais ou menos quando os peritos resolvem desenterrar um defunto e ficam sabendo que a tumba não existe mais, daí vão procurar o saco de ossos no depósito. Em suma: não param nunca.
Tecnicamente…
… as contas do Seo Reni foram julgadas irregulares pelo T.C.E, com alguns pontos nebulosos e outros aparentemente cabeludos, como é o caso de vários relatórios na área da Saúde, Educação, dentre vários episódios e, os documentos, retornaram à Foz, para a análise e julgamento por parte da Câmara Municipal, que por sua vez, encaminha o imbróglio para a Comissão Mista.
E o Reni
Ele foi notificado e se defendeu formalmente, só que as alegações não atenuaram a força das supostas irregularidades e suas alegações bateram na trave. O parecer final segue no rumo da reprovação das contas no período de 1º de janeiro a 13 de julho de 2016.
Dona Ivone
Quem acredita que herdar o governo é coisa boas, se engana. Tudo vai parar no mesmo balaio. Na pendenga em que o Reni está se complicando, estão também as contas da ex-vice-prefeita Ivone Barofaldi. Ela segurou a peteca após afastamento de Reni Pereira. Para alívio dela e dos amigos, o parecer da Comissão Mista declara a aprovação das contas, porém com ressalvas, relativas ao período de 14 de julho a 31 de dezembro de 2016. O fato é que a Ivone precisou mesmo segurar um rojão e quem a conhece, sabe o quanto é integra e competente.
“Perca” de tempo?
O povo usa e abusa do substantivo e em muitos casos, equivocadamente. Apesar de ser uma forma verbal; flexão do verbo “perder”, o correto seria “perda”, o substantivo se privar. Se escreverem que a “perca” escapou do chiqueiro, está certo? Certa ocasião um leitor corrigiu o outro, dando um pito, ensinando que o termo “perca” é usado como coletivo de suínos. O Corvo conhece isso como “vara”. Para concluir, não se está corrigindo o leitor, pelo contrário, apenas colaborando com a escrita, porque a língua portuguesa é muito difícil, mais até que o mandarim, dizem. Que barbaridade… como hoje é sábado, ocupamos espaços com essas utilidades e discernimentos.
Los amigos!
O Corvo se diverte. O comunicador Jaime Gomes em seu sugestivo “vlog”, fez uma leitura da união dos vereadores na Câmara e o vídeo está chamando a atenção nas redes. O caso é que os vereadores são cinco, e, os cavaleiros do apocalipse quatro. Onde é que foi parar o Jairo Cardoso? O Corvo analisa a situação de outra maneira, um pouco mais tranquila, com melodia e nem tanta “tinhosidade” apocalíptica dos nossos valorosos edis, em tese, oposicionistas. Jairo, João Morales, Cabo Cassol, Galhardo e Márcio Rosa estão mais para mariachis, embalando a festa, do que demônios em cavalos soltando fogo pelas ventas.
E tem novidades…
No curso do dia, o Corvo atualizou o grupo, que parece contar com mais dois integrantes, os vereadores Ney Patrício e a Protetora Carol Dedonatti. Faltava mesmo alguém para segurar o guitarrón e uma crunner. É segue el baile, al ritmo de los cantantes! Cucurrucucu….
Corvo puxa saco
Opa, Corvo, você é mesmo um baba-ovo dos políticos, não é? Adora adular um deputado. Fez uma analogia sobre o Luciano Alves que me fez correr um frio na espinha. Fiquei curioso, foi pesquisar e no fim das contas era tudo verdade! Aonde é que você consegue essas informações? Bom, se for para elogiar quem faz, terá o meu apoio, mas precisa também dar uns puxões de orelha, assim farão mais pela cidade, em Brasília, Curitiba e também na Câmara de Foz…
Apolônio C. V. Arruda
O Corvo responde: prezado, este colunista é muito bem informado e preserva suas fontes como fossem tesouros. Saber das coisas não é tão simples assim, as fontes precisam ser checadas e o Corvo passa boa parte do dia entrando em contato com uma porção de atores, gente que faz o espetáculo verídico da notícia! Bom dia, obrigado pela mensagem e elogio. Pode criticar também que este colunista gosta. O leitor sabe que neste espaço quem faz, merece destaque; se errar leva espetada e se não fizer nada, permanecerá no “lost”. Para um político o anonimato é mais duro que a crítica.
No PT
Falar em fontes e informantes, o Corvo levou uma prensa de um amigo no Partido dos Trabalhadores. Calma aí companheiro, você nunca ligou para desejar feliz aniversário, nem Feliz Natal, Ano Novo, no entanto consegue o número do celular com a intenção de saciar a curiosidade? Isso não dá certo. É simples, o Corvo se articula e publica o que de fato ocorre nos partidos, em todos, diga-se. E protege a informação, do mesmo jeito que não escreverá o seu nome, conforme solicitou. Como o PT é onde muita coisa vive acontecendo, é natural que as informações polemizem. Sobre o Vitorassi ele não pertence à ala radical, mas certamente prefere estar lá, se for para se aliar com pessoas que destoam os projetos da agremiação. Essa discussão vai longe. O Corvo vai bater um papo com o Dilto.
Dia dos urubus
No fim, a torcida do Flamengo também agradece, pois além dos programas no Parque das Aves, há pelo menos outros dois ninhos de torcedores, o bicho é o símbolo do Mengão. Mas este sábado, 2 de setembro, é o Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus, aves importantíssimas para o ecossistema, e que enfrentam muitos desafios. A equipe de Educação para Conservação do Parque das Aves preparou uma bela programação durante o final de semana. O urubu é uma ave muito bonita, meio parente do Corvo.
Autistas
A sociedade iguaçuense tem se manifestado como pode para ajudar na conscientização em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Não são poucas e merecem atenção e um olhar permanente. Vários estabelecimentos comerciais dedicam espaços para o tema e a Viação Santa Clara, que operadora o transporte público de Foz do Iguaçu, somou-se ao esforço de conscientização, com o potencial de atingir um número muito grande de passageiros. A VISAC adesivou o interior de 90 ônibus que compõe a frota com o selo “Empresa Amiga da Pessoa Autista”. O título foi concedido pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (ONDA). Além do adesivo no para-brisa, mais de 270 motoristas vão utilizar um cordão com os símbolos do autismo. Eles receberam treinamentos para o atendimento.
O TEA…
…é um transtorno e, por tanto, sem cura, mas existem tratamentos e se adequados fazem com que o indivíduo tenha mais qualidade de vida e autonomia. Os dados recentes dizem que 1 em cada 36 pessoas são afetadas. Em Foz, estima-se que há cerca de 8 mil crianças e adultos diagnosticados ou em fase de tratamento.
Dá-lhe chuvas!
A sexta-feira amanheceu trovejante e com a anunciada chuva. O Corvo conferiu a previsão e deu um pulo na cadeira. Teremos aguaceiro nos próximos dez dias. Correremos o risco de virar sapos! Mesmo assim, aqui vai o desejo de um bom fim de semana a todos!