No Bico do Corvo

Regular redes sociais

Os ministros do STF acreditam que é possível a criação de parâmetros para controlar as manifestações nas redes sociais. “Regular”, é um jeito bonito de escrever a palavra “controlar”. Como pretendem fazer isso ainda é um mistério. Mas olhando para a Lei, tudo não passa do âmbito da responsabilidade e punição para quem transgredir as regras, inventando notícias falsas ou cometendo crimes contra a honra.

 

“Na real”

No plano das responsabilidades, se jornais diários, semanários, independentemente a periodicidade, revistas, emissoras de Tv e Rádios, publicarem crimes contra a honra e inverdades serão imediatamente processados. Todo mundo está de olho no conteúdo dos meios formais. O que falta é empreenderem a mesma vigília na internet e redes sociais. Quem comete crime tem que pagar e é assim que o meio vai moralizar.

 

A diferença

Em geral, os conteúdos dos veículos de comunicações formais são produzidos, realizados, por jornalistas profissionais, pessoas que passaram por uma faculdade ou se notabilizaram por décadas de exercício da profissão, com o devido reconhecimento. Com esse cabedal de conhecimento e formação, os profissionais de imprensa sabem os riscos de se cometer deslizes. No mais, as editorias cuidam, porque no caso de algum assunto gerar processo, quem responde é o profissional responsável, o que assina o veículo. Isso já não acontece nas redes sociais, onde muita gente acredita que o território é livre para a expressão do que bem entendem. Não é assim. Os usuários precisam se enquadrar na Lei e respeitar as regras. Crimes contra a honra, ou calúnia, injúria e difamação, bem como inventar fatos irreais, isso não fere apenas o comportamento, mas atrita o que prediz a Constituição.

 

Questão de educação

Quem sabe utilizar as redes sociais com educação, respeitando a Lei, não corre risco de se complicar com a Justiça. Basta saber lidar com a verdade e expressá-la com qualidade. Essa libertinagem nas redes não é uma exclusividade do Brasil e brasileiros. Acontece no mundo todo e é por isso que há essa meta de criar marcos regulamentais. Um dia a internet será confiável, como deveria ser desde que inventada, porque é uma dádiva.

 

A violência nas escolas

Faz tempo os pais não encontram tranquilidade mesmo sabendo que os filhos estão na sala de aula, ou nos recintos educacionais. Por mais seguro o ambiente, ele não está livre da ação desses terroristas mirins e marmanjos com desvio mental, que descompensam e atentam contra a vida de inocentes, crianças e idosos. É difícil entender como isso se manifesta e não são poucos e nem raros as ocorrências de invasão das escolas e as chacinas. Há muita gente pensando a criação de aparatos de segurança, mas isso requer a contratação de pessoas especializadas. O fato é que as câmeras não intimidam em nada. Em quase todos os episódios, há farto material de gravação.

 

 

Briga longa

Vai demorar essa queda de braço entre servidores, prefeitura e vereadores, no caso da Previdência. Ao que se sabe, haverá movimentos, manifestações, ações na Justiça e há que trabalhe a possibilidade de greve. Olhando para o impasse, se houver paralisação, será longa e criará muitas dores de cabeça para a Administração e o povo, em geral. A briga envolve cerca de seis ou sete mil pessoas, mas a população pagará o pato.

 

Posse disputada

O evento para os novos diretores de Itaipu garantiu a participação de celebridades e subcelebridades iguaçuenses. O ato reuniu cerca de 200 convidados e o povo foi recebido com um coquetel no Mirante da usina, com direito à iluminação monumental.

 

Climão

Quem participou e fez as contas concluiu que faltou o Diretor Financeiro. A briga pelo cargo não deve ser pequena e passou a ser motivo de muitas especulações. No fim é preciso critérios para escolher quem cuida do dinheiro. Como sabemos Ênio Verri é economista, com experiência em finanças e planejamento. Pelo jeito, é ele quem vai acumular a pasta enquanto o nome não é definido. Mas há gente com muita competência no quadro da Binacional. Experiência é o que não falta por lá.

 

Choveu…

A cerimônia da posse ia bem, até que desabou uma chuva no meio da fala do prefeito, com os convidados correndo para todos os lados, buscando um local para se proteger. O imprevisto ocorreu bem no momento em que o prefeito elogiava o presidente Lula e, para variar um convidado gritou: “choveu porque ele resolveu descer do muro”. O povo riu, mas todo mundo sabe que o Chico nunca foi muito chegado no povo da direita e há precedentes entre ele e o Bolsonaro e não é de hoje.

 

Bobato, o novo petista

Quem também esteve presente na posse foi o secretário da administração municipal Nilton Bobato. Segundo as fontes deste pássaro ávido pelas notícias políticas, ele andaria procurando o PT para conversar e, possivelmente será o candidato do partido à prefeitura em 2024. Bobato parecia em casa em meio à “companheirada”.

 

Até na Prefeitura?

No fim das contas a posse também serviu para algumas articulações, como foi o caso de Fernando Duso, André Alliana, Luiz Henrique, Vitorassi e Valentina. Segundo consta, todos são cotados para a ocupação de cargos em Itaipu, no PTI ou mesmo na Prefeitura, agora mais alinhada ao PT e partidos de apoio.

 

Vila A Inteligente

Os projetos seguem, e ontem alguém enviou “carta ao Corvo” sobre um assunto interessante. O leitor pediu para não ter o nome divulgado: “Prezado, estão divulgando locais na Vila A para utilizar wifi, gratuito. Isso acontece nos pontos de ônibus. Isso tudo é muito bacana, mas não pensaram a legião de gatunos que frequentam o bairro, de olho nas coisas da gente. Mesmo com essa tecnologia não me atrevo a usar o celular nesses locais”. A manifestação do leitor R.H.J é muito pertinente. Andam roubando até os equipamentos do povo que trabalha na limpeza dos lotes.

 

 

E o Mercado Municipal?

Não vai demorar a população vai começar a cobrar a abertura do tão sonhado Mercado Municipal, a “vedete” das administrações militares da Binacional, mas que não chegou nem perto de funcionar. Bom, tem gente com cabeça boa em Itaipu e PTI e uma resposta ajudará amainar a situação. Falta muito, inclusive um modelo justo de ocupação dos boxes.

 

Saúde colapsada

E alguém esperava por outra situação, que não fossem os postos, UPAs e hospitais transbordando doentes? Eita que esse mosquito está fazendo um baita estrago. Não há muitas saídas, aliás há uma só: combater o inseto maledeto, utilizando os preceitos mais do que divulgados.

 

“Dá o braço aí…”

Impressionante a ignorância e resistência da população contra as vacinas. Não demora a prefeitura terá que devolver os imunizantes, porque acabarão vencendo. Não acontece apenas com as vacinas para prevenir a Covid. Esse povo é muito cagão, movido à boatos e com medo de agulha. Oras, isso no fim engrossa o movimento no setor de Saúde.

 

 

Novos tratamentos

Mudando de saco para mala, os laboratórios desenvolveram novas drogas para prevenir a obesidade e isso vai mexer com a fila das cirurgias. As novidades simulam os efeitos causados pelas operações bariátricas. Aí sim.

 

O caso Brisa

A novela “Travessia” levantou uma lebre, ou seja, um assunto intrigante. Como uma pessoa dá à luz, gera uma criança e um exame de DNA diz que ela não é a mãe biológica? Os geneticistas dizem que o nome disso é “quimerismo”, manifestado em nascidos com dois materiais genéticos distintos em suas células. A condição também pode acontecer durante um transplante de células-tronco. Como explicar para a Justiça, depois do exame de DNA, é o problema. Mas a novela explicará tim-tim por tim-tim. Bom, a Brisa é a mocinha e obviamente irá comprovar que é mãe do Tonho.

 

O canal do Galvão

Desfeito o mistério, seo Galvão Bueno arranjou um jeito de ganhar muito mais do que o salário pago pela Globo. Já faturou uma boa grana em seu canal no You Tube. E no mais, está convocando os narradores simpáticos que recém saíram da emissora. Na estreia, quando o Brasil levou o chocolate do Marrocos, o canal GB conquistou mais de 500 mil usuários e pontuou mais de 1,5 milhão de expectadores. Altíssimo negócio e dos mais lucrativos.

 

Hoje tem circo

Senhoras e senhores o picadeiro estará aberto nas nababescas instalações do Circo Maximus, instalado na Avenida das Cataratas. Muita gente deve garantir o ingresso. Para lembrar, apesar dos veículos de propaganda puxando esculturas de elefantes, girafas e dinossauros, não há animais de verdade no espetáculo. Mas as atrações, segundo este colunista investigou, são as mais variadas. Há palhaços para todos os gostos. Este corvo é chegado na arte circense de qualidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *