No Bico do Corvo

Para ficar de olho

Quem está muito presente no quadro sucessório da política local é o ex-vereador e atual chefe de gabinete do Deputado Vermelho, Sergio Beltrame. Exímio conhecedor dos bastidores iguaçuences, em caso da impossibilidade de Paulo Mac Donald concorrer ao Palácio, é o Beltrame quem surge como um dos favoritos para a vaga. Isso nas bocas pequenas e grandes.

 

Bastidores Agitados

Como o Corvo escreveu ontem e muita gente não gostou, há quem aposte em uma grande renovação na Câmara de Vereadores de Foz em 2024. Além dos que irão aventurar em busca da vaga de prefeito, os demais enfrentarão figurões com a eleição de certa forma tranquila a câmara. Nesta semana, até o ex-vereador Nilton Bobato apareceu na lista de candidatos ao Legislativo. Certos nomes antigos aparecem batendo no peito que disputarão a prefeitura, mas podem desviar o caminho para Legislativo, como é o caso dos ex-prefeitos Samis da Silva e Tércio Albuquerque.

 

Mais Bastidores…

O que parecia um tanto impossível pode acabar em realidade: A vereadora Anice poderá apoiar o colega Adnan na busca pelo posto de Prefeito. Reservadamente, Anice calcula que a candidatura de Adnan ao Poder Executivo facilitaria sua reeleição na Câmara, sem rachar a comunidade árabe. Quem também está de olho colado na mesma fresta é o Diretor de Assuntos Internacionais Jihad Abu Ali. Dizem que se lançará candidato e contará com boa parte dos patrícios.

 

Equipe de alto nível

Há uma informação de que a primeira dama Rosa Jeronymo assumirá um espaço no PTI. Ela poderá assim compor a equipe do Diretor Irineu Colombo, que já conta com a colaboração de nomes como as petistas Maristela Viana, Mirtha Baez e o ex-candidato a prefeito Luiz Henrique Dias. Rosa é muito experiente e pode ajudar muito o Colombo e também a cidade. Além disso, se confirmada a informação, o PTI finalmente deixaria de ser encarado como um “gueto” e abriria de vez as portas para dialogar com a cidade.

Piolla e Ênio

Muita gente embarcou em fuxico, acreditando que o clima não era lá essas coisas entre o ex-secretário de Turismo Gilmar Piolla e o DGB de Itaipu, Enio Verri. Uma foto recente e publicada nas redes sociais ajudou a mudar a corrente opinião; em verdade os dois se comprometem em atuar com força em favor da cidade. Ponto para Foz! Bom, Piolla está de malas prontas para o exercício de importante cargo no Governo do Estado. Deve assumir dia 15.

 

Quiproquó do transporte: primeira parte

O projeto da prefeitura que foi enviado para a Câmara no sentido de autorizar o subsídio ao transporte coletivo está dando o que falar. Além de vereadores trocarem farpas em plenário, o secretário de Transporte Urbano, Fernando Maraninche subiu o tom das respostas, durante reunião. Há quem não tenha levado isso para casa “de boa”.

 

Quiproquó do transporte: segunda parte

Depois da encrenca, quem colocou o projeto embaixo do braço e quer explicações do prefeito Chico Brasileiro é o presidente da Câmara João Morales. Segundo ele, até o momento as justificativas não foram convincentes. A proposta chegou para análise da Câmara ainda em abril.

 

Quiproquó do transporte: terceira parte

O vereador Adnan El Sayed, que será o responsável pela relatoria do projeto na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, decidiu “recolher o flap” e deixar a questão para ser resolvida entre o presidente João Morales e o prefeito Chico Brasileiro.

 

A prainha

Quem entrou no páreo para encontrar uma solução no imbróglio da Prainha de Três Lagoas foi o vereador Ney Patricio. Diferentemente de outras propostas, Ney não quer saber de defender as intermináveis reformas toda a vez que uma temporada de verão se aproxima.

 

Ele quer resolver

O vereador Ney teria se reunido com o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni e na ocasião falou sobre repasse da área ao Município de vez, pois assim seria possível realizar um processo de licitação. A ideia é que a prainha se torne um atrativo turístico com investimentos da iniciativa privada, semelhante ao que ocorreu com o Marcos das Três Fronteiras. Bom, taí algo que Itaipu pode analisar.

 

Faz tempo

A proposta do vereador Ney Patrício parece ser sensata, resta saber se isso é possível de acontecer. Segundo uma fonte antenada, já existe um projeto pronto para subsidiar a exploração comercial.

 

Título aos 15 anos?

Prezado Corvo, não vai demorar, as crianças terão o direito de votar quando ingressarem no pré-primário, pensa? Tudo bem, é lindo exercer os direitos democráticos, mas será que uma criança de 15 anos é capaz de entender o que acontece? O Brasil precisa olhar para o mundo. Em alguns países a maioridade é encarada de outra maneira.

Luiza L. C. Masquizinne

 

O Corvo responde: prezada, para iniciar a resposta, uma pessoa com 15 anos não é mais uma criança. Acima dos 12 anos, um jovem é considerado adolescente.  Mas  é bom lembrar que podem fazer o título de eleitor com 15 anos, mas só votam com 16 anos. Cada país estabelece os direitos de deveres dos jovens, em acordo com pesquisas, estudos técnicos e científicos.

 

Santa Terezinha

O Corvo lembra muito bem como foi o evento de emancipação de Santa Terezinha de Itaipu, quando houve um plebiscito em 1982. Até então, a localidade era um distrito de Foz. E olhando os mapas antigos, ocorreu o mesmo com outras cidades. O fato é que aos 41 anos, Santa Terezinha está se tornando uma bela cidade, com vida própria, comercio pujante, atrativos turísticos, mantendo ótimas relações com os vizinhos, no caso Foz e São Miguel do Iguaçu. Aqui vai um abração para os amigos daquela “felizcidade”.

 

Festa de Foz

E quando terminar a festa dos vizinhos, começa a nossa, com a celebração do aniversário de Foz, sempre nas primeiras semanas de junho. Há uma enorme movimentação para a realização de um grande evento para os 109 anos da cidade. O Corvo voltará com o que está sendo preparado para a festa.

 

Leitor de carteirinha

O empresário e gremista roxo, Deoclécio Duarte é como o Analista de Bajé, não faz certas coisas sem antes ler o GDia, logo nas primeiras horas. O jornal é o companheiro número um, juntamente com a cuia de chimarrão. Ele a esposa Hellen Duarte, estão de olho em todas as páginas, mas abrem o jornal bem onde está o Corvo; aqui vai um abraço ao casal, sempre  presentes nos eventos do CTG Charrua!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *