No Bico do Corvo
Semana Ambiental
Esta segunda-feira foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e o volume de ações, pelo menos em Foz do Iguaçu, é bem maior que o ano passado. Um exemplo é a mobilização no PNI, começando pela limpeza no Rio Iguaçu.
Pela cidade
Foz é uma cidade toda banhada de arroios, riachos, lagos, córregos e dois enormes rios e as ações são fundamentais para garantir a vida nesses locais. Perto da casa do Corvo havia crianças coletando detritos nas margens e surgiu uma preocupação em saber se estavam protegidas com repelentes, afinal de contas os mosquitos não dão trégua. A luta para conviver com o ambiente parece ser inglória, mas não devemos por nada desistir. Falamos da nossa casa/mundo, sem perspectiva de mudar para outro local, pelo menos pelo momento.
Semana Municipal
Há confusão nas datas: o aniversário de Foz cai no sábado, mas acontece que na quinta-feira, é Corpus Christi, logo, teremos um feriado prolongado. A prefeitura avisou que manterá os Serviços essenciais. Não haverá expediente nas repartições públicas na quinta (08) e sexta-feira (09); Unidades de Saúde e demais equipamentos funcionam no dia 09 em sistema de escala. Tá dado o reforço. Em homenagem à semana ambiental, a coleta seletiva de materiais recicláveis também será mantida, na quinta e sexta-feira (08 e 09). Nossos bravos e valorosos coletores trabalharão normalmente, como sempre fazem. No mais, todas as informações estão no corpo do jornal.
Endereço certo
O povo vai é prestigiar a 44ª Fartal, na sexta-feira e a feira seguirá até o dia 10, desta vez no Gramadão da Vila A, com bons shows de um time reforçado de artistas locais e gente de renome nacional; além do mais teremos oportunidades gastronômicas, artesanato, participação de entidades assistenciais, dentre outras. Como sabemos a Fartal é um desfile de autoridades e encontro de amigos.
Garantia de público
O desfile cívico em comemoração aos 109 de Foz do Iguaçu será no sábado pela manhã, às 9h30, na avenida Pedro Basso. Dizem que pela primeira vez, todas as 94 unidades de ensino, ou seja, 50 escolas e 44 Cmeis terá os alunos em marcha, homenageando a cidade. Levando em conta que país, tios, avós e vizinhos prestigiam, matematicamente teremos milhares de espectadores aplaudindo. Não tem erro; sucesso na certa.
PTI nas alturas
Um professor da Unioeste se mostrou feliz com um projeto que vai envolverá PTI, Itaipu e universidades e atenderá milhares de estudantes no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Será, segundo ele, a primeira grande ação de Itaipu no setor educacional com a cara da nova gestão. Mas era de se esperar, pois Ênio Verri, Irineu Colombo e Zonin (superintendente de Meio Ambiente) são professores universitários. Taí um diferencial.
Reaproximação
Depois de um período de laços estreitos com o setor privado e o agro, o PTI parece estar voltando com força na educação e fortalecendo a relação com as instituições de ensino. Uma professora da Unila, muy amiga del cuervo, comentou tudo está completamente mudados nos últimos meses e que novos projetos com a universidade estão sendo pensados, além da retomada dos antigos. E, com a Itaipu dando suporte financeiro, com os convênios, isso resulta em tabelinha que vai acabar em gol.
Correria
A Câmara Municipal de Foz está convertida em correria, sobretudo depois das demissões dos últimos dias. Alguns assessores andam chegando até antes das 8h para mostrar serviço, mesmo em semana de feriado. As notícias dão conta que o facão da exoneração vai pegar mais gente nesta semana. Na prefeitura o clima parece ser o mesmo. Pelo que se apurou, dois diretores já foram avisados que estão pela bola oito, na berlinda. De outro lado, os escalados para assumir as vagas já estão com os documentos na mão, aguardando a nomeação.
Polvorosa
O fato é que alguns secretários e diretores da prefeitura estão roendo as unhas. Dizem que é por conta de uma notinha publicada na semana passada, aqui nesta humilde coluna. Para quem não leu a nota, trata-se de prazo concedido pelo prefeito Chico Brasileiro aos secretários, no dever de apresentarem um balanço positivo das atividades. Caso contrário o diário oficial estará cheio de exonerações. Ui!
Certidão vencida
Uma cena inusitada aconteceu em uma autarquia da prefeitura: um novo comissionado chegou para deixar seus documentos de nomeação e voltou para casa ainda desempregado porque estava com as certidões vencidas. Para quem não sabe, é preciso ter várias certidões para assumir cargo público, e todas em dia, como manda a Lei e o figurino de um homem público. O pessoal que faz a verificação desses documentos não deixa escapar nadica de nada.
Reunião da esquerda
A Federação formada por PT, PV e PCdoB se reuniu na última semana para dar continuidade às negociações para 2024. Ao que se sabe, por um pássaro que participou da reunião, existem três vertentes internas: uma quer ratificar o nome de Nilton Bobato para a prefeitura, outra quer novamente que o Luiz Henrique, que disputou em 2020, concorra como candidato ou, no mínimo como vice e, por fim, outra, quer esperar a decisão do atual prefeito para apenas apoiar quem ele indicar, sem lançar candidato.
Ainda tem o Vitorassi
Outro nome que o PT estaria agitando na disputa é o Dilto Vitorassi, véio de guerra. Ele tem se colocado como candidato, mas não é lá muito levado a sério pelos correligionários. Mesmo testado eleitoralmente várias vezes, o ex-deputado petista segue em baixa e não conseguiu se eleger vereador em 2020, além de ficar com uma baixa votação em comparação com outros pleitos. Se o PT indicar candidato a prefeito, é quase certo que a disputa ficará entre Bobato e Luiz.
Barrado no baile
A crise no PSD de Foz se agravou depois que o atual presidente, Eliseu Moura, e os vereadores Kalito e Ney Patrício apareceram em foto, nas redes sociais, com a legenda dizendo que seria uma reunião partidária. O clima ficou ruim porque, ao que consta, outros vereadores da sigla não foram convidados. Mesmo sendo o partido do governador, o PSD de Foz, que tem a maior bancada local, corre o risco de uma debandada e na lista incluem até o próprio prefeito. Se isso acontecer, o partido não terá mais a vantagem de uma “potência municipal”. Claro, os outros partidos já estão de olho nos descontentes.
Em alta I
Quem chama a atenção no setor de Turismo é o diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística, Marcelo Martini. Desde que foi nomeado para o cargo no Estado, Martini vem defendendo Foz do Iguaçu de maneira insistente para o secretário da pasta Marcio Nunes.
Em alta II
Martini reuniu uma ótima equipe. Com a chegada de Gilmar Piolla para o staff da Secretaria Estadual do Turismo, um antigo projeto já começou a ganhar vida, trata-se da criação do Fundo Estadual do Turismo, algo que o “Pi” conhece bem como funciona. Fundo de Turismo é com ele mesmo!
No seminário
A Câmara de Foz do Iguaçu participou do Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, em evento realizado no Hotel Bourbon, reunindo juízes, desembargadores, promotores de Justiça de todo o país, mais os representantes e gestores públicos. O Poder Legislativo foi representado pelo segundo vice-presidente, Marcio Rosa (PSD). Ele é um exímio conhecedor do assunto, pois já atuou como conselheiro tutelar. Ele concedeu uma ótima palestra abordando o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para a semana…
O Corvo consultou os sites especializados no clima e pelo visto teremos estiagem até o domingo, 11 de junho, com temperaturas amenas, com mínimas de 12 graus e máxima de 28. Lá pelo dia 15 começa a friaca; é o inverno batendo o cartão, com temperaturas abaixo de 10 graus. A todos um bom dia do Corvo!