No Bico do Corvo

Sobrevoo nas Cataratas

Foz, no dia do aniversário de sua emancipação recebe milhares de presentes. Eles são o sorriso das crianças que desfilam, e, mimo maior não há. Mas há também outras notícias interessantes, como um possível sobrevoo de dirigível nas Cataratas do Iguaçu, comemorando os 150 anos do nascimento de Santos Dumont. A Força Aérea Brasileira – FAB, está preparando uma grande celebração para o próximo dia 20 de julho; criou inclusive um Portal Especial sobre a vida, obra e os valores do “pai da aviação”. Faltou incluir o nosso Parque Nacional entre o seu legado e por isso, o esquecimento poderá, em partes, ser reparado, incluindo Foz do Iguaçu na programação.

 

Forcinha especial

Em verdade, “forças cósmicas” conspiram para que o sobrevoo de dirigível, previsto apenas para a capital, Brasília, aconteça também nas Cataratas do  Iguaçu, reconhecidamente uma grande paixão do inventor, do contrário ele não viajaria quase 400 km em lombo de burro, distância entre Foz e Guarapuava, para depois ir de carona num automóvel até Curitiba. O caso é que houve uma certa apatia das lideranças locais, e foi preciso alguém familiarizado com a FAB e bem relacionado em Brasília, fazer lobby incluindo Foz do Iguaçu no jubileu de nascimento de um dos brasileiros mais ilustres. A pessoa em questão pediu para não ter o nome revelado, pois gosta de atuar nos bastidores.

 

Relacionamento

Nosso ilustre e anônimo amigo conversou com o general-brigadeiro responsável pela programação, que se comprometeu a apresentar a sugestão ao comando da Aeronáutica. Também fez contato com o General Silva e Luna que, embora ligado a outra arma, cultiva boas relações com o comando da FAB, pois foi ministro da Defesa. Ele também se comprometeu a fazer gestões a favor de Foz do Iguaçu, insinuando que seria um presente pelos seus 109 anos de emancipação política, data festejada amanhã, sábado.

 

Em Itaipu…

O DGB Enio Verri, ao que parece, olha o setor de comunicação da Binacional com muito mais tecnicidade do que política. Sem demérito aos vários profissionais que atuam lá, todos muito compenetrados e comprometidos com a usina, Enio nomeou a jornalista Ana Paula Hedler na Superintendência de Comunicação. Ela, muito competente, trabalhava na prefeitura de Londrina. Apesar da vida acadêmica e profissional em outras cidades, Ana é iguaçuense e filha de “barrageiro”, assim, orgulhosamente considerados os ex-funcionários de Itaipu, independentemente os cargos que ocuparam. A nova “chefe” do setor conhece muito do batente e certamente ampliará o caráter técnico na divulgação dos novos propósitos da usina. Sustentabilidade tem sido o lema de Verri, independentemente daquilo que pensam muitos “companheiros” loucos por uma boquinha. A nomeação deixou alguns petistas enrabichados.

 

Abnegados

Acreditem ou não, existem muitas pessoas que torcem favoravelmente pela cidade e fazem questão de permanecer no anonimato. Uma porque não gostam de aparecer e outra, pelo fato de considerarem, que desempenham o papel de cidadão. Há muitos iguaçuenses atuando desta maneira.

 

Em alta

O Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu, por sua vez, ganha os iguaçuenses pelo carisma: por onde anda, é reconhecido e cumprimentado. Em um restaurante da Vila A possui até foto na parede e já tem um vereador querendo oferecer um título de cidadão honorário em 2024.

 

Mas também vem recursos

Além de anunciar a retomada das obras da Unila, o DGB articula uma penca de novos convênios nas áreas sociais, ambientais e para o agro também, porque uma coisa acaba vinculada à outra. Gente com responsabilidade olha para a Natureza e também para o homem, que precisa plantar, criar, colher e ajudar na balança comercial brasileira.

 

E tem também a saúde

Com bom diálogo com a prefeitura, Ênio Verri pode ser um parceiro importante para ajudar a resolver a questão do Hospital Municipal de Foz, tanto com recursos da Usina como com a articulação junto ao Governo Federal. Não é uma ideia do Enio, mas muita gente acredita que transformar a unidade em “Escola” seria a solução para atendimento e também formação profissional.

 

Muita coisa

Qualquer cidadão consciente, olha para Foz, no seu aniversário para lá de centenário, e consegue vislumbrar um baita futuro pela frente. Não há como deixar de pensar assim. Tudo aos poucos vai se encaixando, acessos, atendimento em várias áreas, polo educacional,  turismo, comércio, internacionalidade, Foz é top!

 

Que se espertem…

Se por um lado a cidade avança, em meio a tantos e ousados programas e eles vão a cada passo se realizando, precisa também saltar sobre as picuinhas e atitudes politicamente mesquinhas. O que não dá, é motivar a cidade a pensar grande e de outro lado, uma cambada pensando pequeno, como fazem uns e outros que não se encaixam nos eixos de desenvolvimento e vivem de esculhambar todo o contexto. Isso sim precisa mudar.

 

Reflexão

A nota acima surgiu, depois de ler uma “cartinha” de político em fim de carreira, enviada a um eleitor. O Corvo investigou e é verdadeira. O munícipe deu de questionar a posição de um político e foi literalmente desancado. “Por que o senhor insiste em lançar candidaturas em todas as eleições, nunca conseguiu fazer mais de 100 votos e continua se dizendo candidato, não está na hora de parar? Perguntou o eleitor. A resposta não foi em nada polida e por isso, o corvo não reproduzirá.

 

A hora de parar

Vivemos uma democracia e as pessoas possuem o direito de insistir em candidatura, tanto que algumas se saíram bem, décadas depois de martelarem o ferro frio. Mas a verdade é que há pessoas que não estão nem um pouco interessadas no bem comum, ou na população e querem apenas se dar bem. Mesmo sem votos suficientes, acabam se engajando em cargos comissionados, tamanha a insistência. Aos poucos a cidade vai equilibrar situações assim.

“Noite dos Namorados”

Esta edição é especial, em comemoração aos 109 anos de Foz, mas o Corvo sempre se preocupa com a agenda de acontecimentos, até porque o jornal só viltará a circular no dia 13 de junho. Acontece que Dreams Motor Show, vai antecipar um evento para o Dia dos Namorados no domingo, 11 de junho quando haverá um jantar com ares românticos na celebração tão esperada pelos pombinhos apaixonados. Os casais serão recepcionados ao som de um saxofonista e depois poderão apreciar ao show da Banda Mustache que promete embalar a noite com clássicos românticos do rock nacional e internacional. O cardápio é exclusivo também preparado para dar uma apimentada na noite mais romântica do ano.

 

A promoção

O super evento no Dreams Motor Show acontecerá a partir das 20h e os primeiros 50 casais que fizerem a reserva pelo site: www.dreamsparkshow.com.br ou pelo Whatsapp (45) 2105-8853 serão presenteados com uma garrafa de vinho ou espumante. As vagas são limitadas. Embora o próprio museu já seja um ambiente diferenciado e muito romântico, o espaço terá uma decoração especial e ainda mais intimista. “Estamos preparando uma noite marcante. Queremos realmente promover momentos de romantismo e de muita conexão entre os casais”, disse Luciano Ferreira, gerente Comercial do Dreams Park Show, um belo museu de motocicletas, em meio a um restaurante temático com espaço para shows. As mesas dividem o espaço com mais de 30 motos clássicas das marcas Harley Davidson, Indian entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *