No Bico do Corvo

Vermelho no arcabouço

O deputado iguaçuense mandou ver perante o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Vermelho falou em nome do municipalismo e se colocou à disposição para colaborar, de maneiras a abrandar a crise nas cidades brasileiras. Falou bem, sem comprometer o posicionamento político.

 

Posse Badalada

A posse do novo secretário de Direitos Humanos da prefeitura de Foz, o petista Ian Vargas, foi muito badalada e contou com a presença do Diretor-Geral de Itaipu, Ênio Verri, e também do Diretor Superintendente do PTI, Irineu Colombo. O clima foi de festa, com casa cheia, gente em pé, além de aplausos e mais aplausos!

 

Vereador?

O que não está claro ainda é por quanto tempo Ian vai permanecer no cargo, porque dizem que ele estava se preparando para disputar mais uma vez uma vaga de vereador, como aconteceu em 2020. Se isso vai mesmo concorrer, a exemplo dos demais, precisará se desincompatibilizar até março de 2024. O povo do contra anda espalhando essa situação nas redes.

 

Osso duro

Na avaliação das pessoas, de amigos, no mínimo seria sensato o Ian ficar na secretaria até o final do mandato do atual prefeito, uma vez que a disputa para a Câmara será osso duro, com sangue nos olhos, faca nos dentes, e, pode ser melhor um pássaro na mão do que dois abatidos. Como é dono de um conhecido bom senso, pode ser, o novo secretário reflita mais sobre o tema.

 

Vitória da Inclusão

Na sessão extraordinária da última quinta-feira, os vereadores iguaçuenses aprovaram a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMPCD). O que chama a atenção é que os recursos do Fundo serão deliberados pelo Conselho Municipal que atua no segmento. Causar o empoderamento dos Concelhos Municipais é um acerto da atual administração, além de democratizar as decisões, diminui o risco nos investimentos. Poder deliberativo é a saída para conjugar muitos verbos quando o assunto é coletividade. Ponto para gestão!

 

Deu em polêmica

Na mesma sessão, após um extenso debate, foi aprovada a abertura de um Crédito Adicional Suplementar para a manutenção do Transporte Coletivo Municipal. A questão central é que o executivo planeja remanejar recursos de outras pastas para tapar o buraco do transporte. O triunfo dos vereadores, principalmente do relator do projeto, vereador Adnan, foi ter salvaguardado os recursos – além da saúde e da educação – da Assistência Social que no projeto original já previa os repasses de quantias para o transporte.

 

Ruas sujas

Moradores da região central continuam reclamando da sujeira em especial nos finais de semana. Segundo eles, falta varreção e também as lixeiras ficam lotadas e a molecada faz o serviço de chutar os sacos, então dá para se ter uma ideia de como fica a situação, e para variar, essa esculhambação acontece no corredor turístico.

 

Vandalismo

Lutar contra o vandalismo tem sido uma missão difícil em Foz do Iguaçu. Há quem beba umas e outras e atazane a vida dos moradores, como é o caso desse esporte medonho, de espalharem lixo e picharem as portas dos estabelecimentos. Será que essas pessoas fazem ideia do quanto custa a pintura de uma fachada? Tudo bem, pichação é encarado como arte, mas bem que poderiam destinar locais para essa atividade “artística”.

 

Fartal no Gramadão

Isso finalmente aconteceu. Durante décadas discutem essa possibilidade, de mudarem a Fartal para os lados da Vila A, em campo aberto, sem traumas com o trânsito e tudo o mais. É muito bonito ver o evento no centro da cidade, mas nos tempos atuais a operação se tornou um tanto complicada.

 

Estrutura

Vamos lembrar que o Gramadão foi recentemente reformado e deve comportar com muita qualidade os expositores, o público e diminuirá muito os custos com contratação de palco para as apresentações.

 

Três dias

A Fartal será bem curta este ano, apenas de 9 a 11 de junho, bem nos dias do aniversário de emancipação da cidade. Os shows foram bem recebidos pela população, a começar pelos Barões da Pisadinha, muito queridos na região; o povo adora um forró.

 

Habemos reitora!

Diana Araújo foi escolhida a nova reitora da UNILA com 54,98% dos votos. Destaca-se o fato de Diana ser a primeira mulher na reitoria e é a quinta a assumir o posto. Até momento, desde 2010 a reitoria foi assumida Hélgio Trindade, Josué Modesto, Gustavo Vieira e Gleisson Brito, o primeiro a ser eleito pela comunidade.

 

Escola Flamenguinho

Em verdade o nome da escola é Professora Lúcia Marlene Pena Nieradka, mas como funciona embaixo das arquibancadas do Estádio Pedro Basso, é mais conhecida como Flamenguinho. Está mesmo na hora de construírem uma sede mais arejada para a gurizada. Para terem ideia, as salas de aulas funcionam onde antigamente estavam os vestiários.

 

Dr. Macorin

Aqui vai um abraço especial do Corvo ao Dr. Alexandre o mais novo integrante da galeria de Cidadãos Honorários da cidade. Os trabalhos desenvolvidos por ele, ao longo de tanto tempo, ajudaram muito a mudar a cara da cidade, antes tida como violenta e muito perigosa. No mais é uma pessoa muito querida em toda a comunidade o que se refletiu no plenário.

 

Porto clandestino

Foi a polícia bater nas localidades de um porto clandestino que os contrabandistas se espalharam pelo meio do mato. Vários veículos foram apreendidos carregados de cigarro até o teto. Uma barbaridade. A ação foi em São Miguel.

 

Fez-se a luz!

É mesmo uma benção para os milhares de usuários, o fato da rodovia se tornar mais segura, graças aos investimentos em iluminação pública que vão contemplar alguns trechos estratégicos. É a Quantum Engenharia que está realizando o serviço que compreende os trechos entre os quilômetros 687 e 691, no município de São Miguel do Iguaçu; do quilômetro 707 ao 712, no município de Santa Terezinha de Itaipu; e do quilômetro 719 ao 730, no município de Foz do Iguaçu. A novidade é que usarão equipamentos inéditos, como os postes de segurança passiva. O equipamento possui o certificado EN 12767 – Passive safety of support structures for road equipment (Segurança passiva de estruturas de suporte para implementos rodoviários).

 

Dica do sábado

Vai fazer um friozinho e uma boa oportunidade de curtir o final de semana é esquentando a sola do pé no bailão do AKLP, organizado pela associação. Embora a bilheteria esteja quase esgotada, os organizadores pediram para avisar que “sempre cabe mais um” e é justamente por isso que a festa faz tanto sucesso e é tão amada pelo público.

 

Bom final de semana!

O Corvo torce para que todos os leitores tenham um belo final de semana, uma vez que o clima parece ajudar. Há previsão de um chuvisco no domingo, o que ajudará a atenuar a sede das plantinhas, depois de uma semana de sol. A conta de água agradece! Até terça!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *