No Bico do Corvo
Povo feliz?
Ontem, 20 de março foi um dia muito festejado, porque iniciaram o pagamento de R$ 600, mais ajuda para menores, no famoso Bolsa Família, considerado um programa social robusto por muitos observadores. Lembrando, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda criado pelo governo federal do Brasil em 2003, com o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade social no país. Agora foi reeditado. O programa oferece benefícios em dinheiro para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, condicionados à frequência escolar das crianças e adolescentes e à realização de consultas médicas e vacinações. É sim uma importante política pública de inclusão social no Brasil, embora haja muita malandragem tentando se beneficiar. A fiscalização aumentou e muito.
Recebeu mas deu
O nosso querido (por muitos) ex-presidente Jair Bolsonaro e os presentes; a cada viagem internacional, ele também nos surpreende com algum mimo exótico, como uma camisa do Palmeiras para o Papa ou uma miniatura de cavalo para o príncipe Harry. Difícil saber como ele não presenteou o ex-presidente dos Estados Unidos, seu amigo Trump, com uma coleção de memes sobre vacinas. Brincadeiras à parte, as viagens presidenciais de Bolsonaro sempre foram divertidas. Presentear é uma arte, e Bolsonaro foi um verdadeiro mestre nessa arte, em dar e por fim, receber.
Recuo
A PF concedeu acesso ao ex-presidente no caso das joias. Para os analistas, nem tudo está perdido. Há no meio dos comentários e especulações (isso não falta), que Bolsonaro só ficou sabendo dos presentes, depois que foram apreendidos no aeroporto. É difícil acreditar, mas vai que é verdade? Mesmo assim o assunto está se convertendo no mais escândalo de seu governo e o que possui a maior margem de risco. E pensar que ficou embaixo do tapete um tempão.
Seo Flávio
O filhote não se conforma com as tentativas de afastarem Jair Bolsonaro das próximas eleições. Nos bastidores dizem que ele arriscará ser prefeito de alguma grande capital e até mesmo vereador, o que seria uma maneira de manter o foro privilegiado e se sustentar até a próxima corrida presidencial. Flávio considera que “afastar Bolsonaro é uma atrocidade e interfere na democracia”.
Dona Michelle
Eita que a inquietude é um bichinho difícil de dominar. A ex-primeira-dama, também em aparente e permanente campanha arranjou um jeito diferente de se sustentar na mídia: ela investirá em produtos de beleza. Será que emplaca como garota propaganda? Bom, há gosto para tudo. Se não cuidar vai acabar vendendo produtos de alguma marca “door to door”.
Tragédia difícil de explicar
Trágica e nebulosa a notícia sobre o delegado Vanderson Gurgel Batista, após ter sido atingido por um disparo de arma de fogo, supostamente acidental, em um banheiro nas dependências do PNI. Um guia, amigo deste colunista estava próximo e relatou a apreensão que foi, quando ouviram o estampido. Mas o óbito ocorreu no Hospital Municipal. O fato é que as informações se distorcem e tudo depende do laudo científico, inclusive com imagens de monitoramento. Há mais de 300 câmeras nas áreas do PNI.
O disparo
As redes sociais despejaram uma avalanche de suposições, a começar por outros casos semelhantes, o que colocaria em jogo a segurança da arma de fogo, da marca Taurus. Essas especulações podem se distanciar e muito da realidade, por isso é melhor aguardar o trabalho científico. O delegado atravessava um momento de realizações, difícil imaginar suicídio. Mas também há um ponto lamentável, pois com a família, curtindo um final de semana, qual a necessidade de fazer turismo armado? E com bala na agulha, porque pistola ou revólveres só disparam assim, se engatilhados. Mas vamos deixar as suposições de lado e lamentar o ocorrido. Tudo nos leva a crer que foi mesmo uma fatalidade.
Quem disse que não?
E no fim das contas, o GM de Foz acabou preso pela Polícia Federal em mais uma fase da Operação Lesa Pátria. Dia 08 ele apareceu nas redes, “cobrindo” os atos em Brasília; batom na cueca. Difícil mudar ou tentar dar outro rumo à aventura. Disseram para o Corvo que outros nomes estão na linha da investigação. Quando os manifestantes começam a respirar, acreditando que a encrenca já passou, lançam outra fase da operação. Vai longe disseram.
Fila
Embora muitas pessoas se entristeçam com este tipo de nota é preciso aclarar que alguns pontos do Porto Meira são bombas de combustíveis à céu aberto; dá para sentir o cheiro de gasolina em todos os quarteirões onde funcionam esses postos clandestinos. É um perigo. No sábado, vários veículos foram flagrados aguardando a vez para abastecer. E isso nas imediações de um aglomerado de moradias no Bubas, tudo pronto para virar em bola de fogo, em caso de faísca. A PF está trabalhando duro para identificar os depósitos.
Sem postos
Segundo relatou um morador, gasolina é um dos produtos contrabandeados e isso é muito rentável, porque não há postos em um longo perímetro. Os endereços mais próximos ficam na General Meira ou na Avenida Javier Kelbel. Já o posto com bandeira conhecida está na Vila Iolanda. Isso, segundo informações facilitaria os negócios de contrabando. Mas há vinho, carne, camarão, doces argentinos e um pouco de tudo nesse paraíso dos produtos que atravessam ilegalmente. A cidade vai buscar porque além de barato, há produtos de qualidade.
IR
O Corvo baixou o site da Receita e não está encontrando muitas dificuldades para realizar a declaração de imposto de renda. É bem fácil até. A dica é entrar nos sites dos bancos e baixar os documentos de rendimentos. Embora provavelmente o Corvo nem precisaria declarar, porque não atinge o teto, fazer a declaração é um ponto de honra, como cidadão.
A dengue
E o surto vai abarcando quase todas as regiões de Foz. Não dá para bobear. O Corvo atravessou experiência nem um pouco agradável nos últimos dias. Dengue é bem pior em matéria de sintomas do que o COVID, sobretudo se a pessoas estiver vacinada, com os reforços e tudo o mais.
Insatisfação
No campo das reformas previdenciárias municipais a situação se enrola e quando isso acontece o governo corre risco de perder adesão de vereadores e, para variar, a pressão dos sindicatos aumenta, isso acende o alerta vermelho para a dupla Chico e Bobato.
Nem online
O que complicou mesmo foi a vida dos vereadores que queriam votar as reformas online, sem aparecer em Plenário. Se demorar muito, tem gente que vai precisar encarar a turma dos sindicatos, porque há uma tropa de choque à procura dos votantes.
Cozinhando o galo
Enquanto isso, o presidente João Morales segue cozinhando o Governo e parece esperar aquele abraço apertado do prefeito para dar celeridade ao processo. Há quem diga que o tal abraço, poderá acompanhar espaço para o seu grupo político. E onde é que não acontece exatamente assim?
Primeiro escalão
Segundo este colunista apurou, há quatro cargos de primeiro escalão em avaliação no governo do Chico. Ele está empurrando a reforma com a barriga. No tabuleiro, o que se vê é muita conversa entre governo, vereadores e sindicato. Estão queimando fosfato para equilibrar a situação, de maneiras que entre mortos e feridos todos se salvem.
Mas já melhorou para o sindicato…
Os sindicalistas admitem que a “Reforma” melhorou muito em relação à primeira versão; a que foi enviada pela prefeitura. Mesmo assim os servidores são convocados para pressionar os parlamentares a votar contra. Há quem acredite, que mesmo com essa aura de defender a categoria, seria importante ceder um pouco, o que ajudaria a dar forma definitiva ao processo.
Prêmio de consolação?
Segundo informações, dona Rosa poderá se beneficiar de num bem-bolado trabalhado pessoalmente pelo goverador Ratinho Jr. Se der certo, lá no fim do túnel, ela poderá encontrar a cadeira de deputada. Teve o nome cogitado para um posto importante em Itaipu, mas optou em ocupar posição no governo do Estado. Ela foi hábil, fez dobradinhas; no segundo turno apoiou Lula e, agora, fechou com o Ratinho. Segundo disseram a este colunista, o governador está muito impressionado com as atividades de Rosa na área da Saúde.
Grande notícia
A ONU garante que já existe tecnologia para frear a crise climática. Isso enche a humanidade de ânimo, mas de outro lado, chineses, russos, norte-americanos, continuam rumo à divisão ideológica do planetinha, que barbaridade! Arranjem um tempo para a cabeça da gente, por favor!