No Bico do Corvo
Dia da verdade
Amanhã, sábado é 1º de abril, a data oficial das fake news, porque mentira é coisa pouca depois que surgiram as redes sociais. Figuras como Pantaleão ficariam com inveja, tamanha a cara de pau e criatividade dos mentirosos virtuais. É mentira Terta?
Hiperinflação
Ontem o Corvo se deparou com uma situação: um veículo estacionou e o motorista perguntou como chegar até a Argentina. No rápido bate-papo, porque o Corvo sempre atende bem os visitantes e turistas, o homem deixou escapar que visitaria Puerto Iguazú em razão da crise econômica no país vizinho, acreditando que a desvalorização da moeda, o Peso, ofereceria vantagens nas compras. Será que existem essas “vantagens”?
Desvalorização
Nas experiências ao longo do tempo nunca houve vantagens. A moeda desvaloriza, mas os preços sobem e tentam acompanhar o Dólar, em muitos casos acima da cotação. O cenário é uma bagunça, porque implica em desabastecimento e até mesmo a retenção de estoques, porque muitas empresas recolhem os produtos, esperando a crise passar.
Furdunço
Bolsonaro retorna ao Brasil e atiça os fãs, muitos em estado de dormência. Será o presidente de honra do PL, com ajuda de custo beirando os 90 mil reais mensais. O partido tenta organizar uma onda oposicionista, mas está sendo atrapalhado pelo Centrão com muitos deputados de seu partido amoitados lá. Mas o fato é que o ex-presidente tem tudo para armar uma grande bagunça no setor político e se tornar uma formiga saúva no sapato do Lula. Independentemente o tamanho, a saúva é um bicho que incomoda até elefante.
Importante
Se há situações primordiais no setor político, uma é o fortalecimento das correntes que circundam o poder, como é o caso da oposição, desde que ela seja exercida com qualidade e verdade. Isso obriga o governo a pisar mais firme em suas decisões e quem ganha é o país e a população. Tomara o Jair Bolsonaro encontre equilíbrio em suas posturas oposicionistas e não conduza os brasileiros para uma guerra civil, coisa que ninguém merece.
Sem medo
O ex-presidente declarou que irá depor onde for intimado e que não teme o rigor das acusações. Especialistas já adiantaram que ele não corre risco de prisão, em nenhum dos casos em que é acusado. Na pior, pode perder os direitos políticos. Bom, o Bolsonaro precisará praticar um esforço medonho na área jurídica, se defendendo de uma lista de acusação que vai da propaganda contra a vacinação até genocídio. Mas ele conta com escritórios advocatícios competentes e tem chances de reverter os processos. Se o Lula conseguiu, Bolsonaro também pode ter êxito.
“Não fará o que bem quer”
É o que disse Bolsonaro em seu primeiro discurso, alfinetando o presidente Lula. No mundo da política é assim, o rabo da gente está pegando fogo, mas nos preocupamos com o dos adversários. Bolsonaro vai jogar gasolina na fogueira do governo e aliados.
98 dias
Foi o tempo que Bolsonaro ficou longe do Brasil. Dizem que está afetado e desgastado, mas isso só saberemos daqui uns dias, na avaliação de como ele reacenderá a fogueira. Se encontrar dificuldades aí sim terá problemas na reconquista de seus nichos. A opinião pública já decidiu a vida dele nas eleições, por meio do voto. Veremos como receberá a areia por cima de suas atitudes. As reações nos farão entender como o Brasil lida com situações assim.
Em Brasília
Acontece a “XXIV Marcha em Defesa dos Municípios”, um evento gigante e que reúne gestores de todos os Estados e a maioria das cidades brasileiras. Foz foi com o que pode. Encontros assim são muito organizados e há inclusive pacotes de viagens, com descontos atrativos. É bem mais barato ir à Brasília em condições assim.
FozDesenvolve
A secretária municipal da Fazenda, Salete Horst, representou o prefeito Chico Brasileiro na quarta-feira, apresentando o programa FozDesenvolve. Eventos como a “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, propiciam esses painéis, organizados pela Confederação Nacional dos Municípios. O “FozDesenvolve” já se tornou referência nacional e tem atraído visitas técnicas de muitos estados da federação, para conhecer as experiências em nossa cidade.
A viagem para o Planalto
A comitiva da Câmara Municipal também desembarcou em Brasília há dois dias, levando assessores, diretores, vereadores e, claro, o Presidente do Legislativo Municipal. Eles fazem agendas em embaixadas e visitam deputados, senadores, ministérios e se espalham pela explanada.
Tudo no Instagram
A visita da comitiva iguaçuense, tanto a Legislativa como a Executiva, pode ser acompanhada pelas redes sociais, e, isso, além das reuniões, incluiu passeios e jantares, afinal de contas a beleza arquitetônica de Brasília ainda era uma novidade para muitos de nossos intrépidos vereadores e administradores.
Quem paga a conta?
Ao que consta, depois de uma apuração do Corvo, descobriu-se que os assessores viajaram por conta, pagando as passagens e os gastos do próprio bolso. As viagens dos políticos em missão, como o caso do prefeito e secretários, mais o presidente do Legislativo, a vereadora Yasmin e, do Diretor de Comunicação foram custeadas pelas verbas de representação, tanto da Casa de Leis, como na prefeitura. Antes que alguém abra o bocão, tudo está dentro da mais plena legalidade, uma vez que a comitiva busca benefícios para a cidade. De outra maneira, é bom as legislaturas e administradores entenderem e sentirem de perto como tudo acontece na área federal, sobretudo quando há oportunidades.
Os deputados
A base de Foz, na Capital Federal, está no roteiro da comitiva. Os vereadores, assessores e diretores alimentarão os deputados Vermelho e Giacobo com uma lista de prioridades, em contrapartida, informarão a população iguaçuense quanto ao trabalho de nossos ilustres representantes e outros deputados que atuam em favor da cidade. Foz, afinal, é um destino admirado por muitos. Tanto Vermelho como Giacobo possuem uma extensa relação de demandas em vias de aprovação.
A dengue hemorrágica
É uma forma mais grave da doença viral, que é transmitida pelo Aedes aegypti. A dengue hemorrágica ocorre em geral, com a reinfecção, e se manifesta por um sorotipo diferente do vírus. É um problemão. Os sintomas são semelhantes aos da dengue clássica, mas podem progredir rapidamente para causar danos graves aos órgãos e resultar em sangramento interno. Alguns dos sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, vômitos, diarreia, sangramento de gengivas e nariz, e manchas vermelhas na pele.
Corra para o hospital
A dengue hemorrágica é uma condição muito séria e que pode levar à morte; deve ser tratada prontamente. O tratamento requer cuidados intensivos, mantendo a pressão arterial e os níveis de fluidos no corpo; quase todos os doentes necessitam a transfusão de sangue. Dentre outras os hemonúcleos necessitam repor os estoques. A prevenção da dengue hemorrágica é como as demais, inclui a eliminação de criadouros de mosquitos e medidas para evitar a picada desses bichos medonhos; é preciso caprichar no uso de repelentes, até por cima das roupas protetoras.
Doe sangue
Com tanta gente nas UBSs, UPAs, pronto socorros públicos e privados e hospitais, repor os estoques de sangue é prioridade coletiva. A medida é tão importante quanto combater o mosquito, pois está do outro lado, na urgência de tratar doentes em todos os níveis. Não podemos esquecer que no meio dessa tragédia causada pela dengue, ainda há muitos casos de Covid e outras doenças, sem contar acidentes e tudo o mais que acontece. Doar sangue é fundamental.
Que situação…
… as crianças encaram as guerras de um jeito bem diferente. Na Rússia, uma menina desenhou a troca de mísseis entre russos e ucranianos, o que de certa forma afeta a população dos dois países. O desenho (foto) é pró ucraniano e o pai da jovem pagou o pato, foi preso. Fora as atrocidades causadas pelos bombardeios, há essa situações, contaminando as novas gerações. O povo não quer guerra, até as crianças conseguem expressar isso, mas os líderes adoram o gosto de sangue. É difícil.
Paulinho
Aqui vai uma correção: na manchete cultural da edição de ontem, anunciando uma apresentação em A Casa, saiu “Paulino” Moska, embora todo mundo saiba que é o nome do genial artista é “Paulinho”. Pensa um cara querido? Paulinho é um gênio da nossa MPB, instrumentista, compositor, intérprete, e também faz cinema, audiovisuais e tudo o que inspira cultura. O sábado, 01 de abril promete.
(charge do corvo)