No Bico do Corvo

Viva julho!

E quem diria, estamos na metade de 2023, certo está o Gilberto Gil, “oh tempo rei, tempo rei”. Uma pescadinha e o povo estará dependurado nas fachadas estendendo cordões de lâmpadas natalinas.

 

Seo Bolsonaro

O ex-presidente terá que da cortar um dobrado para se manter na disputa eleitoral, independentemente o resultado de apenas um julgamento. O Corvo precisou fechar a coluna antes do resultado da votação dos ministros do TSE. Segundo alguém contou, serão no mínimo cinco ações e todas colocam em risco a elegibilidade. É a temporada aberta de caça ao Bolsonaro.

 

Importância

É difícil o presidente Lula se conter, sem manifestar opinião sobre o antecessor. Parece que dá coceira, mas aos olhos de muitos, isso acaba elevando o grau de importância do oponente, sem dizer que ajusta a faca nos dentes da torcida. Ignorar e deixar o assunto para a Justiça seria um bom remédio.

 

Sucessão

O Bolsonarismo conta com vários sucessores e de certa forma eles serão contemplados com duas situações: sucederem o Bolsonaro nos pleitos eleitorais e ainda por cima contarem com ele no palanque. O ex-presidente pode ser impedido de disputar, mas não de participar. Essa onda que se move da direita será um pouco difícil de conter, dificilmente irá virar em marola. A esquerda e o centro que tratem de criar consciência sobre isso.

 

Nas cidades

As eleições do ano que vem são um combustível para a manutenção dos ideais “direitistas”. Os partidos ligados ao Bolsonaro esperam fazer um grande número de prefeitos, especialmente na Região Sul e Sudeste ou nos bolsões que o acompanharam ano passado. Segundo uma rápida leitura, o que pode atrapalhar um pouco é o fanatismo e truculência de alguns cabos eleitorais acalorados. Os candidatos terão que dar um jeito nisso.

 

Paz e amor

A esquerda, no poder, trata as coisas de uma maneira diferente, à base de negociação, conversas e outras formas de aproximação, em busca do convencimento. Os radicais de direita ao que parece não mudaram, se comportam como cães enraivecidos, mostrando os dentes e ameaçando quem exponha simpatia pelo atual governo ou pense diferente. Diante de uma situação assim, a divisão ideológica vai perdurar. Mas se houver espírito democrático não haverá problema.

 

“Você é petista!”

Foi o que uma pessoa disse a um jornalista esses dias, confundindo-o com o Corvo. “Todo jornalista é metido em recriminar a livre expressão do pensamento e fica de onda contra as redes sociais, essa raça precisa acabar de vez, são todos petistas”, disse o cabo eleitoral, com 95% de raiva aparente, igual cachorrinho da raça pintcher. Uma pena alguém pensar assim. Santa ignorância. Segundo uma avaliação, 85% daquilo que movimenta as redes sociais quando o assunto é a política, ou é tendencioso, ou é mentira, crime contra a honra e outras formas de abusos. Em condições assim, não se pode dizer que é “livre exercício do pensamento”. Jornalista profissionais não agem assim e não dão tanta dor de cabeça na Justiça. As mesas dos juízes estão repletas de ações de crimes contra a honra nas redes sociais.

 

Ampliação dos debates

A Câmara Municipal de Foz tem, sim, realizado um número muito grande de audiências públicas e reuniões setoriais. O Legislativo faz sucesso quando vai aos bairros ou realiza pleitos itinerantes. Há satisfação popular, e o mesmo ocorre quando a prefeitura realiza encontros com os moradores, levando o prefeito, secretários, dando satisfação aos contribuintes.

 

O Corvo e as redes

Deu para perceber que as notinhas do Corvo estão sendo muito repicadas nas redes sociais. Uns reclamam, outros elogiam e há uma pontinha de desejo, por parte de algumas pessoas, em ver este colunista se metendo nos comentários e criando polêmica. Isso não vai acontecer. O Corvo prefere usar o tempo pensando, analisando, pesquisando, estudando a sociedade e o comportamento dos humanos. Brigar, nunca, jamais.

 

Chico e o PT

O Corvo respeita as regras ambientais e não solta balões em tempo de festas juninas, a não ser que sejam “de ensaio”. A nota sobre a suposta mudança do prefeito Chico para o PT surgiu de cocheira, não passa de uma especulação, mas foi o suficiente para muitas pessoas questionarem o Corvo, cobrando a fonte. Deu para ver como o PSD anda dividido ideologicamente. Aliás, o partido, em matéria de comportamento e desconforto de muitos filiados, é o que mais chega perto do que acontece no PT, quando algum assunto dá de borbulhar. Se o Chico se mudar para lá, nem vai sentir muito a diferença.

 

Janelas eleitorais

Há situações que são diferentes umas das outras. Quem está no rumo de final de mandato e não concorrerá à reeleição, não se preocupa muito com a legenda, ou em sair dela. Mas os que vão concorrer pensam diferente. Os candidatos a prefeito estão dando um tempo, e, analisam um pouco mais o terreno. Até o general sumiu de sena após a assinatura na ficha partidária.

 

De olho na Justiça

Contaram para o Corvo, que o momento agora é de aguardar decisões judiciais e esperar pela certidão negativa. Isso acontece com Paulo Mac Donald, Sâmis da Silva e outros que já anunciaram a vontade de habitar o Palácio Cataratas a partir de 2025. Quem não tem impedimento corre solto, como é o caso de Ney Patrício. Ele tem experiência na gestão pública, pois já atuou como Secretário de Finanças e Administração. O Corvo conversou com ele e sentiu um certo cuidado em não antecipar os movimentos. Isso não o impede de atuar com força no exercício de vereança.

In loco

Falar em Ney Patrício, ele visitou a área Sul da cidade, a que está no meio de uma porção de obras, Perimetral, duplicação da BR-469; ele conferiu de perto o progresso das localidades, falou com uma porção de moradores e percorreu a Rua Tigre, que poderá fazer a ligação com o Residencial Cataratas. Seria uma solução de mobilidade entre as comunidades, uma vez que ainda estão separadas pelo arroio Carimã. Ney ficou de olhar o assunto de perto e retornar com a avaliação. O povo aguarda ansiosamente e agradece ao vereador.

 

Aos socos

Depois de anunciada a vinda do seo Lula, há brigas por um lugar na plateia. Pessoas que trabalham em Itaipu estão relatando uma enxurrada de mensagens e pedidos de convites na área vip para acompanhar o evento. Não é de estranhar que muitas dessas pessoas até pouco tempo não eram dotadas de bons sentimentos pelo atual presidente. Uma fonte confidenciou que um vereador da cidade chegou a pedir seis convites para a solenidade. Pensa? Quem será ele vai levar, além da tia, avó e o papagaio?

 

Cota limitada

Para evitar problemas surgiu a seguinte proposta: “quem for convidado não poderá levar acompanhantes”. O negócio será nominal e individual, “afinal, a festa tem dono”, explicou a nossa fonte. Mas como sempre acontece, serão esperadas também as famosas filas de penetras no Centro de Recepção de Visitantes da Usina, na terça-feira. Bicões sempre estão de plantão.

 

Pastelaria

A virada do mês terá pastéis frios na Câmara de Vereadores. Segundo uma fonte que frequenta a pastelaria em frente ao “teatro” legislativo (para não chamar de circo), e, que foi até lá tomar uma tubaína, descobriu que há onda de demissões, tanto nos gabinetes quanto no primeiro escalão da Casa de Leis. “O facão corre solto”, bradou um atento consumidor de pastéis e espalhador de fofocas.

 

Em campanha?

A ex-candidata a deputada federal e provável candidata a vereadora Valentina tem rodado a cidade e visitado colégios públicos de Foz do Iguaçu, juntamente com a equipe do PTI. Em um post em suas redes sociais, ela que também é professora, aparece ao lado de um dos diretores do parque. Será que vem algum projeto por aí? Tomara. Os ventos andam favoráveis em matéria de projetos em parceria com o PTI e Itaipu.

 

Acima do peso

Depois de ler a notícia na capa do GDia, o Corvo parou numa farmácia e conferiu o peso. Levou um susto com uns quilinhos a mais. O clima mais frio inspira alimentos mais gordurosos e no fim das contas, não somos como as focas, que se nutrem da própria gordura. O perigo é encostar em fastfood, pizzaria, churrascaria e ir além do necessário. É preciso muita força de vontade e passar o zíper no bico, do contrário os males surgem, a começar pela glicemia. Cuidar do corpo é o melhor conselho para prolongar a vida e como disse o poetinha, no Samba da Benção, “cuidado, companheiro! A vida é pra valer. E não se engane não, tem uma só”.

 

Fim de semana!

Enfim hoje é sábado! Que maravilha! A previsão é de Sol o tempo todo, com temperaturas amenas. Quem dera Foz do Iguaçu fosse sempre assim. As mínimas serão de 14º e as máximas não passam de 26º e chuvas só depois do dia 9 de julho. Contrariando um pouco a nota acima, bora fazer um vale no patrão e tentar um churrasquinho hoje, ou amanhã, nem que seja de pé de galinha. O que está caro é o carvão, um saco custa mais que um quilo de linguiça, uma barbaridade. O povo sai por aí catando pedados de pau para fogão a lenha e churrasqueiras. A temporada de inverno é assim. Um bom final de semana a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *